Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A força nos jogos e brincadeiras populares.

 

08/08/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para força; relacionar alguns jogos e brincadeiras populares com a capacidade física força; vivenciar jogos e brincadeiras populares que utilizem a força como principal capacidade física.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogos e brincadeiras populares, conceito de capacidade física, a aula “Jogos, brincadeiras e capacidades físicas”, publicada no portal do professor.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra ou pátio grande.

Materiais: fotos ilustradas abaixo.

Atividade 1

Mostrar para a turma as imagens abaixo:

Imagens em:

imagem 1: http://vidaemcristo.files.wordpress.com/2008/02/forca-e-fraqueza-copy2.jpg

imagem 2:   http://www.siqueiraerodrigues.com/attachments/Image/levantando_caixa_e%20carregando%20adequadamente.jpg 

imagem 3: http://1.bp.blogspot.com/_ubRO7UeHPPg/SNx5y8lfZCI/AAAAAAAAAJ4/tyUBPAunv0c/s320/for%C3%A7a.bmp 

imagem 4: http://extremebjj.com/esportes/wp-content/uploads/2009/04/agachamento.jpg 

imagem 5: http://2.bp.blogspot.com/_GqpFHiXGSxE/SBZJyQaYUPI/AAAAAAAAAFE/pa-lgDwU4lM/s320/musculacao_emagrece+copy.jpg 

imagem 6: http://www.trabalhonota10.com.br/arquivos/blog/d1445cab736d512b93bceac2fc904d79.jpg 

(Acessos em 07/06/2010)    

Posteriormente, iniciar um debate com a turma levantando as seguintes questões: Qual a principal capacidade física necessária para se realizar as tarefas demonstradas nas fotos? O que podemos definir como força?

Atividade 2

Propor a seguintes vivências:

- Pegar um colega no colo

http://www.caroll.blogger.com.br/huckcomigonocolored.jpg (acesso em 07/06/2010).  

- Fazer 10 flexões de braço no solo (como demonstrado na figura abaixo)

http://www2.uol.com.br/runningbr/edicoes/materias_ed44/imagens/img_2_f.jpg (acesso em 07/06/2010).

Posteriormente, iniciar uma discussão com as seguintes questões como base: A força que vocês fizeram nas duas vivências foi a mesma? Qual a diferença? No decorrer da discussão apresentar para a turma a divisão básica da força muscular relacionada abaixo, de forma simplificada:

Força estática (executada no exercício de pegar o colega no colo): A musculatura está em trabalho estático. É quando no meio do exercício paramos e mantemos a posição, não há movimento. (adaptado do texto contido em: http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/cdof/atividade_fisica/mat3.htm (acesso em 07/06/2010))

Força dinâmica (executada no exercício flexão de braço no solo): Ocorre uma aproximação e afastamento dos segmentos (extremidades do músculo). Desta forma, observa-se sempre um movimento. (adaptado do texto contido em: http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/cdof/atividade_fisica/mat3.htm (acesso em 07/06/2010)).    

Atividade 3

Dando continuidade à discussão iniciada na atividade anterior lançar para a turma as seguintes questões: O que seria uma opção mais prazerosa para exercitar a capacidade física força, para as crianças e para os adolescentes? Propor, então, o tema “Jogos e brincadeiras populares” e pedir que listem aqueles que utilizam a força como principal capacidade física.

Seguem alguns exemplos:

- Cabo-de-guerra: Os participantes são divididos em dois grupos, com o mesmo número de crianças. Cada grupo segura um lado de uma corda, estabelecendo-se uma divisão na sua metade de forma a permitir que cada grupo fique com o mesmo tamanho de corda. É dado o sinal do início do jogo e cada grupo começa a puxar a corda para o seu lado. O vencedor é aquele que durante o tempo estipulado (um ou dois minutos) conseguir puxar mais a corda para o seu lado. Extraído de: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=307&textCode=8921&date=currentDate (acesso em 07/06/2010).

- Pular carniça: Pular carniça, pular sela ou "leap frog" é uma brincadeira internacionalmente conhecida entre as crianças, adolescentes e adultos do mundo inteiro. A um sinal, a última criança de cada coluna deve saltar sobre os que estão parados e agachados à sua frente. Extraído de: http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=551017 (acesso em 07/06/2010).

- Barra-manteiga 1:  As crianças se dividem em dois grupos com pelo menos quatro pessoas. É desenhada uma linha no chão para dividir os campos. Cada grupo fica em seu campo, perto da linha, com as mãos estendidas. Quem conseguir bater na mão do adversário deve trazê-lo para seu campo. Ganha o time que conseguir levar o outro para o seu campo primeiro. O time que perde tem que pagar um mico. Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ (acesso em 07/06/2010).

 

Recursos Complementares
Avaliação

Listar diversas práticas corporais que utilizem a força como principal capacidade física.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.