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A velocidade nos jogos e brincadeiras populares.

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para velocidade; relacionar alguns jogos e brincadeiras com a capacidade física velocidade; vivenciar jogos e brincadeiras populares que utilizem a velocidade como principal capacidade física.

Duração das atividades
60min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogos e brincadeiras populares, conceito de capacidade física, a aula “Jogos, brincadeiras e capacidades físicas”, publicada no portal do professor.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra ou pátio grande.

Materiais: aparelho de TV e DVD, cronômetro.

Atividade 1

Apresentar para a turma o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=By1JQFxfLMM (acesso em 07/06/2010).

Posteriormente, iniciar um debate com a turma levantando as seguintes questões: Qual a principal capacidade física utilizada pelo atleta no vídeo? O que podemos definir como velocidade?

Atividade 2

Propor as seguintes vivências:

- Correr em volta da quadra ou pátio o mais rápido possível, marcando o tempo de cada aluno com o cronômetro;

- Em duplas, ficar de costas um para o outro e um com uma bola nas mãos. Ao apito do professor, o aluno que está com a bola deverá jogá-la para o colega que está de costas e este deverá segurar a bola antes que ela caia no chão.

Posteriormente, iniciar uma discussão tendo as seguintes questões como base: a velocidade utilizada para as duas vivências foi a mesma? Qual a diferença? No decorrer da discussão apresentar para a turma a divisão básica da velocidade corporal relacionada abaixo, de forma simplificada:

VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Capacidade máxima de uma pessoa deslocar-se de um ponto a outro.   

VELOCIDADE DE REAÇÃO: Rapidez com a qual uma pessoa é capaz de responder a um estímulo (visual, auditivo ou tátil). Tempo requerido para ser iniciada a resposta a um estímulo recebido.   

VELOCIDADE DE MEMBROS: Capacidade de mover membros superiores e/ou inferiores tão rápido quanto possível.   

Extraído de: http://www.psicomotricialves.com/mt02.pdf (acesso em 07/06/2010).

Atividade 3

Dando continuidade à discussão iniciada na atividade anterior lançar para a turma as seguintes questões: O que seria uma opção mais prazerosa para exercitar a capacidade física velocidade, para as crianças e para os adolescentes? Propor então o tema “Jogos e brincadeiras populares” e pedir que listem aqueles que utilizam a velocidade como principal capacidade física.

Seguem alguns exemplos:

- Barra-bandeira ou rouba-bandeira: Os participantes são divididos em dois grupos com o mesmo número de crianças. Delimita-se o campo e, em cada lado, nas duas extremidades, é colocada uma bandeira (ou um galho de árvore). O jogo consiste em cada grupo tentar roubar a bandeira do outro grupo, sem ser tocado por qualquer jogador adversário. Quem não consegue, fica preso no local onde foi pego e parado como uma estátua até que um companheiro de equipe salve-o, tocando-o. Vence o grupo que tiver menos participantes presos ou quem pegar primeiro a bandeira, independente do número de crianças “presas”. Extraído de: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=307&textCode=8921&date=currentDate (acesso em 07/06/2010).

- Batatinha quente: O grupo senta em círculo e uma criança fica de fora e de costas para a roda, dizendo: “Batata quente, quente, quente, quente... queimou!” As crianças vão passando uma bola de mão em mão até que escutem a palavra “queimou”. Nesse momento, quem estiver com a bola sai da brincadeira. Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ (acesso em 07/06/2010). 

- Pique-pega: Escolhe-se alguém para ser o "pegue". O mesmo realiza uma contagem até que dê tempo suficiente para que os outros participantes da brincadeira consigam se afastar a uma distância segura do pegue. Terminada a contagem o pegue corre atrás dos outros e o primeiro que for atingido pelo pegue (encostando em qualquer parte do corpo) torna-se o novo pegue e passa a correr atrás dos outros. A mecânica repete-se até que todos se cansem. Extraído de: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/767 (acesso em 07/06/2010).

Recursos Complementares
Avaliação

Listar diversas práticas corporais que utilizem a velocidade como principal capacidade física.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • isabel, lbvv , Sergipe - disse:
    ne.iza@hotmail.com

    13/11/2011

    Quatro estrelas

    adorei,me ajudou muito no trabalho de educação física.


Sem classificação.
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