29/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Problematizar e analisar as possibilidades da criação literária.
Identificar e analisar recursos e estratégias de construção da linguagem poética.
Conhecer e diferenciar ode, écloga, elegia e idílio.
Relacionar e analisar como se apresentam elementos de constituição da écloga, da elegia e do idílio em músicas contemporâneas.
Pesquisar, ler e ouvir as músicas contemporâneas para verificar se há adequação quanto aos conceitos dos poemas pastoris.
(Re)Elaborar os conceitos a partir da pesquisa feita com as músicas.
Para o melhor entendimento das aulas, é preciso que o aluno:
. tenha noções básicas dos conceitos de Ode, Écloga, Elegia e Idílio.
. saiba as características do poema pastoril.
. conheça as características do estilo literário que o poema pastoril mais se evidencia: Arcadismo ou Neoclassicismo.
Professor,
Inicie as aulas apresentando aos alunos uma sequência de slides sobre Arcadismo. É uma forma de introduzir o tópico que será estudado nessa proposta de aula - écloga, ode, elegia e idílio. Não é aconselhável iniciar uma aula sem antes fazer uma contextualização dos poemas pastoris que serão estudados, tampouco sem antes fazer um estudo sobre o estilo literário que será abordado nas aulas.
Veja o link a seguir com um estudo pormenorizado sobre Arcadismo:
http://www.scribd.com/doc/3374027/Literatura-Aula-07-Arcadismo-em-Portugal
(Acesso em 09/07/2010)
Ao apresentar os slides, você poderá fazer uma revisão do estilo literário e sanar algumas dúvidas dos alunos que ainda estiverem pendentes.
http://www.slideshare.net/guesta61019/arcadismo-2534828
(Acesso em 14/06/2010)
Dê ênfase a uma característica do Arcadismo: O bucolismo ou poema pastoril, importante nessa proposta pedagógica. Você, professor, poderá obter mais infomações sobre essa característica no link a seguir:
http://oliteratico.webnode.com/news/bucolismo - Textos escritos no Português de Portugal (Acesso em 14/06/2010)
Os textos do link acima servirão para um trabalho de revisão de acentuação das palavras no português falado no Brasil. Reveja também como as frases deveriam estar estruturadas na nossa língua. Peça para que os alunos façam as alterações para melhor compreendê-las. Auxilie-os no que for necessário.
Apresente aos alunos os tipos de poemas pastoris:
Peça que os alunos pesquisem, na biblioteca da escola ou no laboratório de informática, alguns exemplos de cada tipo de poema.
Faça uma sessão de declamação de poemas pastoris no pátio da escola. Se souber tocar algum instrumento, leve-o para enriquecer este momento.
Os exemplos que foram declamados no pátio, devem depois ficar em exposição no mural da sala.
Professor, peça para que os alunos destaquem as características principais de cada tipo de poema pastoril:
Em Recursos Complementares, há sugestões de sites que o ajudarão na compreensão de cada tipo de poema pastoril.
A partir disso, apresente uma seleção de músicas para os alunos. Peça que eles acompanhem as músicas, lendo as letras. As músicas revelam em suas letras, as características dos poemas pastoris acima.
Proponha um trabalho interdisciplinar com os colegas da área de Língua Estrangeira - Inglês, Espanhol e Francês. Convide esses professores para fazerem um trabalho na área da linguagem, apropriação e ampliação vocabular.
Para o trabalho com Ode, sugiro as seguintes músicas:
1. "Ode à Alegria" - Nona Sinfonia de Beethoven http://www.youtube.com/watch?v=rDbMNHjWEkk&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
2. "Ode to my family" - The Canberries http://www.youtube.com/watch?v=E5IFKRMm6bQ (Acesso em 15/06/2010)
3. "Você" - Ronaldo Bôscoli http://www.youtube.com/watch?v=_LTPgnLMKiE&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
Ao trabalhar as características de uma écloga, sugiro:
1. "Lucky" - Jason Mraz http://www.youtube.com/watch?v=yI2_k-StRYo (Acesso em 15/06/2010)
2. "Ojos Assi" - Shakira http://www.youtube.com/watch?v=Ps7fEGxYMEY&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
3. "Sinais" - Luan Santana http://www.youtube.com/watch?v=MxwZ66L9RQI (Acesso em 15/06/2010)
4. "Quelqu'un m'a dit http://www.vagalume.com.br/carla-bruni/quelquun-ma-dit.html (Acesso em 20/06/2010)
Quando estudarem as características de uma elegia, eis algumas sugestões:
1. "Elegia" - Simone http://www.youtube.com/watch?v=m99X3RgJkJQ&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
2. "Corazón Partío" - Alejandro Sanz http://www.youtube.com/watch?v=ndBXcP81SMQ&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
3. "Nuvem de Lágrimas" - Chitãozinho e Xororó http://www.youtube.com/watch?v=BP3nBxl8ihA&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
4. "Crying in the rain" - A-ha http://www.youtube.com/watch?v=nAwTXYkUgX0&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
Em relação ao estudo das características do Idílio, sugiro:
1. "Casa no campo" - Elis Regina http://www.youtube.com/watch?v=2SRjdcDxk1Y (Acesso em 15/06/2010)
2. "Eu e Deus no sertão" - Victor e Leo http://www.youtube.com/watch?v=AR_p_3bMsf0&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
3. "Cheiro de mato" - Paula Fernandes http://www.youtube.com/watch?v=sDYvcv7U2UM&feature=related (Acesso em 15/06/2010)
Professor,
Após o estudo das características predominantes de cada tipo de poema pastoril nas músicas sugeridas anteriormente, proponha aos alunos que selecionem outras que também apresentem tais características.
Divida a turma em grupos, para que cada um se encarregue de selecionar músicas para um determinado tipo de poema pastoril. Além disso, peça que os alunos justifiquem as escolhas feitas por escrito. É um bom momento para você, professor, verificar como os alunos argumentam, se há clareza, coerência e coesão na produção textual das justificativas deles.
Cada grupo poderia fazer uma apresentação para a turma. Os professores da área de Língua Estrangeira poderiam auxiliá-los na seleção musical e trabalhariam em suas aulas as características dos tipos de poemas pastoris na língua estrangeira estudada.
Os alunos poderiam verificar se há mais exemplos de poemas, de músicas ou também, se há mais características evidenciadas na Literatura da língua estrangeira estudada.
As músicas selecionadas de cada grupo poderiam se transformar em um CD de odes, éclogas, elegias e idílios.
Pode-se ainda, a partir desse trabalho, criar uma rádio cultural na escola, que funcionaria nos momentos de intervalo e que seria administrada pelos próprios alunos. O professor da área de Física poderia auxiliar os alunos na criação da rádio, estudando "Ondas", "Acústica', dentre outors conteúdos relacionados com o tema. Convide o profissional de informática de sua escola para auxiliar seus alunos a criarem um programa de seleção de músicas para a rádio.
Além disso, a direção e a coordenação pedagógica poderiam disponibilizar um espaço para o funcionamento da rádio, bem como a autorização de execução. A rádio funcionaria como um centro de divulgação dos trabalhos dos alunos, de interação entre o alunado e a escola. A turma pode promover junto ao ouvintes da rádio um concurso para a escolha do nome da rádio.
Na escola em que trabalho atualmente, há uma rádio assim. Eis um link para sua apreciação:
http://radioconnectcp.blogspot.com/ (Acesso em 15/06/2010)
Eis algumas sugestões de sites que enriquecerão suas aulas referentes a essa proposta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ode (Acesso em 19/07/2010) - Estudo sobre Ode
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89cloga (Acesso em 19/07/2010) - Estudo sobre Écloga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elegia (Acesso em 19/07/2010) - Estudo sobre Elegia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Id%C3%ADlio (Acesso em 19/07/2010) - Estudo sobre Idílio
http://letras.terra.com.br/ (Acesso em 19/07/2010) - Letras e traduções das músicas utilizadas
Durante a aula, é importante que os alunos sejam observados e avaliados quanto à capacidade de:
. produção escrita e de elaboração textual.
. fazer inferências pertinentes ao tema da aula e que extrapolações eles conseguem fazer a partir do que está sendo estudado.
Além disso, avalie se os alunos conseguem fazer a devida relação entre a música e o tipo do poema pastoril, transpondo informações implícitas em ambos os meios de expressão de linguagem.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2015
Cinco estrelasTRABALHAR A LITERATURA NA MUSICALIDADE FAZ COM QUE NOSSOS JOVENS E ADULTOS TENHAM MAIS GOSTO PELA LEITURA E O CONTEUDO TRABALHADO .
03/02/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante a proposta: dinâmica, criatica e atual. parabéns. Com certeza usarei nas minhas aulas.
13/10/2010
Cinco estrelasCris,estou trabalhando o tema Arcadismo e achei muito interessante esta proposta de trabalho. Gostei também das sugestões musicais, pois literatura e música tem tudo a ver. Com certeza vou aproveitar essas dicas e contarei os resultados.