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Investigando os mamíferos

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características gerais dos mamíferos;

Relacionar as características dos mamíferos à sua diversidade de adaptação;

Comparar as características dos mamíferos com características comuns aos outros grupos de vertebrados.

Duração das atividades
2h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os animais são organizados em grupos, para fins de estudo, conforme suas características e especificidades.

Reconhecer o grupo dos mamíferos como um dos grupos dos vertebrados, com características próprias.

Estratégias e recursos da aula

*Execução das atividades

 Introdução: Uma abordagem para o professor

Os mamíferos e as aves, normalmente, constituem dois dos grupos de vertebrados com os quais os alunos têm mais proximidade. Por pertencerem ao grupo dos mamíferos, nele encontram características que os identificam, além do contato próximo, que, na maioria das vezes,  têm com outros animais que também integram esse grupo. Uma forma interessante de iniciar o estudo desse grupo é trabalhar com as crianças, características do próprio corpo e observação de pequenos mamíferos próximos do seu convívio como cães, gatos, coelhos e ratos brancos, entre outros.

Levando-se em consideração a evolução dos seres vivos, supõe-se que os animais invertebrados primitivos deram origem aos vertebrados. Tanto os vertebrados como os invertebrados possuem um cordão dorsal chamado notocorda, que evoluiu para a coluna vertebral nos animais vertebrados. Portanto, os mamíferos são animais que possuem coluna vertebral.

 Acredita-se que os mamíferos surgiram na Terra após os peixes, os anfíbios, répteis e aves. Entretanto, sabemos que a evolução da vida na Terra não ocorreu ao longo do tempo, em um processo linear. Há milhares de anos nosso planeta era habitado por mamíferos gigantes, entre eles, os mamutes, ancestrais dos elefantes africanos e os bichos preguiças, que também eram bem maiores que os seus atuais descendentes. Ainda hoje, são encontrados fósseis que comprovam a existência destes grandes seres.

Os mamíferos são os vertebrados mais evoluídos. Possuem inúmeras características adaptativas que lhes permitem ampla distribuição geográfica. Os representantes deste grupo são numerosos e bastante diversificados. Eles ocupam os mais diversos ambientes. São características, que os diferenciam de todos os outros vertebrados:

. Pêlos que recobrem total ou parcialmente a superfície do corpo, auxiliando-lhes na manutenção da temperatura corporal;

. Glândulas mamárias, presentes em todas as fêmeas, secretam leite, que serve de alimento aos filhotes;

 .Cérebro e sentidos bem desenvolvidos, o que lhes confere grande agilidade para captura de presas e fuga;

. Viviparidade: o desenvolvimento do embrião ocorre sempre dentro do organismo materno, no interior do útero, o que confere ao embrião proteção e alimento, fornecido através da placenta, anexo embrionário exclusivo dos mamíferos;

. Diafragma: músculo que atua nos movimentos respiratórios, localizado entre a cavidade torácica e abdominal;

. Dentes adaptados à captura de alimentos e mastigação eficiente; diferenciados em incisivos, caninos e molares, têm importância sistemática.

 Adaptado de: http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Mamiferos/Gerais.htm - consultado em 28/05/2010 às 13:20h. 

Estratégia

 As intervenções e a postura do professor são imprescindíveis e determinantes em o aprendizado das crianças. O professor deve estimular o questionamento das situações e as interpretações apresentadas pelos alunos, para que eles sintam necessidade de rediscuti-las, reconstruí-las ou ampliá-las.

Por outro lado é importante, que o professor respeite a construção do conhecimento pelo aluno, permitindo, durante o seu processo de escolarização,  que ele amplie sua visão e as explicações sobre temas em estudo, num processo permanente de confronto entre diferentes ideias.

Para isso, é desejável que várias estratégias e recursos didáticos sejam utilizados sempre com a mediação do professor. Cabe-lhe selecionar os conteúdos e as estratégias de ensino que serão utilizadas em sala de aula. Pensar em situações para apresentar o problema inicial, como motivar o estudo do tema, verificar o que os alunos já sabem a respeito do tema ou outros conhecimentos a eles relacionados, que recursos utilizar para tornar a aula mais interessante e motivadora.

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através da assistência de vídeos, da leitura de textos informativos, consulta a tabelas e construção de um quadro comparativo sobre as principais características dos mamíferos que vivem em diferentes ambientes. A mediação do professor através de conversa dialogada oportuniza aos alunos exporem suas idéias sobre as diferenças e semelhanças observadas entre os diferentes animais que integram o grupo dos mamíferos.

Como o professor irá ativar esse processo:

Compete ao professor exibir os vídeos sugeridos e conduzir a discussão de modo a incentivar os alunos a investigarem, estabelecer comparações, buscar novas informações e realizarem as atividades propostas.

Planejando e realizando as atividades:

Atividade 1- Conhecendo a diversidade de mamíferos

Os vídeos sugeridos para desenvolvimento da aula encontram-se linkados a seguir. São vídeos que oferecem informações significativas sobre características, semelhanças e diferenças entre os mamíferos, para seu conhecimento e para auxiliar os alunos na realização da atividade em grupo.

Prepare os alunos para a exibição dos vídeos procurando fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos mesmos. Faça perguntas como: Por que os animais são organizados em grupos para fins de estudo? Quem se recorda do significado da palavra mamífero? Alguém saberia dizer qual a característica que difere esse grupo de animais dos demais vertebrados? Quem conhece algum animal que pertence a esse grupo? Essas e outras perguntas podem ser usadas para aguçar a curiosidade em relação aos vídeos que serão exibidos.

Esse vídeo exibe 250 fotos de mamíferos de diferentes ambientes.

http://www.bbc.co.uk/nature/class/Mammal   consultado em 08/06 às 14:45h.  

Esse vídeo fala de características dos mamíferos e como são organizados em subgrupos de acordo com suas diferenças.

http://www.youtube.com/watch?v=hON1ARI0ehE&feature=related – consultado em 08/06/2010 às 15:30h. 

Informações complementares sobre os mamíferos. 

http://www.umsonhoparamim.hpg.com.br/mamiferos.htm - consultado em 28/05/2010 às 14:15h

Sites que podem ser consultados para fazer o trabalho em grupo.

http://animalshow.hpg.ig.com.br

http://saudeanimal.com.br/ecologia.htm;

http://www.ibama.gov.br.          .

Ao assistir o primeiro vídeo que exibe 250 fotos de diferentes espécies de mamíferos, chame a atenção das crianças para as semelhanças e diferenças entre os integrantes do grupo exibidos nas imagens. Presença ou não de pêlos, de membros superiores e inferiores, estrutura corporal externa, como se locomovem entre outros aspectos. Deixe que as crianças se manifestem dizendo o que foi observado.

http://lmatiazzo.files.wordpress.com/2008/10/mamiferos.jpg consultado em 18/06/2010 às 9:36 

Ao exibir o segundo vídeo, é importante os alunos  perceberem que a identificação do animal vai se restringindo até que o espécime classificado chegue às características específicas que o determina como única. Explore com os alunos todas as informações contidas nos vídeos, para isso, assista-os previamente, anotando o que deve ser discutido. O segundo vídeo mostra características de diferentes mamíferos e como são classificados segundo suas especificidades. Não deve ser cobrado dos alunos essas subclassificações, apenas as diversidades de espécies que integram o grupo em estudo. 

 Atividade 2 – Identificando características comuns aos mamíferos

Após assistirem aos vídeos, organize com os alunos um quadro com as características comuns aos mamíferos. Para isso, explore as imagens exibidas e utilize as informações contidas no texto de introdução desta aula. Considerando que possuímos características semelhantes a outros mamíferos, esse é um bom momento para falar do próprio corpo, hábitos alimentares, forma de reprodução, onde vivemos, como nos locomovemos, entre outras questões.

Sugestão de questões que podem nortear a organização do quadro:

 . Onde vivem? Habitat – Principalmente, terrestres. Algumas espécies possuem adaptações ao meio aquático.

 . Como é o seu corpo? Corpo – Em geral, coberto de pelos. Têm mamas. Animais de sangue quente. Possuem em sua grande maioria, quatro patas, algumas espécies possuem membros adaptados à vida aquática ou aérea.

 . Como se alimentam? Quando filhotes, do leite materno. Podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros.

 . Como se reproduzem? Em geral, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe até o nascimento.

 Como se locomovem? Alguns nadam, outros saltam, correm e andam utilizando duas ou quatro patas.

 Como respiram? Respiração pulmonar.

 Atividade 3 – Observando mamíferos

Para a realização dessa atividade, sugerimos que você professor converse com os alunos sobre o significado de uma observação. Explore todos os sentidos, relacionando suas funções no processo de perceber o mundo a nossa volta. Verifique se os alunos estão atentos aos detalhes e se relacionam o que está sendo observado com as informações colhidas nas atividades anteriores. Essa atividade pode ser realizada em grupo e preferencialmente utilizando mamíferos diferentes como: gato, coelho, cachorro, rato branco, porquinho da índia e ramister, por exemplo. Cada grupo deve registrar suas observações conforme o roteiro organizado previamente com a turma e ao final apresentar para sala.

Os alunos podem ser orientados a trazer um desses animais de pequeno porte para a sala de aula, em uma gaiola apropriada para que possam ser observados. Para isso, é importante que estejam informados sobre o objetivo da atividade: Identificar características gerais dos mamíferos;semelhanças e diferenças entre as espécies observadas.

É comum, que em uma atividade dessa natureza, todos queiram trazer o seu animalzinho de estimação. O professor deve conduzir a atividade de modo que as crianças não se frustem e que os animais selecionados para observação não ofereçam risco à segurança dos alunos.

Durante a atividade, é importante que você professor circule entre os grupos e faça intervenções que possam estimulá-los no processo de observação.

Sugestão de roteiro:

 Espécie do animal observado:

Onde vive:

Como é o seu corpo:  revestimento do corpo; presença de mamas, número de patas; cor do pelo, entre outros.

De que se alimenta:

É possível observar o seu sexo? (    ) Sim     (   ) Não   (   )é macho (   ) é fêmea 

Gosta de ser tocado?  (  ) Sim    (  ) Não     Justifique.

Tem nome e atende quando chamado? Justifique.

Além das questões aqui propostas para a observação outras podem ser incluídas de acordo com o interesse dos alunos e objetivos propostos para a atividade. 

Atividade 4 – Investigando gestação e tempo de vida dos mamíferos

Proponha aos alunos que, em grupo, investiguem o tempo de gestação e vida média de alguns mamíferos. Sugestão:

O bebê humano tem um período em torno de nove meses de gestação. Entre os mamíferos esses período é bem variado. Quando reproduzem mais vezes e possuem períodos de gestação mais curtos, em geral, vivem menos.

  1. Escolha três mamíferos que lhes despertem maior curiosidade e pesquise o período de gestação e o seu tempo médio de vida.
  2. Após a pesquisa realizada, verifique se de fato existe relação entre tempo de gestação e tempo de vida dos animais investigados. Para concluir o trabalho com esse grupo de vertebrado, sugerimos que se faça uma apresentação das pesquisas realizadas, que as informações sejam cruzadas e que ao final seja montado um painel ilustrado sobre os dados coletados. 
  3. Avalie o trabalho apresentado pelos alunos. Verifique se eles perceberam que quanto menor o período de gestação maior número de vezes o animal se reproduz e menor é o tempo de vida da espécie. O rato, por exemplo, se reproduz rapidamente, várias vezes durante o espaço de um ano, mas seu ciclo vital é curto.

Recursos Complementares

Para esta aula não foram sugeridos recursos complementares.

Avaliação

A avaliação durante todo o processo educativo é valiosa e indispensável no ensino-aprendizagem, pois fornece dados significativos para o aluno sobre o desempenho dele (avanços, dificuldades e possibilidades), ao mesmo tempo em que dá subsídios para a reflexão da prática pedagógica do professor. A avaliação nesse sentido inicia-se desde o momento em que o aluno explicita seus conhecimentos sobre aquilo que vai ser ensinado e continua a evidenciar-se ao longo do processo de aquisição do conhecimento.

Os conhecimentos comportamentais e atitudinais desenvolvidos ao longo do trabalho são avaliados quando estamos atentos às suas atitudes e postura diante das atividades propostas, seu relacionamento com os colegas, interesse manifestado entre outros.

Propomos para a avaliação final, o preenchimento de uma ficha-registro sobre um mamífero de estimação.

É muito comum, as pessoas gostarem de conviver com animais. Algumas criam animais com cuidados especiais. São os animais de estimação.

  1. Feche os olhos e pense em um animal mamífero que tenha ou gostaria de conviver.
  2. Imagine você e esse animal em um lugar bem especial.
  3. Depois, desenhe no seu caderno o que você imaginou e mostre o seu trabalho para os colegas.
  4. Para finalizar o seu trabalho, preencha a ficha registro a seguir:

 Registro do meu animal de estimação:

Nome:________________________ Idade:___________

Alimentação:___________________________________

Lugar onde vive:________________________________

Hábitos diurnos:_________________________________               

 Hábitos noturnos:________________________________

Sexo:____________________ Número de filhotes:_____

Brincadeiras preferidas:___________________________

O que mais gosto nele: ____________________________

Ao realizar essa atividade com os seus alunos você poderá avaliar além dos conhecimentos trabalhados, a sensibilidade de seus alunos para com os animais com os quais convive. Podendo discutir com eles os cuidados necessários com os animais de estimação, como vacinar, vermifugar, hábitos alimentares saudáveis, higiene, consultas periódicas ao veterinário, entre outros aspecto.

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