Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diário de leitura: construção de fichas de leitura e análise de obras literárias.

 

09/08/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Leitura e identificação de informações presentes na capa de um livro: Título, autor, ilustrador, editora etc.
  •  Leitura de obras literárias; Produção de texto de acordo com a proposta (preenchimento de ficha, produção de pequeno texto).
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética e que consigam ler e compreender frases e textos pequenos. Crianças que consigam ler, ainda que com dificuldade, pequenas frases.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– As informações do livro:  

Nesta primeira atividade as crianças serão instigadas a identificar e /ou ler quais são as informações presentes na capa de um livro.

  • Título: Componente do texto que traz o nome da história e  que oferece pistas sobre o que será contado;
  • Autor: pessoa que escreveu a história;
  •  Ilustrador: quem faz os desenhos ou a montagem das imagens do livro;
  • Ano de publicação;
  • Editora: Empresa responsável por fazer as cópias de um livro para que seja vendido;   

Converse com as crianças e esclareça a função de cada um destes tópicos.   

Com um livro em mãos demonstre todas estas informações antes de contar uma história. Se precisar repita o processo em outros momentos de leituras com livros diferentes.

  Atividade 2 – Diário de leitura: registrando leituras

Para que as crianças façam um registro de todos os livros que leram, vocês podem construir juntos um modelo de “Ficha de Leitura”. Este instrumento pode ser feito a partir das sugestões das crianças. Abaixo apresento um modelo:

Ficha de leitura    

 Nome:

 Data em que fiz a leitura do livro:

 Título do livro:

Autor:

Ilustrador:

Editora:

 Ano de publicação:

 Você indicaria a leitura deste livro a um colega                 sim                não Por quê? _________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

 Agora faça um desenho do que mais gostou no livro:

  • Se a sala de aula ou a escola possuir uma biblioteca, peça às crianças que escolham um livro na biblioteca. Para cada livro escolhido e lido deverá ser preenchida uma ficha. Esta é uma atividade a ser feita, preferencialmente, em casa. Oriente para que a leitura do livro seja feita pela criança ou com a ajuda da família, quando necessário.

 Dica: Para que as fichas não fiquem soltas, peça às crianças que tragam de casa uma revista antiga, para ser utilizada como suporte das fichas. Encape as revistas com jornal e com metade de um papel A4 (branco ou colorido)

Peça às crianças que escrevam um título, com letras grandes e bem coloridas. O título poderá ser algo como:  “Diário de histórias”. Façam um desenho para ilustrar ou utilize uma imagem padrão para a capa. Ex:

Em cada folha da revista é colada uma ficha de leitura em ordem cronológica, assim todos os livros lidos ficam registrados. Esse registro poderá ser utilizado para recordação das obras lidas pelo grupo e poderá ficar disponível para consulta entre os colegas da turma. Assim, depois de registradas leituras, peça às crianças que formem pequenos grupos, e troquem os diários entre elas.

 Atividade 3 – Crie uma história.

   Organizando os alunos em duplas, peça que as crianças criem uma história. Sugira que aproveitem as fichas de leitura para retirar idéias para formular sua própria história.   

Para a atividade de Produção de Texto seguem algumas dicas:       

  •  Lembre-os de deixar um espaço no começo da atividade para o título. Preferencialmente, após o término da  escrita do texto. Assim ficará mais fácil expressarem no título algo importante do conteúdo da história.
  •  Oriente as crianças a organizar as idéias para que a história tenha início, meio e fim.
  • Instigue-as a criar um final emocionante e criativo para a história, lembrando dos livros que leram.

Atividade de Português - Produção de Texto

Crie agora em dupla uma história.

Nome das crianças:______________________________________________________________

 ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________

 * Deixe o número de linhas de acordo com o tamanho estimado que deseja para a redação.  

Corrija com a dupla e peça que reescrevam o texto quantas vezes forem necessárias até que as histórias fiquem corretas e interessantes. Depois, reúnam todos os textos e criem um livro de coleção de histórias. Permita que as crianças escolham juntas todos os itens necessários a um livro:

Título

Autor

 Ilustrador

 Ano de publicação

 Editora (pode ser o nome da escola ou outro inventado pelas crianças)

Atividade de avaliação

Professor para verificar o que foi aprendido, leia um livro de histórias para a turma, e peça que as crianças façam o levantamento das informações presentes na capa do livro.  

 Peça a todos que comentem a história lida e façam observações, relacionando as informações contidas na capa ao conteúdo da obra. Observe, comente e amplie.

  Boa aula!    

Recursos Complementares

Para ampliar a leitura você pode utilizar este software educacional que utiliza o clássico da literatura brasileira criado por Monteiro Lobato http://clic.xtec.cat/db/act_es.jsp?id=1149. 

Avaliação

Durante a produção do texto e a reescrita, observe a produção das crianças. Analise os aspectos gramáticas de produção de texto e capacidade de revisar o texto. As crianças aceitam, corrigem e comentam o que foi sugerido por você?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 8/9 - 88.89%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11.11%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.