13/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Pazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos de fadas e sua finalidade.
- Conhecer diversos contos de fadas e suas diferentes edições.
- Vivenciar práticas de leitura na biblioteca.
- Aprender e experienciar as regras de funcionamento da biblioteca.
- Construir, de forma coletiva, conhecimentos sobre os contos de fadas.
Regras de funcionamento de uma biblioteca; elementos da narrativa.
ATIVIDADE 1:
A seguir segue uma definição de conto de fadas:
No conto de fadas, transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial. Melhor dizendo, são narrativas que, tendo ou não a presença de fadas, apresentam em seu núcleo a questão da realização essencial do herói ou da heroína, geralmente ligada a alguns ritos de passagem de uma idade para outra ou de um estado civil para outro. Daí porque guardam marcas simbólicas da puberdade e do início da atividade sexual (Machado, 2002). Há sempre provas a serem vencidas para que o herói alcance sua realização pessoal ou existencial; essa realização tanto pode se revelar no encontro do verdadeiro eu, como na conquista da pessoa amada. Podem-se citar como exemplos A Bela Adormecida, A Bela e a Fera, Rapunzel, Cinderela, entre outros. |
Fonte: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/lll/tetxt3.htm
Com base nessa definição e também no texto “A importância do maravilhoso na Literatura Infantil” (disponível em: http://graudez.com.br/litinf/marav.htm), promova um debate com os alunos. Pergunte para eles:
- Quais contos de fadas conhecem?
- Sobre o que tais contos falam?
- O que está presente em todos eles? Fadas? Princesas? Príncipes? Sapos? Bruxas?
- Onde as histórias se passam?
- Em que tempo?
- Sempre há heróis/heroínas e vilões/vilãs?
- Como as histórias acabam? Há finais iguais? Semelhantes?
O professor pode anotar as perguntas e as respostas na lousa e, ao fim do debate pedir que os alunos passem as anotações para o caderno.
ATIVIDADE 2:
Organizar uma visita à biblioteca. Solicitar que os alunos encontrem, nas prateleiras, livros de contos de fadas. Se possível, pedir auxílio à bibliotecária para a realização dessa dinâmica. Explicar para os alunos como são organizados os livros da biblioteca e onde provavelmente se encontram os contos de fadas. Em seguida, pedir que escolham um livro de conto de fadas.
Após se certificar de que todos escolheram livros com contos de fadas, promover uma aula de leitura. Deixar que cada aluno comece a ler, no espaço da biblioteca, o livro escolhido.
Caso seja necessário, antes da visita à biblioteca, o professor deverá explicitar para a turma quais as regras que funcionam nesse espaço (ficar em silêncio, não colocar um livro fora de ordem, não devolver livros nas estantes, ter uma carteirinha para poder retirar livros, etc.).
Solicitar que cada aluno leve o livro para casa e lá complete sua leitura.
ATIVIDADE 3:
Fazer um levantamento de quais foram os contos de fadas lidos pelos alunos. Pode-se fazer uma lista na lousa. Após essa sondagem, pedir que os alunos apontem:
a) quais os títulos que foram mais e menos escolhidos;
b) quais já conheciam e quais desconheciam.
Montar pequenos grupos e pedir que os alunos comparem os livros que leram: tamanho da letra, ilustração, número de páginas, linguagem. Eles podem comparar várias edições de um mesmo conto ou diferentes contos. Em seguida, pedir que relatem para os colegas o que observaram.
A partir do levantamento feito na lousa e da análise dos livros nos pequenos grupos, pedir que cada grupo escolha, entre os contos lidos, aquele que gostariam contar para a turma. Peça que justifiquem essa escolha, utilizando tanto critérios pessoais quanto os critérios apontados na lousa.
ATIVIDADE 4:
Pedir que a turma organize a apresentação do conto para os demais colegas. Se houver condições, deixar que os alunos escolham diferentes modos para fazer isso: teatralização, leitura dramatizada, ilustrações, fantoches etc.
ATIVIDADE 5:
Apresentação dos contos de fadas.
O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/default.html
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/133321Anarrativa.pdf
ATIVIDADE 6: (avaliativa)
Solicitar que os alunos, em duplas ou trios, retomem as perguntas anotadas no caderno na primeira atividade (Quais contos de fadas conhecem? Sobre o que eles falam? O que tem presente em todos eles? Fadas? Princesas? Princesas? Bruxas? Onde as histórias se passam? Em que tempo? Sempre há heróis/heroínas e vilões/vilãs? Como as histórias acabam? Têm finais semelhantes?) e as responda, novamente, agora já tendo ouvido/lido vários contos de fadas e comparem com as respostas dadas anteriormente.
Formar uma roda com os alunos e avaliar coletivamente todo o processo por meio de perguntas como:
- O que vocês conseguiram aprender com as atividades? Vocês já tinham ido/vão à biblioteca? Com que frequência? Utilizam esse espaço para a leitura? Quais são as regras que devemos seguir na biblioteca? Quais são as consequências em não segui-las?
- Qual conto de fadas vocês já haviam lido? Quais passaram a conhecer? O que os contos de fadas nos ensinam?
Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se auto-avaliem, refletindo sobre o próprio desempenho, podendo aprender a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/10/2012
Quatro estrelasÓtimo porque o procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se auto-avaliem, refletindo sobre o próprio desempenho, podendo aprender a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos.