Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A resistência nos jogos e brincadeiras populares.

 

08/08/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para resistência; relacionar alguns jogos e brincadeiras com a capacidade física resistência; vivenciar jogos e brincadeiras populares que utilizem a resistência como principal capacidade física.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogos e brincadeiras populares; conceito de capacidade física; a aula “Jogos, brincadeiras e capacidades físicas”, publicada no portal do professor.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra ou pátio grande

Materiais: TV, aparelho de DVD, colchonete, corda.

Atividade 1

Apresentar para a turma o vídeo abaixo: 

http://www.youtube.com/watch?v=liM6_1to67w&feature=related. (acesso em 15/06/2010). 

Posteriormente, iniciar um debate com a turma levantando as seguintes questões: Qual a principal capacidade física utilizada pelo atleta no vídeo? O que podemos definir como resistência?

Atividade 2

Propor as seguintes vivências:

- Correr, num ritmo constante, dez vezes em volta da quadra.

- Fazer de trinta a cinquenta abdominais no solo.

http://www.pananananananapanananananana.blogger.com.br/abdominal.jpg. (acesso em 15/06/2010).

Posteriormente, iniciar uma discussão tendo as seguintes questões como base: A resistência que vocês fizeram nas duas vivências foi a mesma? Qual a diferença? No decorrer da discussão apresentar para a turma a divisão básica da resistência muscular abaixo relacionada, de forma simplificada:

RESISTÊNCIA AERÓBICA: Permite manter por um determinado período de tempo um esforço em que o consumo de O2 equilibra-se com a sua absorção (STEADY – STATE), sendo os esforços de fraca ou média intensidade.

RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: Permite manter por um determinado período de tempo um esforço em que o consumo de O2 é superior à sua absorção, acarretando um débito de O2 que somente será recompensado em repouso, sendo os esforços de grande intensidade.

RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA (RML): Capacidade individual de realizar, num maior tempo possível, a repetição de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e com a mesma eficiência. É a capacidade de repetir várias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos níveis de força. É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante longos períodos de tempo.

Extraído de: http://www.psicomotricialves.com/mt02.pdf. (acesso em 15/06/2010).

Atividade 3

Dando continuidade à discussão iniciada na atividade anterior, lançar para a turma as seguintes questões: O que seria uma opção mais prazerosa para exercitar a capacidade física resistência, para crianças e adolescentes? Propor então o tema “Jogos e brincadeiras populares” e pedir que listem aqueles que utilizam a resistência como principal capacidade física.

Seguem alguns exemplos:

- Suco gelado: Duas pessoas seguram a corda, cada uma em uma ponta, enquanto outra pula. A turma canta a música “Suco gelado, cabelo arrepiado. Qual é a letra do seu namorado? A, B, C (e seguem cantando todas as letras do alfabeto)”. Se ela errar ou tropeçar, troca de posição com quem gira a corda. Ganha quem ficar mais tempo pulando.

- Quantos anos você tem?: Dois participantes batem a corda e um terceiro pula, enquanto cantam os versos “Quantos anos você tem? Um, dois, três, quatro, cinco...” Quem pula vai contando até errar, quando dá a vez para outro participante.

- Gato e rato 1: Os jogadores escolhem uma criança para ser o gato e a outra para ser o rato. Os demais participantes formam uma roda na qual duas crianças devem ficar de costas (uma é a porta, e a outra é o relógio). O rato fica do lado de dentro da roda, e o gato, do lado de fora. Todos devem perguntar: “Que horas são?” O relógio diz as horas e a roda gira contando em voz alta o número escolhido. Quando a contagem terminar, todos da roda levantam os braços e o rato começa a fugir do gato, entrando e saindo da roda por baixo dos braços. Se o rato for pego, ele fará parte da roda e outras crianças devem ser escolhidas para serem gato e rato.

Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar. (acesso em 15/06/2010).

Recursos Complementares
Avaliação

Listar diversas práticas corporais que utilizem a resistência como principal capacidade física.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.