10/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Conhecer esses textos através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.
- Utilizar corretamente a pontuação do discurso direto, introduzindo falas dos personagens.
- Reconhecer o valor cultural dos textos e histórias ficcionais.
- Identificar os efeitos de humor e as informações implícitas do texto.
- Dominar as relações grafema e fonema.
- Gênero textual: piada
– Forma composicional, função linguagem e contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- concurso de piadas.
Desenvolvimento
1ª atividade:
a) O professor apresenta as quatro imagens abaixo:
OBS: Essas imagens foram retiradas do endereço: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=imagens+de+humoristas+brasileiros&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=g2BhTKybH8GmuAeYkKGTCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCgQsAQwAA&biw=1339&bih=583
b) Propõe que a turma fale um pouco sobre cada um desses humoristas. Nesse momento é importante que o professor leve também algumas informações sobre esses artistas.
c) Em seguida, o professor exibe, em vídeo, para a turma, diferentes temáticas e estilos de piadas (ver maiores informações em recursos complementares) contadas pelos quatros humoristas: Ary Toledo, Chico Anísio, Jô Soares e Costinha.
Sugestões: Piada de Português contada por Ary Toledo: http://www.youtube.com/watch?v=MsShKZEUKss
Piada de bêbado contada por Jô Soares: http://www.youtube.com/watch?v=roEdXAz1HYk
d) Após ouvirem as piadas, o professor propõe uma discussão buscando a opinião dos seus alunos sobre o gênero, verificando se gostam ou não e de que temáticas de piadas eles mais apreciam.
e) O professor divide a turma em grupos com o objetivo de recuperar piadas e anedotas de diferentes temáticas e estilos. Para isso, solicita que os alunos selecionem algumas piadas, registrando-as em seus cadernos. Propõe que esse material seja reservado.
f) Em seguida, o professor escreve a piada abaixo no quadro solicitando a leitura da mesma.
“Vendo o boletim do neto com muitas notas vermelhas, o avô resolve dar-lhe um tremendo de um sermão:
- No meu tempo, Joãozinho, eu era o melhor aluno em História. Só tirava nota dez...
- Tudo bem, vô, só que tem um negócio!
- Que negócio, Joãozinho?
- No seu tempo havia 60 anos a menos de História para estudar, né?”
g) O professor propõe uma discussão sobre o texto, a partir das seguintes questões:
- o uso do discurso direto para a marcação da fala dos personagens. É interessante que o professor discuta com os alunos a função dos dois pontos e travessão para a marcação do discurso direto.
- o uso de algumas marcas da línguagem oral, muito pertinentes nesse gênero.
- o efeito de humor nesse gênero e como ele é registrado.
- o conhecimento prévio que o leitor lança mão para entender uma piada.
2ª atividade:
a) Com o objetivo de reforçar a função da pontuação no discurso direto, o professor pedirá para os alunos marcarem as fala, indicando a que personagem pertence cada uma delas. Para a realização dessa atividade, serão utilizadas as duas piadas que se encontram nos endereços:
Com Matemática e sem palavrões de Ary Toledo: http://boaspiadas.blogspot.com/2007/10/ari-ary-toledo-com-matemtica-e-sem.html
Dois caipiras na capital: http://boaspiadas.blogspot.com/2006/03/dois-caipiras-na-capital.html
b) Ao socializar as respostas, o professor faz os comentários necessários.
3ª atividade:
a) O professor entrega o texto abaixo impresso solicitando a leitura.
Sogra é igual Loteria!
O genro vai até o posto de polícia e fala ao oficial que o atende:
-Eu vim dar queixa do desaparecimento da minha sogra.
O policial pergunta:
-Faz quanto tempo ela sumiu? Mais que 48 horas?
-Faz duas semanas, doutor - responde o genro.
-E por que você demorou tanto tempo para prestar queixa?
-É que eu não conseguia acreditar que eu tivesse dado tanta sorte!
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/05/loteria-da-sogra.html
b) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
- Por que o título da piada é “Sogra é igual a loteria”?
- Por que o genro demorou tanto para registrar queixa do desaparecimento da sogra?
- Por que o genro teve tanta sorte?
OBS: Essa atividade tem como objetivo a identificação dos efeitos de humor e as informações implícitas do texto.
4ª atividade:
a) Utilizando as piadas registradas pelos alunos na 1ª atividade dessa aula, o professor propõe que cada grupo escolha duas para serem contadas na turma.
b) Após a apresentação dos grupos, o professor propõe a eleição das piadas mais engraçadas. Essas deverão ser copiadas em folhas de papel ofício e colocadas no mural da escola.
OBS: É importante que o professor trabalhe com a turma para que as piadas tenham um humor saudável, dispensando os palavrões.
Piada
Fonte: Wikipédia
Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana. A maior parte das piadas contêm dois componentes: uma introdução genérica (por exemplo, "Um homem entra num bar…") e um final surpreendente, que entra em choque com o desenvolvimento. O nível de supresa do final se modifica de acordo com o quanto de ironia se pretende alcançar. O senso de humor varia em cada cultura. O que é engraçado para um povo pode não ser para outro. Um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, versou sobre o assunto em 2004, objetivando colher opiniões através da internet para se descobrir qual seria "a melhor piada do mundo". Contudo, algumas características foram independentes do país. Homens, de uma maneira geral, demonstraram gostar de piadas que envolvessem sexo e preconceito, enquanto as mulheres não gostavam desse tipo de conteúdo. Piadas premiadas As duas piadas consideradas por esse estudo como "as melhores do mundo" são as seguintes: 1º lugar - Caçador abatido Dois caçadores caminham na floresta quando um deles, subitamente, cai no chão com os olhos revirados. Não parece estar respirando. O outro caçador pega o celular, liga para o serviço de emergência e diz: "Meu amigo morreu! O que eu faço?". :Com voz pausada, o atendente explica: "Mantenha a calma. A primeira coisa a fazer é ter certeza de que ele está morto". Vem um silêncio. Logo depois, se ouve um tiro. A voz do caçador volta à linha. Ele diz: "OK. E agora?". 2º lugar - A dedução de Watson Sherlock Holmes e o doutor Watson vão acampar. Após um bom jantar e uma garrafa de vinho, entram nos sacos de dormir e caem no sono. Algumas horas depois, Holmes acorda e sacode o amigo. _"Watson, olhe para o céu estrelado. O que você deduz disso?". Depois de ponderar um pouco, Watson diz: "Bem, astronomicamente, estimo que existam milhões de galáxias e potencialmente bilhões de planetas. Astrologicamente, posso dizer que Saturno está em Câncer. Teologicamente, eu creio que Deus e o universo são infinitos. Também dá para supor, pela posição das estrelas, que são cerca de 3h15 da madrugada… O que você me diz, Holmes?". Sherlock responde: "Elementar, meu caro Watson. Roubaram a nossa barraca!" Piadas temáticas Profissões Piadas Políticas Piadas étnicas e sobre minoria Piadas de bêbados Piadas sexistas Piadas de Louras Estilos Perguntas e respostas Piadas secas Piadas sujas e picantes Piadas de humor negro Trocadilhos Maiores informações sobre o gênero piada, acessar:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Além de reconhecer o gênero piada, nesta aula, o aluno precisa identificar elementos importantes deste gênero como os diálogos e os efeitos de humor. O trabalho com piadas é uma boa oportunidade para avaliar a interpretação textual e a localização de informações explicitas e implícitas no texto.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2012
Quatro estrelasDescreve passo por passo como trabalhar pontuação com piadas.