Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias de Vida-Valorização do Humano

 

16/03/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (Orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre a história de vida e a relação com o mundo; Conhecer o museu virtual da pessoa; Trabalhar o gênero Biografia e suas características; Trabalhar o gênero carta e suas características;

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discutir com os alunos sobre a importância da história de vida de cada um e também sobre os procedimentos necessários para fazer uma animação.

Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

Somos resultados de nossas experiências, nossa vida é um grande mosaico das pessoas com as quais convivemos de nossas vitórias, derrotas e dos aprendizados que vamos construindo. O outro é sempre nosso referencial, aprender com histórias de outras pessoas nos levam à reflexão de que sempre podemos aprender mais sobre a vida. Por isso o gênero biografia, é um grande sucesso, além de compartilharmos a vida do “personagem” ampliamos nosso próprio repertório.
Essa seqüência de atividades é um convite a um olhar mais apurado da história de alguém querido, tendo como inspiração o museu virtual da pessoa.


Sequência Didática

Abra um debate sobre a importância da história de vida das pessoas, estimule aos alunos a falarem sobre pessoas que lhes ensinam sobre a vida. Depois que cada aluno pode se expressar, convide-os a visitarem o link http://www.museudapessoa.net/ peça para que cada aluno escolha uma história para ver. O aluno deverá após essa atividade escrever um breve texto sobre suas impressões sobre a história que viu.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2104/imagens/hi1.jpg

fonte da imagem: http://www.museudapessoa.net/

 

Peça para que cada aluno leia seu texto, e os outros devem escutar para depois opinarem, a capacidade de escuta é desenvolvida, muitas vezes deixamos esse aprendizado em segundo plano e o resultado é que os alunos não conseguem ouvir colega e em algumas vezes nem o professor, atentos a este fato é necessário que nos planejamentos atividades de expressão e de escuta possam ser agregadas à rotina escolar. Essa é uma ótima oportunidade inclusive para aprender a respeitar a produção do colega e valorizar seu esforço. Esses detalhes no planejamento vão fazendo toda a diferença, mas o aluno percebe que o respeito para si mesmo e para com o outro é fundamental para o desenvolvimento das atividades.
Estou pontuando esses aspectos para dar seqüência às atividades, o próximo passo é ver uma animação que está disponível no Portal do Professor. É um conto infantil elaborado artesanalmente por crianças do Movimento Comunitário Estrela Nova, de São Paulo, que narra a história de amor de um jovem casal. No casamento, eles vivenciam vários valores familiares, como o perdão, a cumplicidade e o afeto.

Casos de amor
Nesta mesma categoria também há a animação Aconteceu em São Paulo que explora o valor da profissão e a busca pela sobrevivência na cidade de São Paulo.
Aconteceu em São Paulo
Converse com os alunos sobre o conteúdo e a forma como as animações foram elaboradas e convide-os a contarem uma história também.
Para ampliar o repertório, indique este link http://www.livroclip.com.br/?acao=livropedia , pois nele há uma série de contos interativos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2104/imagens/hi3.jpg

 

 

Uma outra opção na web de livro animado é este site a cor da cultura

Depois de oferecer diversos livros animados chegou à hora de envolver os alunos na elaboração de um livro, para tal, cada aluno deve eleger uma pessoa querida do qual gostaria de contar a sua história.
Utilize esse roteiro de questões para ajudar os alunos a buscarem dados para a elaboração de seu texto.

Nome completo
Idade
Onde nasceu:
Mudou de cidade? Por quê?
Como foi sua infância? O que mais lhe marcou? Quais foram as principais dificuldades?
Quais foram os motivos de alegria?
Como era a relação com seus pais?
Em sua adolescência o que foi mais marcante? O que mais lhe marcou? Quais foram as principais dificuldades?
Quais foram os motivos de alegria?
Você se casou?
Como conheceu seu (a) companheiro(a)?
Teve filhos?
Você tem uma profissão? Está feliz com o que faz?
Quais são seus sonhos ainda não realizados?
Em sua vida, você aprendeu que...?

Estas são apenas algumas questões para auxiliar o aluno, ele deve ter autonomia para modificar ou acrescentar outras.

Com a história em mãos, traga algumas biografias de pessoas para os alunos entrarem em contato com o gênero textual e suas características, estimule os alunos a buscarem outras fontes nas bibliotecas ou até mesmo na Web.
Valide coletivamente quais são as características de uma biografia, faça um cartaz e deixe na sala de aula disponível para o acesso do aluno às informações.
Na fase de elaboração do texto, o professor deve fazer intervenções para que as características do gênero biografia estejam presentes. Faça inclusive um registro evolutivo do aluno, pois esta atividade individual é uma ótima possibilidade de acompanhar as dificuldades dos alunos, incentivar o uso do dicionário e também o uso do corretor de texto.
Depois que os textos estiverem corrigidos e aprovados, a próxima etapa consiste em transformar a história em quadros, para tal faça o storyboard, ou seja, o planejamento quadro a quadro, no qual o aluno planeja quais imagens irá precisar os movimentos, narração, etc.
Nesta fase pode-se misturar diversas técnicas, o aluno pode desenhar e depois scannear, tirar fotografias, desenhar no próprio computador, etc,

Desenhos prontos o aluno deverá cuidar da narração, para tal, utilize o próprio gravador de som do Windows ou da plataforma que estiver utilizando.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2104/imagens/hi4.jpg

fonte da imagem: autora da aula

 

Os alunos podem ir salvando os arquivos desta forma nome do aluno_quadro1, por exemplo, jose_quadro 1 dessa forma ficará fácil localizar o arquivo e inseri-lo no local correto.

Para juntas todas as informaç&o tilde;es, utilize o PowerPoint ou programa similar. Utilizando os recursos de animação, as imagens podem ser cortadas no Paint ou no próprio TuxPaint.
No Powerpoint as autoformas também podem ajudar a compor o desenho, veja o exemplo: inseri a imagem de um carro e depois utilizando as autoformas fui criando o cenário.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2104/imagens/hi5.jpg

fonte da imagem: preparada pela autora


 

Quando todos os livros estiverem prontos coloque-os em um CD-ROM, faça uma cerimônia de apresentação convidando a pessoa escolhida pelo aluno e peça que ele entregue um CD-rom do projeto ao homenageado, com certeza será inesquecível para o aluno e para a pessoa que ele considera muito especial a ponto de querer contar sua história.

Recursos Complementares
Avaliação
A partir das características elencadas pela classe a respeito do gênero textual, biografia faça uma tabela e indique individualmente se todos os alunos conseguiram alcançar estes objetivos em suas produções. Socialize as produções entre os alunos e dessa forma enfatize as conquistas deles.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.