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Quem são as aranhas?

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e identificar características gerais do grupo dos aracnídeos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o grupo dos Invertebrados, bem como reconhecer características dos artrópodes, além de conhecerem o grupo dos insetos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em duas partes: cefalotórax e abdome. Seus representantes mais conhecidos são as aranhas, os escorpiões, os ácaros e os carrapatos. Alguns transmitem doenças para seres humanos e animais; outros são responsáveis por envenenamentos (aranhas e escorpiões) e por fenômenos alérgicos (ácaros do pó doméstico).

As aranhas possuem o cefalotórax unido ao abdome por um pedículo. Na região anterior do cefalotórax, estão oito olhos simples e alguns apêndices articulados. As quelíceras são estruturas adaptadas para a captura do alimento, e apresentam a extremidade em forma de garra, dotada de um orifício em que se abre a glândula do veneno. Outro par de apêndices são pedipalpos, úteis para triturar alimentos e, nos machos, para a deposição dos espermatozóides.

No corpo das aranhas, as patas articuladas são quatro pares, e não há antenas. Na porção mais posterior do corpo, abrem-se as fiandeiras, estruturas por onde saem os fios de seda e responsáveis por tecê-los, na formação das teias. A seda é produzida pelas glândulas sericígenas, localizadas no abdome. Ao ser exteriorizada, a seda solidifica-se ao contato com o ar. As teias servem como abrigo, proteção, local de acasalamento e armadilha para a captura de insetos e de outros animais, principal alimentação das aranhas.

O sistema digestivo é completo, e possuem hepatopâncreas. Muitas aranhas, ao inocularem o veneno na presa, inoculam também enzimas digestivas, que realizam digestão extracorporal. Após certo tempo, essas aranhas simplesmente sugam os tecidos do animal morto, já liquefeitos e parcialmente digeridos.

A reprodução das aranhas é sexuada: são animais dióicos e geralmente dotados de um evidente dimorfismo sexual, ou seja, a fêmea e o macho são nitidamente diferentes. Habitualmente, as fêmeas são maiores que os machos. Os espermatozóides são envolvidos por pacotes de teia, secretados pelos machos, dentro dos quais são depositados no interior do corpo da fêmea (fecundação interna). O desenvolvimento é direto, e não há passagem por estágio larval.

Os escorpiões são os mais primitivos de todos os artrópodos terrestres atuais. Apresentam um cefalotórax relativamente curto, e o abdome continua-se com o pós-abdome. Na extremidade do pós-abdome está o aguilhão venenoso. Seus pedipalpos são longos e modificados, apresentando uma pinça na extremidade, semelhante às pinças dos caranguejos. São estruturas de defesa e captura de alimento.

Ao contrário das aranhas, os escorpiões não possuem quelíceras venenosas. As quelíceras são empregadas para rasgar e triturar os alimentos. O veneno é inoculado pelo aguilhão da cauda.

Os carrapatos apresentam cefalotórax e abdome fundidos, o que dá ao corpo o aspecto de um bloco único. Essa característica também é verificada nos ácaros, alguns dos quais são importantes ectoparasitas humanos, como o Demodex folliculorum, que habita o folículo piloso humano e determina o aparecimento dos "cravos". Outro ácaro, o Sarcoptes scabiei, é o agente causador da sarna. As fêmeas penetram na pele, por onde caminham fazendo túneis epidérmicos nos quais deixam seus ovos. A infestação da pele causa intenso prurido (coceira) e costuma ser acompanhada por infecções bacterianas associadas.

Adaptado de: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1276 (consultado em 12/06/10, às 09h31min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática em que reconhecerão aracnídeos, bem como discussões entre eles sobre o assunto, vídeos e leitura de textos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de orientação de discussões entre os alunos, apresentação de vídeos sobre o assunto, atividade prática de reconhecimento de aracnídeos e texto informativo.   

Atividade prática: separando aracnídeos de outros animais             

Professor, num primeiro momento da aula, pergunte aos alunos se eles conhecem aracnídeos. É possível que eles façam associação com o nome, e citem as aranhas. Instigue-os a mencionarem exemplares do grupo. Sonde dos alunos o que eles sabem, incentivando a discussão e escutando seus conhecimentos prévios. Anote no quadro de giz as informações mais relevantes que os alunos citarem dos aracnídeos, mas não explique nada ainda.             

Depois, divida a turma em grupos de quatro ou cinco integrantes e entregue para cada grupo várias imagens de animais, vertebrados e invertebrados, dentre eles alguns exemplares de aracnídeos (aranhas, opiliões, escorpiões, carrapatos e ácaros). Peça aos grupos que encontrem dentre as imagens que receberam os que eles julgam aracnídeos, e digam o porquê de considerarem aqueles exemplares no grupo dos aracnídeos.             

Abaixo seguem exemplos de imagens de aracnídeos que poderão ser usadas neste momento da aula.

Imagens:   

Aranha. http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/Arachnophobia.jpg (consultado em 12/06/10, às 11h39min).   

Aranha marrom.http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Ar/1565/664.jpg (consultado em 12/06/10, às 11h40min).   

Escorpião com filhotes. http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/02/filhotes-de-escorpiao.jpg (consultado em 12/06/10, às 11h41min).  

Escorpião amarelo. http://cienciaevida.atarde.com.br/wp-content/uploads/2009/05/escorpiao3101.jpg (consultado em 12/06/10, às 11h42min).   

Carrapato. http://melhoramigo.files.wordpress.com/2009/02/carrapato2.jpg (consultado em 12/06/10, às 11h43min).      

 Ácaro: http://vidaempaz.files.wordpress.com/2008/11/acaros.jpg (consultado em 12/06/10, às 11h44min).  

Ácaro vermelho: http://infoagro.cothn.pt/pic/_adulto_de_acaro_vermelho_44c4cbad8a7b4.JPG (consultado em 12/06/10, às 11h45min).    

Opiliões: http://farm3.static.flickr.com/2176/1500050195_ecefcc4786.jpg?v=0 (consultado em 12/06/10, às 11h46min). 

Após a realização da separação dos aracnídeos pelos grupos, reúna os alunos em semicírculo na sala e comece uma discussão entre eles, instigando a investigação. Oriente-os a observar as características dos animais que eles julgaram do grupo dos aracnídeos, para delimitarem aquelas que são comuns a todo o grupo. Deixe-os se manifestarem, dizendo o que encontraram nas figuras e o que julgam ser características de aracnídeos.             

Comece a falar sobre os espécimes que eles classificaram como aracnídeos, conversando e incentivando a discussão. Utilizando as características que eles mesmos citaram e foram escritas no quadro, comente sobre cada uma, explicando quais são corretas e quais não são.             

Fale um pouco mais sobre o grupo dos aracnídeos, comentando que é composto por aranhas, escorpiões, carrapatos, dentre outros. Este grupo se caracteriza por possuir quatro pares de patas, não ter antena e seu corpo ser dividido em cefalotórax e abdômen. Explique que o cefalotórax é a cabeça unida com o tórax, pois “cefalo” quer dizer “cabeça”.

Relembre com os alunos que os aracnídeos são parte do grande grupo dos artrópodes. Incentive que eles citem características dos artrópodes, e discuta que assim como todos deste grupo, os aracnídeos possuem exoesqueleto e patas articuladas.

Proponha para a turma a seguinte questão-desafio: Se minha casa está com uma infestação de escorpiões, será que para resolver este problema eu devo usar um inseticida? Por quê?

Professor, esta questão será retomada ao final da aula, quando os alunos terão condições de discutirem sobre o assunto e relacionar com a questão ambiental.

Peça que os alunos peguem as figuras que foram entregues no início da aula e separem os aracnídeos novamente, agora que já discutiram e construíram novos conceitos. Incentive-os a delimitar novas características para o grupo. Registre no quadro suas novas percepções.   

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões sobre os representantes do grupo entregue para os alunos um texto informativo sobre os aracnídeos, que específica características principais do grupo. Este texto será útil para sistematizar os conhecimentos que os alunos construíram durante as discussões anteriores. Você poderá sugerir que esta leitura seja feita em casa, e que os alunos escrevam no caderno um pequeno resumo do texto.   

Os aracnídeos   

Os principais representantes da classe dos aracnídeos são: escorpiões, aranhas e carrapatos.

Os seres que compõem a classe Arachnida são octópodes (4 pares de patas) e áceros (não possuem antenas). Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdômen. A maioria dos animais desta classe são terrestres.  

O cefalotórax apresenta seis pares de apêndices. O primeiro par são as quelíceras, usadas para capturar as presas. O segundo par são os pedipalpos, usados na apreensão. O abdômen não possui apêndices.  

Os aracnídeos são animais terrestres que vivem em ambientes muito variados, especialmente em regiões quentes ou tropicais, mas também em regiões frias. Seu meio preferido é o solo, onde passam despercebidos entre folhas secas ou debaixo de pedras, sobre plantas ou no tronco de árvores. Os aracnídeos são animais carnívoros que se alimentam de insetos, vermes e, às vezes, de outros aracnídeos. São predadores muito ativos que desenvolvem múltiplas estratégias de caça, como as teias de aranhas que prendem os insetos.   

Usando as classificações comuns da biologia, podemos dividir a classe Arachnida em Ordens. Abaixo seguem algumas ordens e as características mais comuns dos animais que fazem parte delas.

Ordem 1: Araneida

É formada por todas as espécies de aranhas, sejam venenosas ou não. As quelíceras são os órgãos responsáveis pela transmissão do veneno. Exemplo: Tarântula; Viúva Negra; Aranha Saltadora.

Ordem 2: Scorpionida

É formada pelos escorpiões. Todos eles são venenosos. Exemplo: Escorpião preto, escorpião amarelo.

Ordem 3: Acarina

É formada pelos carrapatos que parasitam na pele dos mamíferos.  Exemplos:  Sarcoptes scabiei – causador da sarna. Demodex folliculorum – é o “cravo” do rosto e Amblyomma cajennense – carrapato.    

Adaptado de: http://www.colegioweb.com.br/biologia/os-aracnideos- (consultado em 12/06/10, às 10h). & http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-858-,00.html (consultado em 12/06/10, às 10h01min).    

Ferramentas tecnológicas             

Professor, num próximo momento da aula, mostre para a turma alguns vídeos sobre o assunto estudado, de forma que eles possam conhecer novas características do grupo, bem como fixar aquelas que já foram construídas.             

Abaixo seguem os links dos vídeos sugeridos:  

History Channel - Monsterquest: Aracnídeos Gigantes (Parte1de5).

http://www.youtube.com/watch?v=3kIP-DzDLb4 (consultado em 12/06/10, às 10h56min).    

History Channel - Monsterquest: Aracnídeos Gigantes (Parte2de5).

http://www.youtube.com/watch?v=XSVsE_wxa4k&feature=related (consultado em 12/06/10, às 10h57min).    

History Channel - Monsterquest: Aracnídeos Gigantes (Parte3de5).

http://www.youtube.com/watch?v=HezrRylfRrY&feature=related (consultado em 12/06/10, às 10h58min).    

History Channel - Monsterquest: Aracnídeos Gigantes (Parte4de5).

http://www.youtube.com/watch?v=iALazAYP3dc&feature=related (consultado em 12/06/10, às 10h59min).    

History Channel - Monsterquest: Aracnídeos Gigantes (Parte5de5).

http://www.youtube.com/watch?v=4dZ0Wi1W3Kc&feature=related (consultado em 12/06/10, às 11h). 

Entendendo um pouco da Importância Ecológica dos Aracnídeos

Professor, após a leitura do texto e apresentação dos vídeos, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo algumas figuras de seres vivos, de forma que representem elementos de uma cadeia alimentar que inclua aracnídeos. Exemplos:

Grupo 1: planta - gafanhoto - aranha - sapo;

Grupo 2: planta - barata - escorpião - galinha.

Peça que os grupos montem uma sequência de alimentação entre os organismos de suas figuras (presa - predador), e escrevam no caderno os motivos de terem ordenado as figuras desta forma.

Após todos os grupos finalizarem suas sequências, reúna a turma em semicírculo e inicie uma discussão entre eles, em que cada grupo especificará como ordenou suas figuras e justificará para os colegas. Instigue os alunos a comentarem as colocações dos colegas, e retome a questão-desafio do início da aula: Se minha casa está com uma infestação de escorpiões, será que para resolver este problema eu devo usar um inseticida? Por quê?

Deixe que os alunos comentem entre si sobre esta questão, incentivando-os à investigação e raciocício. Comece a orientar a discussão, levantando mais questionamentos para a turma:

- Escorpião não é artrópode?

É provável que os alunos respondam que sim.

- Sendo assim, ele não seria um inseto? Posso usar inseticida para matá-lo?

Deixe que os alunos se manifestem. Incentive-os a pensar nas características dos insetos e aracnídeos, percebendo que são grupos diferentes, apesar de serem artrópodes. Sendo assim, geralmente os métodos utilizados para controlarem o aumento da população de aracnídeos e insetos são diferentes. Então, inseticidas não são recomendados para controlar populações de aracnídeos.

- Pensando na sequência de organismos que vocês montaram, qual seria uma boa forma de controlar um aumento da população de aracnídeos?

Deixe que os alunos se manifestem, expressem suas ideias. Direcione a discussão de forma que eles pensem em outros animais que se alimentam dos aracnídeos, predadores. Exemplos que poderão ser citados pelos alunos são aves ou anfíbios.

Discuta com a turma que as populações são controladas no ambiente através de relações presa-predador, e que se uma população de algum deles crescer demais é devido a algum desequilíbrio, e as espécies podem se tornar pragas neste ambiente. Professor, é importante manter o cuidado para não deixar que os alunos pensem em aracnídeos apenas como pragas, e compreendam que estes e outros organismos são importantes para manter o equilíbrio dos ambientes.

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem links de informações extras sobre o grupo dos Aracnídeos, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula, se for de seu interesse.  

http://biointerativa.com/as-aranhas-saltidoras/ (consultado em 12/06/10, às 11h05min).    

http://biointerativa.com/nossos-vizinhos-invisiveis/ (consultado em 12/06/10, às 11h07min).   

 http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/144/por-que-as-aranhas-fazem-teia/?searchterm=aranhas (consultado em 12/06/10, às 11h09min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/180/voce-sabia-que-as-aranhas-sentem-o-chao-tremer/?searchterm=aranhas (consultado em 12/06/10, às 11h11min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/102/a-vida-sobre-oito-patas/a-vida-sobre-oito-patas-0/?searchterm=carrapatos (consultado em 12/06/10, às 11h13min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/01/aracnideos-sob-comando (consultado em 12/06/10, às 11h15min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/jogo-mortal/?searchterm=aranhas (consultado em 12/06/10, às 11h17min).    

http://www.youtube.com/watch?v=R38-oaAj3OI (consultado em 12/06/10, às 11h19min).   

http://www.youtube.com/watch?v=ioLUfXgsATA (consultado em 12/06/10, às 11h).   

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Professor, para fazer a atividade proposta, você deverá preparar com antecedência o material. Sugerimos que os alunos façam modelos de aracnídeos com massa de biscuit, de forma que representem as características mais importantes deste grupo através desta atividade. Para a preparação da massa para a modelagem, sugerimos o link abaixo, cujo site dá todas as informações para a confecção do biscuit.              

http://www.modugno.com.br/Aulasvirtuais/Recmassa/Recmassa.html (consultado em 12/06/10, às 12h23min).                

Com a massa de biscuit pronta, leve a turma para a sala de artes ou adapte a sala de aula para realizar atividades manuais, e oriente os alunos a montarem os modelos de aracnídeos. Incentive-os a fazerem os modelos seguindo as características do grupo, que já aprenderam na aula de hoje. Esta atividade poderá ser desenvolvida em grupos, para maiores discussões entre os alunos e novas construções.             

Com a finalização desta atividade, você poderá avaliar se os alunos conseguiram compreender as características dos aracnídeos que os encaixam neste grupo, bem como se eles conseguem reconhecer os exemplares do grupo.

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