Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Classificados e Propagandas: como anunciar um produto

 

10/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.

 - Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade.

 - Escrever cartazes, anúncios ou folhetos, considerando o tipo de mensagem que se quer transmitir, o tipo de linguagem e apresentação visual adequada.

 - Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.

- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.

Duração das atividades
02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar as relações grafema e fonema.

- Gêneros textuais: propaganda e classificados: forma composicional, função, linguagem e contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;

- revistas;

- textos impressos de propaganda;   

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

a)      O professor deverá iniciar a aula apresentando para a turma modelos do gênero propaganda. Sugere-se que se apresentem textos impressos e em vídeos. Veja uma sugestão de propaganda em vídeo dos cartões Mastercard, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=I6nAnQvd8T8 

 b)      Organize a turma em grupos e distribua, pelo menos, uma propaganda para cada equipe, solicitando que façam a leitura do texto que receberam.   

c)      Em seguida, o professor propõe uma discussão sobre o material, a partir das questões:   

- Que texto é esse?

- Como sabem que é uma propaganda?

- Para que são produzidas as propagandas?

-Como é a linguagem do texto de uma propaganda?

- Onde circulam os textos de propaganda?

- Quais os recursos utilizados nas propagandas para que ela convença o consumidor a adquirir o produto que está sendo divulgado?     

d)     Após a discussão anterior e com o objetivo de explorar um pouco mais o assunto,  o professor apresenta  a  propaganda abaixo, solicitando que os alunos leiam e observem bem os detalhes que ela apresenta.  

Propaganda da Loreal. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_5JhAqx3-Drk/SefH_BuIh6I/AAAAAAAAAIM/axC28ZP-ZgA/s320/loreal.JPG    

a)      Com o objetivo de explorar o texto, o professor propõe a discussão a partir das questões:    

- A quem a propaganda se destina?

- A escolha da modelo faz diferença nesta propaganda?

- Que informações sobre o produto, podem convencer o leitor a comprar o produto?

 - A propaganda está presente em revistas como Caras, Contigo, entre outras. Que público essa propaganda pretende atingir?

- Desta forma, a propaganda atingirá seus objetivos?

- Como você imagina que essa propaganda seria apresentada na televisão? E no rádio?   

OBS: Caso o professor queira, essas perguntas e suas respostas, poderão ser copiadas no caderno.   

b)      O professor solicita que os alunos manifestem situações onde adquiriram um produto a partir da propaganda que leram ou viram na televisão, dizendo quais foram os elementos que os convenceram a comprar o referido produto ou serviço.  

 OBS: Nesse momento é importante promover uma discussão sobre os perigos do excesso de consumo.   

c)      Para a realização da próxima atividade, o professor solicita que os alunos tragam para a sala,  revistas e jornais.   

2ª atividade:  

 a)      Divididos em grupo, o professor pedirá para os alunos pesquisarem em revistas ou jornais exemplos de propagandas. Os grupos deverão recortar a propaganda da revista. Em seguida, o professor deverá orientá-los para que recortem em três pedaços o produto ou a imagem posta na propaganda.                

b) O educador informará aos grupos que os pedaços da imagem da propaganda deverão ser apresentados aos poucos, indagando a turma do que se trata.

- Assim, os grupos deverão socializar a atividade, levantando as hipóteses do grupo sobre a imagem da propaganda escondida. Por fim, o grupo deverá exibir o nome do produto.   

c) Após a apresentação de todos os grupos o professor propõe uma discussão a partir da questão:   

- Que elementos favoreceram o reconhecimento do produto apresentado pelos grupos?

- De que conhecimentos cada um de vocês utilizou para descobrir o produto?   

3ª atividade:  

 a)      Ainda com a turma em grupos e utilizando as revistas, o professor propõe que a equipe selecione uma propaganda e solicita que faça a leitura da mesma e em seguida, respondam, por escrito, as questões:  

 —  De qual revista você selecionou o texto?

—  A quem a propaganda se destina?

—  Por que você a escolheu? Que efeitos ela causou em você?

—  Que informações aparecem explícitas? Por que estão explícitas?

—  O que está implícito? Por que está implícito?

—  Que conhecimentos anteriores você usou para compreender a propaganda?

—  Você acha que a propaganda pode atingir o objetivo de divulgar o produto que ela apresenta?   

4ª atividade:  

 a)      Após o trabalho de exploração do gênero propaganda, o professor poderá indagar os alunos se os mesmos têm interesse em vender algum produto ou anunciar seus serviços (para o caso dos autônomos). Ainda que haja alunos que não tenham esse interesse, é possível estimulá-los a anunciarem objetos que não queiram mais.    

 b)      Para a realização da proposta anterior, o professor deverá apresentar para os alunos modelos de classificados que trazem diferentes anúncios (tanto de produtos, como de serviços), solicitando a leitura dos mesmos.  Sugere-se o seguinte exemplo:   

FORD ECOSPORT XLT 1.6 FLEX COMPLETO 5V   

FORD ECOSPORT , modelo 2007, com 90.000 quilômetros, Prata, Gasolina e Álcool. Banco de couro, Direção Hidráulica, Ar condicionado, Ar quente, Rodas de Liga, Sem riscos, Sem retoques na pintura, Rádio com CDMP3, Insulfilm, Vidros elétricos, Alarme, Trava Elétrica.. Preço: R$ 33.000  

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-ford_ecosport_xlt_1_6_flex_completo_5v-minas_gerais-det-4218203.aspx     

Técnico em telecomunicações

Sou técnico em telecomunicações e em adaptações especiais de veículos militares, CNH B , veículo próprio. Me ofereço para trabalhos neste e  em outros setores da segurança eletrônica. Salário mínimo de R$800  e máximo de R$1.200  

http://www.balcao.com/anuncio-empregos-tecnico_em_telecomunicaçoes-minas_gerais-det-3893416.aspx     

c)      Após a leitura dos textos, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

- Que texto é esse?

 - Como sabem que é um anúncio?

- Para que são produzidos os anúncios ou classificados?

-Como é a linguagem do texto de um anúncio?

 - Onde circulam os textos dos anúncios?

 - Quais os recursos utilizados nos anúncios para que ele alcance o seu objetivo, ou seja, a venda de um produto ou serviço?

- Você acha que esses dois anúncios venderão os produtos e serviços que eles oferecem? Por que?      

 d)      A partir dos modelos apresentados e estudados, o professor propõe que os alunos produzam seus próprios anúncios (seja de produtos ou serviços) com o objetivo de publicá-los no site do Balcão, no endereço abaixo: http://www.balcao.com/      

e)      Após a escrita dos anúncios, o professor propõe uma correção coletiva dos mesmos. Nesse momento o professor pode trabalhar com os problemas mais comuns de escrita.  

 f)       Em seguida, o professor levará os alunos para a sala de informática com o objetivo de  que eles mesmos  possam digitar e publicar os anúncios criados. Caso não haja esse recurso, sugerimos que o professor digite e publique os anúncios para os alunos, levando-os impressos para sala de aula, além de colocá-los nos murais da escola.  

Recursos Complementares

Definição de Propaganda

Fonte: Wikipédia

Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima. Para maiores informações sobre o gênero propaganda consultar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda      

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá verificar se os alunos compreenderam a forma composicional, características e função social dos gêneros propaganda e classificados, sobretudo, durante as produções textuais, nas quais o aluno vai experimentar a escrita de um texto com o objetivo de divulgar um produto que queira vender para um leitor real.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.