10/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
- Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
- Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade.
- Escrever cartazes, anúncios ou folhetos, considerando o tipo de mensagem que se quer transmitir, o tipo de linguagem e apresentação visual adequada.
- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
- Dominar as relações grafema e fonema.
- Gêneros textuais: propaganda e classificados: forma composicional, função, linguagem e contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- revistas;
- textos impressos de propaganda;
Desenvolvimento
1ª atividade:
a) O professor deverá iniciar a aula apresentando para a turma modelos do gênero propaganda. Sugere-se que se apresentem textos impressos e em vídeos. Veja uma sugestão de propaganda em vídeo dos cartões Mastercard, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=I6nAnQvd8T8
b) Organize a turma em grupos e distribua, pelo menos, uma propaganda para cada equipe, solicitando que façam a leitura do texto que receberam.
c) Em seguida, o professor propõe uma discussão sobre o material, a partir das questões:
- Que texto é esse?
- Como sabem que é uma propaganda?
- Para que são produzidas as propagandas?
-Como é a linguagem do texto de uma propaganda?
- Onde circulam os textos de propaganda?
- Quais os recursos utilizados nas propagandas para que ela convença o consumidor a adquirir o produto que está sendo divulgado?
d) Após a discussão anterior e com o objetivo de explorar um pouco mais o assunto, o professor apresenta a propaganda abaixo, solicitando que os alunos leiam e observem bem os detalhes que ela apresenta.
Propaganda da Loreal. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_5JhAqx3-Drk/SefH_BuIh6I/AAAAAAAAAIM/axC28ZP-ZgA/s320/loreal.JPG
a) Com o objetivo de explorar o texto, o professor propõe a discussão a partir das questões:
- A quem a propaganda se destina?
- A escolha da modelo faz diferença nesta propaganda?
- Que informações sobre o produto, podem convencer o leitor a comprar o produto?
- A propaganda está presente em revistas como Caras, Contigo, entre outras. Que público essa propaganda pretende atingir?
- Desta forma, a propaganda atingirá seus objetivos?
- Como você imagina que essa propaganda seria apresentada na televisão? E no rádio?
OBS: Caso o professor queira, essas perguntas e suas respostas, poderão ser copiadas no caderno.
b) O professor solicita que os alunos manifestem situações onde adquiriram um produto a partir da propaganda que leram ou viram na televisão, dizendo quais foram os elementos que os convenceram a comprar o referido produto ou serviço.
OBS: Nesse momento é importante promover uma discussão sobre os perigos do excesso de consumo.
c) Para a realização da próxima atividade, o professor solicita que os alunos tragam para a sala, revistas e jornais.
2ª atividade:
a) Divididos em grupo, o professor pedirá para os alunos pesquisarem em revistas ou jornais exemplos de propagandas. Os grupos deverão recortar a propaganda da revista. Em seguida, o professor deverá orientá-los para que recortem em três pedaços o produto ou a imagem posta na propaganda.
b) O educador informará aos grupos que os pedaços da imagem da propaganda deverão ser apresentados aos poucos, indagando a turma do que se trata.
- Assim, os grupos deverão socializar a atividade, levantando as hipóteses do grupo sobre a imagem da propaganda escondida. Por fim, o grupo deverá exibir o nome do produto.
c) Após a apresentação de todos os grupos o professor propõe uma discussão a partir da questão:
- Que elementos favoreceram o reconhecimento do produto apresentado pelos grupos?
- De que conhecimentos cada um de vocês utilizou para descobrir o produto?
3ª atividade:
a) Ainda com a turma em grupos e utilizando as revistas, o professor propõe que a equipe selecione uma propaganda e solicita que faça a leitura da mesma e em seguida, respondam, por escrito, as questões:
— De qual revista você selecionou o texto?
— A quem a propaganda se destina?
— Por que você a escolheu? Que efeitos ela causou em você?
— Que informações aparecem explícitas? Por que estão explícitas?
— O que está implícito? Por que está implícito?
— Que conhecimentos anteriores você usou para compreender a propaganda?
— Você acha que a propaganda pode atingir o objetivo de divulgar o produto que ela apresenta?
4ª atividade:
a) Após o trabalho de exploração do gênero propaganda, o professor poderá indagar os alunos se os mesmos têm interesse em vender algum produto ou anunciar seus serviços (para o caso dos autônomos). Ainda que haja alunos que não tenham esse interesse, é possível estimulá-los a anunciarem objetos que não queiram mais.
b) Para a realização da proposta anterior, o professor deverá apresentar para os alunos modelos de classificados que trazem diferentes anúncios (tanto de produtos, como de serviços), solicitando a leitura dos mesmos. Sugere-se o seguinte exemplo:
FORD ECOSPORT XLT 1.6 FLEX COMPLETO 5V
FORD ECOSPORT , modelo 2007, com 90.000 quilômetros, Prata, Gasolina e Álcool. Banco de couro, Direção Hidráulica, Ar condicionado, Ar quente, Rodas de Liga, Sem riscos, Sem retoques na pintura, Rádio com CDMP3, Insulfilm, Vidros elétricos, Alarme, Trava Elétrica.. Preço: R$ 33.000
Técnico em telecomunicações
Sou técnico em telecomunicações e em adaptações especiais de veículos militares, CNH B , veículo próprio. Me ofereço para trabalhos neste e em outros setores da segurança eletrônica. Salário mínimo de R$800 e máximo de R$1.200
http://www.balcao.com/anuncio-empregos-tecnico_em_telecomunicaçoes-minas_gerais-det-3893416.aspx
c) Após a leitura dos textos, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
- Que texto é esse?
- Como sabem que é um anúncio?
- Para que são produzidos os anúncios ou classificados?
-Como é a linguagem do texto de um anúncio?
- Onde circulam os textos dos anúncios?
- Quais os recursos utilizados nos anúncios para que ele alcance o seu objetivo, ou seja, a venda de um produto ou serviço?
- Você acha que esses dois anúncios venderão os produtos e serviços que eles oferecem? Por que?
d) A partir dos modelos apresentados e estudados, o professor propõe que os alunos produzam seus próprios anúncios (seja de produtos ou serviços) com o objetivo de publicá-los no site do Balcão, no endereço abaixo: http://www.balcao.com/
e) Após a escrita dos anúncios, o professor propõe uma correção coletiva dos mesmos. Nesse momento o professor pode trabalhar com os problemas mais comuns de escrita.
f) Em seguida, o professor levará os alunos para a sala de informática com o objetivo de que eles mesmos possam digitar e publicar os anúncios criados. Caso não haja esse recurso, sugerimos que o professor digite e publique os anúncios para os alunos, levando-os impressos para sala de aula, além de colocá-los nos murais da escola.
Definição de Propaganda
Fonte: Wikipédia
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima. Para maiores informações sobre o gênero propaganda consultar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá verificar se os alunos compreenderam a forma composicional, características e função social dos gêneros propaganda e classificados, sobretudo, durante as produções textuais, nas quais o aluno vai experimentar a escrita de um texto com o objetivo de divulgar um produto que queira vender para um leitor real.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!