01/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno desenvolverá habilidades escritas referentes a algumas regras básicas de pontuação e ortografia da Língua Inglesa, bem como entender que algumas destas regras se baseiam no componente fonológico (pronúncia) das palavras.
AULA 1
Motivação
No laboratório de Informática
Pergunte aos alunos o que acontece quando, ao digitar um texto, a tecla Caps Lock é pressionada. (R: o texto passa a ser digitado em letra maiúscula)
Comente que Caps é uma abreviação para Capitals (= maiúsculas)
Em seguida, escreva no quadro a seguinte frase (contendo erros):
last friday michael traveled do portugal, but he can't speak portuguese
Leia a frase para a turma e diga que ela está sintaticamente (gramaticalmente) correta, mas contém alguns erros de ortografia. Comente que nela estão faltando letras maiúsculas em algumas das palavras. Pergunte: Quantas letras maiúsculas estão faltando? (R: 5 )
Dê tempo para que eles possam as identificar. Corrija a frase com toda a turma, explicitando por que as letras maiúsculas devem ser empregadas.
Last Friday Michael traveled to Portugal but he can't speak Portuguese.
Last: início de frase
Friday: dia da semana
Michael: nome próprio
Portugal: nome de país
Portuguese: nome de língua (também, nacionalidade)
Comente, também, sobre a falta de pontuação adequada na primeira frase (ausência do ponto final).
Agora, escreva no quadro as seguintes frases e peça que, em duplas, os alunos indiquem a pontuação correta para cada uma delas reescrevendo-as em seus cadernos. Eles devem escolher entre exclamation mark ( ! ), question mark ( ? ), period/full stop ( . ) e quotation marks ( " " ), além das letras maiúsculas (capital letters)
Para mais informações sobre regras de pontuação, acesse: http://www.grammarbook.com/english_rules.asp (acesso em 13/06/10)
Corrija a atividade chamando atenção para as regras correspondentes.
Em seguida, os alunos vão jogar um online game. Para tal, devem acessar: http://www.bbc.co.uk/schools/ks1bitesize/literacy/punctuation/index.shtml (acesso em 13/06/10)
Figura 1: Punctuation game
Os alunos devem iniciar o jogo a partir do nível de dificuldade médio e avançar até os dois próximos níveis enquanto acertam as questões.
Proponha que, quando no jogo houver uma pergunta, eles devem respondê-la em seus cadernos.
Obs: caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, acesse:
AULA 2
Nesta aula vamos discutir sobre as regras que regem a duplicação de consoantes.
Primeiramente, escreva no quadro as seguintes palavras, divididas em duas colunas, e peça que os alunos as associem. Basicamente, eles deverão dizer se a palavra se encontra nas formas comparativa, superlativa, do passado ou gerúndio.
tallest, stopped, bigger, swimming, hotter, putting, robbed, thinnest
Em seguida, peça que isolem as palavras da segunda coluna em suas formas originais (sem a presença do sufixo). Eles devem obter:
tall, stop, big, swim, hot, put, rob, thin
Explique, então, que as palavras acima tiveram sua última consoante dobrada antes de receberem os sufixos correspondentes às formas comparativa, superlativa, do passado e gerúndio. Isso, pois dobramos a última consoante de uma palavra quando, nos casos citados, a palavra termina em (ou consiste de) consoante + vogal + consoante. Lembre-os que esta regra pode ser informalmente chamada de 'regra do sanduíche', onde as consoantes formam um sanduíche com a vogal.
Em seguida, escreva no quadro:
listen, develop, gallop, suffer, limit, visit, open
Pronuncie as palavras e peça que os alunos as repitam com você. Então, pergunte: Quais dessas palavras têm a última sílaba como tônica? (R: nenhuma delas).
Comente que palavras como estas têm terminação consoante + vogal + consoante, mas não dobramos a última consoante ao aplicarmos a elas algum tipo de sufixação, pois só dobramos a última consoante das palavras que são oxítonas (ou seja, cuja última sílaba é tônica).
Peça que os alunos transformem os verbos acima para as formas passada e contínua. Eles obterão: listened/listening, developed/developing, galloped/galloping, suffered/suffering, limited/limiting, visited/visiting, opened/opening. Chame atenção para a ausência de duplicação da última consoante.
Em seguida, os alunos vão acessar o seguinte site: http://www.missmaggie.org/scholastic/fishemup2_eng_launcher.html (acesso em 13/06/10)
Figura 2: Spelling Game
Ao acessar o site, os alunos terão duas opções de jogos. Eles devem escolher o 'double or not'. Para conseguirem pegar uma palavra, é necessário que deem duplo clique na vara de pescar. O jogo dirá se fizeram, ou não, a escolha certa.
Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima para seus alunos uma atividade alternativa, disponível em:
http://www.uottawa.ca/academic/arts/writcent/hypergrammar/rvdoubl.html?print=true (acesso em 13/06/10)
Se houver tempo, peça que os alunos olhem em um dicionário as palavras desconhecidas e escrevam um exemplo com cada.
AULA 3
Nesta aula vamos discutir os casos em que o 'y' deve ser, ou não, trocado pelo 'i' em palavras que recebem sufixação.
Para mais informações sobre o assunto, acesse: http://donnayoung.org/english/spelling/end-y.htm (acesso em 13/06/10)
Primeiro caso: ing
Explique que palavras terminadas em y não o perdem quando adicionamos a ela o ing.
Escreva alguns exemplos no quadro:
Agora, em duplas, os alunos devem fazer frases no presente contínuo usando os seguintes verbos: study, pray, play, destroy e fly. As frases devem começar, preferencialmente, com o pronome pessoal I (I am ou I am not) e devem terminar com now.
Após terminarem as frases, os alunos devem fazer perguntas uns aos outros usando os exemplos criados por eles. Assim, devem perguntar "Are you ...ing now?". Em seguida, devem perguntar "Who/What is ...ing now?"
Dando sequência, falaremos do segundo caso: Plurais de substantivos e verbos na terceira pessoa do singular terminados em y precedido de consoante.
Nestes casos, o y é trocado por i+es
Escreva alguns exemplos no quadro:
Chame atenção para o y precedido de vogal. Neste caso, somente acrescentamos o s.
Exemplos:
Em seguida, escreva uma lista de frases no quadro e peça que os alunos as corrijam ortograficamente.
Por último, comente que a letra Y geralmente é substituída pelo i em palavras que recebem algum tipo de sufixação e têm o Y precedido de consoante.
Escreva alguns exemplos no quadro:
Na sequência, os alunos vão acessar o mesmo site da aula anterior: http://www.missmaggie.org/scholastic/fishemup2_eng_launcher.html (acesso em 13/06/10)
Porém, desta vez, vão clicar na opção de jogo 'Change the Y?' Deixe que seus alunos pratiquem bastante, clicando em try again ao final do jogo.
Dicionário Inglês-Inglês com pronúncia (Merriam Webster): http://www.merriam-webster.com
Dicionário Inglês-Português (Michaelis): http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
Proponha para os alunos o jogo "Spelling Bee" (em português, Soletrando).Este jogo tornou-se mais popular depois que o apresentador Luciano Huck o incorporou a seu programa aos sábados a tarde pela Rede Globo.
Escolha palavras que estejam ligadas aos tópicos trabalhados nestas aulas. Os alunos deverão soletrá-las corretamente ficando atentos para os casos onde há duplicação da consoante final ou omissão, ou não, da letra Y em palavras sufixadas.
Para regras do jogo, em inglês, acesse: http://www.cesa11.k12.wi.us/services/spellingbee/rules.pdf (acesso em 13/06/10)
Para regras do jogo Caldeirão do Huck (você pode se basear nestas regras para criar as da sua turma), acesse:
http://caldeiraodohuck.globo.com/Caldeirao/upload/dicas_seletivas_2009.pdf (acesso em 13/06/10)
Para um vídeo ilustrativo do jogo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=gJSlYSzqksU&NR=1 (acesso em 13/06/10)
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