Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A notícia televisiva e radiofônica: um gesto de leitura

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Assistir e interpretar notícia televisiva.

Ouvir e analisar a notícia radiofônica.

Identificar a composição estrutural do gênero notícia.

Analisar os recursos sonoros e visuais usados nos jornais televisivos.

Identificar os recursos sonoros usados na notícia radiofônica.

Produzir uma notícia e apresentá-la por meio de um jornal falado.

Exercitar a escuta e a oralidade.

Assistir aos jornais na web.

Ouvir programas de rádio na web.

Duração das atividades
seis aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser capaz de:

localizar informações no texto;

fazer no mínimo inferências simples;

saber o que é uma notícia;

saber usar a internet.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Laboratório de informática

Em dupla

Professor, para introduzir (ou revisar) os conhecimentos sobre a estrutura do gênero notícia oriente seus alunos a leitura do site:

  http://www.brasilescola.com/redacao/o-jornal-noticia.htm 

Peça a eles que  anotem no caderno os principais elementos que compõem o gênero notícia, em especial a notícia televisiva.

Faça a correção, verificando se os alunos compreenderam os elementos estruturais da notícia.

Atividade 2 - laboratório de informática

Em dupla

Oriente seus alunos a acessarem os endereços abaixo para assistirem ao vídeo do jornal.

http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml#video_86491 

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1308180-7823-BRASILIA+TEM+PRIMEIRO+BANCO+GENETICO+DE+MAMIFEROS+SILVESTRES+DA+AMERICA+LATINA,00.html

  Obs.: Professor, incentive seus alunos a acessar outros assuntos dos jornais assistidos, pois assim eles terão a oportunidade de se informarem sobre os acontecimentos nacionais. É interessante também que eles saibam que, por meio da internet, eles podem acessar os programas de TV de outras datas, para fins de pesquisa.

Em seguida, eles discutem as questões abaixo, anotando no caderno as conclusões do grupo:

  • tipo de música de abertura do jornal;
  • a entonação de voz do locutor para anunciar as manchetes;
  • a postura do/a locutor/a;
  • os recursos visuais (imagens) usados;
  • os recursos sonoros;
  • o cenário onde acontece o jornal.  

Peça também que transcrevam uma notícia ouvida para o caderno.

Atividade 3

Socialização das atividades: professor, peça aos alunos que leiam as notícias transcritas para o caderno, verificando se a notícia escolhida possibilita responder as seguintes questões:

1- O que aconteceu?

2- Quando e onde os fatos ocorreram?

3- Quais foram as pessoas envolvidas?

4- Quais as causas e em consequências provocadas em função desse acontecimento.

Na correção do exercício, verifique se os alunos foram capazes de identificar os elementos estruturais da notícia transcrita, a partir das respostas dadas às perguntas.

Atividade 4 -Produção de texto: jornal falado

Grupos de 4 ou 5 alunos

Orientar os alunos para que produzam uma notícia com base em fatos ocorridos na escola, na cidade ou do bairro onde moram.

Professor, sugira aos alunos que apresentem as notícias produzidas por meio de um jornal falado. Eles devem fazer uma preparação prévia, atentando para o tom de voz, a entonação das palavra e frases, os gestos e a expressão oral das manchetes e notícias. Incentive-os a usar uma música de abertura do jornal como é feito nos jornais televisivos. É fundamental a orientação do professor nesta atividade.Se possível, crie um vídeo dos trabalhos para a turma assistir e avaliar seu desempenho.

Atividade 5 - Apresentação do jornal falado pelos grupos, no tempo combinado para cada grupo.

Recursos Complementares

Sugestão de atividade com a notícia radiofônica.

O desenvolvimento das atividades com a notícia radiofônica poderá ser o mesmo. Oriente seus alunos a ouvir uma notícia pelo rádio da cidade onde moram. Peça a eles que ouçam a notícia, atentos aos recursos sonoros, ao tom de voz do locutor e à entonação das palavras e frases. Em seguida, eles devem anotar no caderno suas observações e a notícia ouvida.Se possível, motive-os a gravá-la para, em sala de aula, socializar com a turma. A partir disso, estabeleça um paralelo comparativo entre as notícias veiculadas pela mídia televisiva e a radiofônica.

Professor, oriente seus alunos a acessar os endereços abaixo para ouvirem programas de rádio feitos por alunos. A partir da audição dos programas discuta com eles a possibilidade de também criar um programa de rádio na web.

http://radionista.podomatic.com/ 

http://caicmariano.podomatic.com/player/web/2006-12-12T09_57_47-08_00 

Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:

  • participação e envolvimento nas atividades;
  •  identificação dos elementos estruturais do gênero notícia, sua função comunicativa e seu contexto de uso.
  • produção de notícia e apresentação de um jornal falado;
  • análise comparativa entre a notícia veicula na TV e no rádio;
  • percepção dos recursos usados nas diferentes mídas: tv e rádio.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.