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Há imparcialidade na notícia?

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 ler e interpretar uma notíca a partir do seu contexto de enunciação;         

 reconhecer a estrutura do gênero notícia;    

 verificar se no gênero notícia existem marcas lingüísticas que denunciam, ou não, a imparcialidade do autor em relação ao fato narrado;

 fazer análise comparativa entre dois gêneros textuais semelhantes; 

fazer descrição a partir da leitura de uma imagem.

Duração das atividades
três aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de ler textos de média complexidade lexical.

Localizar informações no texto.

Fazer no mínimo inferências simples.

Saber o que é uma notícia.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Leitura da imagem

Turma em círculo

Professor, para introduzir o tema da aula, exiba em datashow a imagem do selo da copa abaixo e oriente os alunos a descrevê-la oralmente, a partir das perguntas:

A) Vocês saberiam dizer o que representa esta imagem?

B) Que elementos a compõem?

C)Quais países eles representam?

D) Que bandeiras estão estampadas ao fundo da imagem? O que isso pode representar?

E) Que descrição podemos fazer do que está no meio da imagem?

F) O que representa a frase: "Brasil,2010 - R$ 2,55"? A partir desta informação, o que podemos deduzir desta  imagem?

Fonte: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2010/selos2010_12.cfm 

Acesso: 18/06/2010

Atividade 2 - Exibição da notícia em datashow e leitura oral

Correios lançam selo postal da Copa do Mundo-2010

 DE SÃO PAULO Publicidade   

Os Correios lançaram o selo postal da Copa do Mundo-2010. O selo é uma criação de Alan Magalhães e mostra, ao centro, imagens parciais da América do Sul e da África, com os mapas do Brasil e da África do Sul cobertas por suas respectivas bandeiras nacionais. Na faixa que circunda o selo, as bandeiras nacionais das demais nações que participam da Copa do Mundo 2010 e o desenho estilizado de dois jogadores. Essas imagens estão sobrepostas às bandeiras do Brasil e da África do Sul. Reprodução O selo da Copa de 2010 ·        

Especial Copa do Mundo O primeiro selo postal dos Correios sobre a Copa do Mundo foi lançado em 1950, quando a competição foi realizada no Brasil. O selo "Copa do Mundo 2010 - África do Sul" tem tiragem de 350 mil exemplares e valor facial de R$ 2,55 e pode ser adquirido pela loja virtual dos Correios (www.correios.com.br) ou pela agência de vendas a distância   centralvendas@correios.com.br.  (Fonte: Folha.com 18/06/2010 - 12h)  

Após a leitura, promova a seguinte reflexão com os alunos: 

1- Como a notícia descreve o selo postal da Copa do Mundo -2010? (Pontue os elementos descritivos presentes no texto.)

2- No segundo parágrafo, que informações sobre a criação e aquisição do selo a notícia fornece ao leitor ?

3- Podemos dizer que o texto da notícia é predominante informativo, ou seja, retrata apenas dados descritivos sobre o selo, ou existem palavras ou passagens que mostram a opinião ou posição do redator da notícia?  Pedir aos alunos que justifquem as suas respostas, mostrando no textos pistas linguisticas de que o autor da notícia foi imparcial ou não.

Obs.: Professor, o trabalho oral é importante porque é uma oportunidade para o aluno exercitar a orialidade e também uma estratégia para desinibir os tímidos. Por outro lado, poderá gerar dispersão de alguns alunos, o que prejudica o objetivo do exercício. Por isso, é interessante o professor ficar atento à participação da turma. Se considerar que o aproveitamento dos alunos será melhor, a análise do texto poderá ser feitam, primeiramente, em grupo, que anotará no caderno as respostas para depois discuti-las no grupo maior.

Atividade 3 - grupos de 4 alunos

Oriente os alunos para que sintetizem, no caderno, os elementos que compõem a estrutura da notícia lida, a partir das perguntas:

A) Que fato é narrado?

B) Onde e quando ocorre o fato?

C) Quais são as causas do fato?

D) Quem são as pessoas envolvidas?

E) Há depoimentos na notícia?

Após esta atividade, o professor corrige a atividade, verificando se a turma percebeu a estrutura da notícia.

Obs.: professor, distribua cópias desta notícia para os alunos para que colem no caderno. Eles vão precisar para fazer uma análise comparativa com a notícia que se segue.

Atividade 4 - grupo de 4 alunos

Leitura da notícia

ÁRVORES PODADAS EM SÃO PAULO SÃO QUEIMADAS IRREGULARMENTE

CRISTINA MORENO DE CASTRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

15/06/2010-08h09

 Madeira acumulada em lote em SP, onde caminhões da prefeitura descarregam galhos para queimar

Pelo menos uma vez por semana, há mais de um ano, um caminhão com o logotipo da Prefeitura de São Paulo despeja irregularmente galhos de árvores podadas em um terreno particular na região do Butantã (zona oeste). Em seguida, a lenha é serrada, empilhada e queimada, às vezes por vários dias seguidos, liberando fumaça que, segundo a vizinhança, já causou problemas respiratórios em várias famílias.

 De acordo com a gestão Kassab, que diz desconhecer o despejo, a regra é que os galhos de árvores podadas sejam levados para um aterro em Guarulhos (Grande SP). O despejo no terreno, porém, foi testemunhado por vários moradores e confirmado à "Folha" pela mulher do caseiro do lote. Uma moradora também mostrou à reportagem um e-mail com assinatura da Polícia Militar Ambiental. Segundo a mensagem, "trata-se de um terreno particular, onde são descartadas pela Prefeitura de São Paulo árvores e galhos decorrentes de quedas, desabamentos e podas efetuadas pela Secretaria de Obras da referida prefeitura". Procurada pela reportagem, a polícia não se manifestou sobre o problema. Moradores dizem que procuram vários órgãos do poder público há meses, mas apenas a polícia ambiental respondeu.

 Em todo o condomínio Jardim Amaralina, vizinho ao terreno, moram 600 famílias. Ao menos seis delas relatam que alguém na casa tem bronquite, rinite ou problemas alérgicos, geralmente as crianças. De acordo com o pneumologista Marcos Arbex, a fumaça pode ser a causa desses problemas de saúde e afetar mesmo quem não desenvolveu as doenças. É o caso da secretária Maria Fernanda Nóbrega, 32, grávida de três meses. "Acordo várias vezes à noite precisando respirar de novo", diz. Seu vizinho Paulo de Castro, 46, tem um filho de um ano e sete meses com bronquite e que, durante um bom tempo, precisou de inalador.

A reportagem esteve no bairro na última sexta-feira e viu troncos empilhados. Uma mulher que se identificou como Gislene afirmou que seu marido, o caseiro do terreno, recebe a madeira da prefeitura e a transforma em lenha para vender para pizzarias. "É árvore de poda", diz Gislene. Discordando dos moradores do bairro, que dizem que a última queimada foi no dia 7, ela diz que "tem mais de um mês que eles [os caminhões da prefeitura] não vêm" e que ali se queimam mais as folhas das árvores.

Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/751114-arvores-podadas-em-sao-paulo-sao-queimadas-irregularmente.shtml 

Acessado em:15/06/2010-08h09

Oriente os alunos para discutirem a notícia, a partir do roteiro do  leitura abaixo. Peça a eles que anotem as conclusões no caderno.

1- Que fato aconteceu?

2- Quem são as pessoas envolvidas?

3- Quando e onde aconteceu?

4- Como aconteceu o fato?

6- Por que aconteceu? (causas do fato)

7- Há depoimentos na notícia?

8- De quem são?

9- E por que foram usadas as aspas nestes depoimentos? E que importância tem estes depoimentos para a composição da notícia?

10- Podemos verificar que nesta notícia o redator emite opinião sobre o fato narrado? Se sim, que palavras ou expressões expressam a posição do redator.

11- Além de relatar o fato, podemos dizer que esta notícia faz também uma denúncia? Como isso é expressado no texto?

12- Compare esta notícia com a 1ª (Correios lançam selo postal da Copa do Mundo-2010). Em que são diferentes no que se refere ao modo como o fato e relatado.

13) O que se pode concluir sobre a notícia: ela apenas relata o fato narrado, da forma como ele acontece, ou há notícias em que o leitor poderá verificar que o seu redator toma posição em relação ao fato narrado?

Atividade 4 - turma em círculo

A turma socializa as discussões.

Professor, o objetivo desta atividade é proceder a uma análise reflexiva da notícia, mostrando aos alunos que por meio das pistas do texto podemos verificar que em determinadas notícias o redator não é imparcial diante dos fatos narrados. O 2º texto mostra muito bem isso, por meio da opção do redator de acrescentar depoimentos; informar os responsáveis pelas consequências do fato; usar palavras e expressões tipo: "caminhão com o logotipo da Prefeitura de São Paulo despeja irregularmente galhos de árvores podadas em um terreno particular na região do Butantã (zona oeste)."; "Procurada pela reportagem, a polícia não se manifestou sobre o problema. Moradores dizem que procuram vários órgãos do poder público há meses, mas apenas a polícia ambiental respondeu.".

Enfim,a leitura de um texto não pode ser apenas do que está superfície do texto, é preciso também que o professor mostrar aos alunos que há um discurso ideológico permeando o gênero textual, sendo, por isso, um formador de opinião.

Recursos Complementares

Sugestão de bibliografia para o professor, para o ensino do gênero jornalístico:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8585725656&sid=91510016712727414002522367 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades. O professor verificará principalmente se eles foram capazes de identificar os elementos estruturais do gênero notícia, sua função comunicativa e seu contexto de uso e, ainda, terem conseguido perceber que os recursos linguisticos utilizados por quem escreve podem revelar o seu ponto de vista sobre o fato narrado. A avaliação também poderá ser quantitativa, sendo avaliados prioritariamente os conhecimentos aprendidos sobre os elementos constitutivos da notícia e o discurso nela veiculado.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Rafael Cabreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná , Paraná - disse:
    r_gui15@hotmail.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    É ótimo esse tipo de atividade, pois faz com que o aluno entre em contato com uma notícia do seu cotidiano, com um jornal de circulação nacional, ou seja, faz com que o aluno saia do seu "ambiente de variedade linguística" e possa permear outros.


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