Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA DE CADA UM

 

22/07/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Construir a noção de identidade e desenvolver a capacidade de autoconhecimento;
  • Reconhecer as diferenças e semelhanças existentes entre si e outro, respeitando as diferenças que caracterizam os indivíduos;
  • Desenvolver a noção de identidade civil;
  • Compreender os elementos básicos de identidade pessoal e das relações de parentesco.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Conhecendo o documento da Certidão de Nascimento. 

Antes de acontecer esse momento da aula, o professor deverá solicitar a cada família uma cópia do documento da Certidão de Nascimento.

Depois de ter todas as cópias dos documentos em mãos, o professor reunirá o grupo de crianças e apresentará os seus documentos, entregando-os. Ao entregar, o professor deverá solicitar que cada criança leia esse documento e perceba as informações que nele contém.

Após esse momento o docente abre uma discussão com a turma pedindo que cada criança apresente uma informação que percebeu no documento. A cada informação que o professor for recebendo dos seus alunos ele deverá registrá-la através de uma lista escrevendo-a em um cartaz.

É importante que o professor confronte as informações apresentadas pelos seus alunos, fazendo com que eles percebam que algumas informações que são apresentadas no documento de um aluno, poderá ser a mesma informação no documento de outro, ou não.

O professor também poderá apresentar para a turma a campanha do governo federal sobre a certidão de nascimento, essa campanha é apresentada no seguinte site:

http://certidaodenascimento.gov.br/wordpress/  

Imagens da campanha:

2º MOMENTO – Investigando a origem de meu nome. 

Nesse momento o professor reúne o grupo de crianças e lança a discussão da origem do nome de cada um, perguntando se as crianças sabem por que tem esse nome. Depois o professor lança uma pesquisa para casa solicitando de seus alunos a investigação da origem dos seus nomes.

Ao trazerem essas investigações o professor solicita que cada criança leia (ou quando a criança ainda não consegue ler, o professor ou um aluno que já ler poderá ler para ele) para toda a turma.

3º MOMENTO – Construindo a árvore genealógica.  

O professor inicia esse momento da aula questionando o grupo se os mesmos sabem o que é árvore genealógica. Diante das respostas o mesmo apresenta alguns materiais que falem sobre o que é árvore genealógica. Nessa hora ele poderá: ler o material para a turma ou trazer uma cópia ou  um resumo desse material para cada aluno ou até mesmo dividir o matéria entre a turma e escolher alguns alunos para ler.

Depois dessa apresentação o professor deverá sugerir que cada criança preencha a sua árvore genealógica, diante das informações que os mesmos trazem em seus documentos da Certidão de Nascimento (que no caso irá até os seus avós) e levarão para pesquisarem em casa o nome de seus bisavós.

Sugestão de árvore genealógica, retidada do site: http://www.smartkids.com.br/conteudo/passatempos/familia/arvore.gif  .

4º MOMENTO – Construindo a sua linha do tempo.

Nesse momento o professor inicia a aula lançando para a turma o que os mesmos entendem por linha do tempo. E percebe o que as crianças, através de suas falas, apresentaram sobre. Depois dessa conversa o professor pode trazer exemplos de linhas do tempo para que as crianças visualizem.

Em um outro momento o professor sugere que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, os acontecimentos mais marcantes que aconteceram em suas vidas juntamente com as suas datas.

Depois de ter esse material em mãos, o professor sugere que cada criança construa a sua linha do tempo. É importante que a construção das linhas aconteçam respeitando os espaços entre um ano e outro(os espaços precisam ser do mesmo tamanho).

Depois de construídas, as linhas poderão ser analisadas, pelas crianças. O professor poderá também sugerir que as crianças percebam os fatos importantes que aconteceram no Brasil ou no Mundo nos períodos apresentados nas linhas do tempo das crianças, podendo assim, trazer para os mesmos a visualização que ao mesmo tempo que acontecia algo importante na vida dessas crianças, acontecia também no mundo algum fato importante.

Observação:

Os trabalhos produzidos durante essas aulas poderão ser apresentados, através de uma exposição, para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugerimos o seguintes link que aborda a temática apresentada:

Informações sobre árvore genealógica:

http://www.meusparentes.com.br/centro-de-informacoes/a-arvore-genealogica  

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram da construção do conceito da noção de identidade;
  • Conseguiram reconhecer as diferenças e semelhanças entre si e os outros;
  • Participaram da construção da árvore genealógica;
  • Participaram da construção da linha do tempo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • claudia, E.M Ruy Lage , Minas Gerais - disse:
    claudinha323@gmail.com

    19/03/2015

    Cinco estrelas

    na escola de minha filha estaõ aplicando exatamente este conteúdo... muito interessante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.