22/07/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
1° MOMENTO – Conhecendo o documento da Certidão de Nascimento.
Antes de acontecer esse momento da aula, o professor deverá solicitar a cada família uma cópia do documento da Certidão de Nascimento.
Depois de ter todas as cópias dos documentos em mãos, o professor reunirá o grupo de crianças e apresentará os seus documentos, entregando-os. Ao entregar, o professor deverá solicitar que cada criança leia esse documento e perceba as informações que nele contém.
Após esse momento o docente abre uma discussão com a turma pedindo que cada criança apresente uma informação que percebeu no documento. A cada informação que o professor for recebendo dos seus alunos ele deverá registrá-la através de uma lista escrevendo-a em um cartaz.
É importante que o professor confronte as informações apresentadas pelos seus alunos, fazendo com que eles percebam que algumas informações que são apresentadas no documento de um aluno, poderá ser a mesma informação no documento de outro, ou não.
O professor também poderá apresentar para a turma a campanha do governo federal sobre a certidão de nascimento, essa campanha é apresentada no seguinte site:
http://certidaodenascimento.gov.br/wordpress/
Imagens da campanha:
2º MOMENTO – Investigando a origem de meu nome.
Nesse momento o professor reúne o grupo de crianças e lança a discussão da origem do nome de cada um, perguntando se as crianças sabem por que tem esse nome. Depois o professor lança uma pesquisa para casa solicitando de seus alunos a investigação da origem dos seus nomes.
Ao trazerem essas investigações o professor solicita que cada criança leia (ou quando a criança ainda não consegue ler, o professor ou um aluno que já ler poderá ler para ele) para toda a turma.
3º MOMENTO – Construindo a árvore genealógica.
O professor inicia esse momento da aula questionando o grupo se os mesmos sabem o que é árvore genealógica. Diante das respostas o mesmo apresenta alguns materiais que falem sobre o que é árvore genealógica. Nessa hora ele poderá: ler o material para a turma ou trazer uma cópia ou um resumo desse material para cada aluno ou até mesmo dividir o matéria entre a turma e escolher alguns alunos para ler.
Depois dessa apresentação o professor deverá sugerir que cada criança preencha a sua árvore genealógica, diante das informações que os mesmos trazem em seus documentos da Certidão de Nascimento (que no caso irá até os seus avós) e levarão para pesquisarem em casa o nome de seus bisavós.
Sugestão de árvore genealógica, retidada do site: http://www.smartkids.com.br/conteudo/passatempos/familia/arvore.gif .
4º MOMENTO – Construindo a sua linha do tempo.
Nesse momento o professor inicia a aula lançando para a turma o que os mesmos entendem por linha do tempo. E percebe o que as crianças, através de suas falas, apresentaram sobre. Depois dessa conversa o professor pode trazer exemplos de linhas do tempo para que as crianças visualizem.
Em um outro momento o professor sugere que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, os acontecimentos mais marcantes que aconteceram em suas vidas juntamente com as suas datas.
Depois de ter esse material em mãos, o professor sugere que cada criança construa a sua linha do tempo. É importante que a construção das linhas aconteçam respeitando os espaços entre um ano e outro(os espaços precisam ser do mesmo tamanho).
Depois de construídas, as linhas poderão ser analisadas, pelas crianças. O professor poderá também sugerir que as crianças percebam os fatos importantes que aconteceram no Brasil ou no Mundo nos períodos apresentados nas linhas do tempo das crianças, podendo assim, trazer para os mesmos a visualização que ao mesmo tempo que acontecia algo importante na vida dessas crianças, acontecia também no mundo algum fato importante.
Observação:
Os trabalhos produzidos durante essas aulas poderão ser apresentados, através de uma exposição, para toda a comunidade escolar.
Sugerimos o seguintes link que aborda a temática apresentada:
Informações sobre árvore genealógica:
http://www.meusparentes.com.br/centro-de-informacoes/a-arvore-genealogica
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2015
Cinco estrelasna escola de minha filha estaõ aplicando exatamente este conteúdo... muito interessante.