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Práticas de leitura e produção textual: trabalhando com Revistas Globo Rural, Caras e Superinteressante

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler criticamente as três de revistas apresentadas;
  • Diferenciar a proposta de cada revista e mapear essas diferenças, tendo em mente o público que pretendem atingir;
  • Observar os produtos que são anunciados (merchandising) nas revistas, geralmente diretamente ligados ao interesse do público leitor de cada uma;
  • Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos, para a realização dessa atividade, saibam o significado da expressão "manchete", que será utilizada na aula. Explique que manchete é o título principal de uma reportagem de jornal ou de revista.

É também necessário que os alunos saibam em que consiste um editorial, uma das partes que constitui a revista. Na aula do Portal do Professor Um editorial: um recurso jornalístico de opinião, portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?id=61617 - acesso em 16/06/2010 - há definições e exemplos para que você possa mostrar aos alunos. 

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Professor, para dar início a essa aula, pergunte aos seus alunos o que eles têm costume de ler. Você pode anotar no quadro de giz as respostas, por mais variadas que elas sejam. Ao final, observe quantos alunos na sala disseram que costumam ler revistas. Então, investigue entre esses alunos quais as revistas eles têm o hábito de ler. Registre também essa informação no quadro.

Agora, professor, diga aos alunos que nessa aula vocês conhecerão um pouco mais sobre revistas. Explique que elas são publicações periódicas com temática informativa, jornalísticas ou de entretenimento. Existem também as revistas em quadrinhos, mas que não serão alvo dessas aulas. É bom que os alunos saibam que as virtudes jornalísticas, independentemente do tipo de veículo, são as mesmas: independência, veracidade, objetividade, honestidade, imparcialidade, exatidão e credibilidade. Portanto, essas deverão ser marcas que eles provavelmente encontrarão nas revistas que vão analisar.

Dentre as revistas que se destacam no contexto nacional, as que serão objeto de estudo para que os alunos possam conhecer melhor esse suporte escrito serão as informativas Globo Rural e Super Interessante e a de entretenimento Caras. Elas foram escolhidas por terem características bem particulares e um público alvo bem diferenciado. Leve alguns exemplares dessas revistas para a sala de aula. Seria interessante que cada aluno ficasse com pelo menos uma revista. Então, escolha uma delas e a exponha no data-show para que sirva para demonstrar características comuns a todas elas.

A partir desse momento da aula os alunos deverão intervir, sugerir e fazer inferências o tempo todo. Você deverá ser apenas o mediador das discussões e deve registrar tudo o que for mencionado no quadro de giz.

Comece a análise pela capa. É importante que eles percebam que ela é similar à embalagem de um produto, sendo o primeiro elemento com que o leitor terá contato. Assim, cores, formas, ilustrações, são recursos fundamentais para o sucesso de uma revista. Então pergunte:

  • o que os alunos veem que é comum nas três revistas, Globo Rural, Superinteressante e Caras?

Eles podem mencionar a estrutura da capa, constituída por uma imagem e um título centrais e as demais periféricas; as informações sobre a tiragem da revista e o nome da mesma também são geralmente recorrentes;

  • a capa de cada uma das três revistas revela um pouco de seu conteúdo?

Os alunos deverão observar que a capa acaba por traduzir um pouco do espírito da revista, dando mostras do que será encontrado em seu interior. Na revista Globo Rural serão vistos elementos ligados ao campo, ao cotidiano de produtores rurais; na revistas Caras se encontrará o rosto de personalidades famosas, que despertam a curiosidade dos interessados em celebridades; já na revista Superinteressante, é importante que os alunos notem que as ilustrações da capa tem uma apelo menos efetivo que as manchetes.

  • qual será o elemento mais atrativo de uma capa de revista? Esse elemento vai variar de acordo com o enfoque da revista?

Os alunos devem notar que, independente da revista, a imagem sempre chamará muita atenção, mas, que em revistas informativas e jornalísticas, os títulos são fundamentais, talvez chegando a ser mais importantes do que a imagem da capa. Isso porque o conteúdo para esses leitores é de fundamental importância. As revistas Superinteressante e Globo Rural podem representar melhor esse grupo. Já no caso revista Caras, ela já se baseia na exposição da imagem e da intimidade de artistas, por isso a importância da escolha da foto de capa. E outro aspecto importante: no quesito de comparação, ao ser escolhida em uma banca uma revista com uma imagem na capa mais chamativa, tem mais chances de ser comprada, já que a imagem fala aos sentidos de imediato e os títulos precisam ser lidos.

Agora que os alunos já entenderam a importância da capa, faça a divisão da turma em equipes para uma atividade prática. Cada equipe criará, a partir de um site próprio, uma capa de revista. Como o software já fornece a escolha do nome da revista, tendo por base as revistas mais lidas do mundo, o aluno apenas deverá adaptar o tema fornecido por você à revista que escolher. Entregue para cada equipe informações referentes ao que se espera que eles coloquem na capa.

Exemplo:

Equipe 1- Criar a capa de uma revista informativa. Escolher temas, sejam eles cultura, ciências, ecologia, esporte, tecnologia, religião, saúde, entre outros. Um deve receber destaque, enquanto os demais ficam em posição secundária.

Equipe 2- Crie a capa de uma revista de entretenimento, também com uma reportagem primária e outras secundárias.

Equipe 3- Crie a capa de uma revista jornalística. Escolha um grande acontecimento para receber destaque e outros secundários, que receberão menor destaque, sendo colocados apenas os títulos, sem imagens, ou com imagens reduzidas.

Todas as equipes deverão se preocupar com a seleção de imagens e a criação dos títulos. Ambos devem se relacionar com o conteúdo que se espera encontrar nas revistas e os títulos precisam primar pela objetividade e concisão, para que possam transmitir a informação com precisão.

Além desses elementos, os alunos precisam observar que na capa de uma revista aparecem geralmente informações sobre a sua tiragem, como o mês de publicação, o número de edições que a revista já teve, há quantos anos ela é editada e quanto ela custa.

Eis o site que oferece a possibilidade da montagem de uma capa de revista http://www.fotomontagens.net/criar-montagem/74 - acesso em 16/06/2010. Ele é autoexplicativo, sendo fácil de ser manuseado. 

Ofereça auxílio aos alunos durante a produção e lembre-se de que ela deverá ser feita no laboratório de informática. Caso na escola não haja um, as equipes podem se revezar em apenas um computador que possua internet.

Após concluídas, revisadas e aprovadas por você, professor, as capas devem ser guardadas para uma atividade posterior.

2ª AULA

Agora que os alunos já trabalharam com a capa da revista, é hora de analisar o centro da revista. Leve-as novamente para a sala de aula, de forma que cada aluno possua uma. Dê alguns minutos para eles folhearem as revistas e em seguida ajude-os a analisá-las. A estratégia pode ser a mesma anterior. Ouça os comentários dos alunos, oriente-os e registre tudo no quadro de giz.

Demonstre que por dentro toda revista há uma parte pré-textual em que se encontram informações referentes à edição (o editorial ou carta ao leitor e/ou editor, o índice). Os alunos deverão encontrar essas partes em suas revistas. Vocês podem conversar um pouco sobre a função desses espaços.

Em seguida eles observarão a parte textual, composta finalmente pelas matérias e artigos. É importante perguntar aos alunos sobre os formatos de artigos que aparecem. Questione se são todos iguais ou se é possível notar diferenças entre eles. Você pode até pedir que os alunos escrevam um esquema no caderno, descrevendo o que encontram em suas revistas, na medida em que a conversa se desenvolve. Para que eles tenham um modelo, faça no quadro o esquema da revista que você, professor, tem em mãos, de preferência se ela estiver sendo projetada no data-show.

Agora pergunte se os alunos notaram alguma outra coisa nas páginas de suas revistas. Espera-se que eles percebam a presença da propaganda de produtos em várias páginas da revista. Então, faça a seguinte dinâmica:

Cada aluno deve estar com uma revista diferente, certo? Como foi sugerido, de preferência algumas Caras, algumas Superinteressante e algumas Globo Rural. Então, cada aluno deve escolher um produto que esteja sendo anunciado em sua revista. Em seguida, peça que ele troque a revista com um colega que tenha uma diferente. Então, faça a pergunta: será que esse o produto que você tinha em sua revista poderia ser anunciado com sucesso na revista do seu colega?

Por exemplo: será que uma bela jóia da revista Caras vai atrair ao público da revista Globo Rural? E os tratores e implementos agrícolas da revista Globo Rural farão sucesso entre os consumidores ávidos por fofocas das celebridades, que geralmente leem a Caras?

Essa estratégia fará com que os alunos observem que os produtos anunciados nas revistas estão, em geral, diretamente ligados ao perfil do público leitor e que a escolha dos anunciantes não se dá por acaso. Inclusive os próprios donos de marcas e produtos já procuram por revistas em que o seu produto terá maior visibilidade para pessoas que realmente possam se interessar por ele.

Quanto à dinâmica, claro que algum produto de uso mais comum, como um perfume, por exemplo, pode agradar aos leitores em geral, mas com certeza essa estratégia levará os alunos a perceberem que a grande maioria dos produtos anunciados são destinados ao perfil do leitor/consumidor daquela revista.

Esses aspectos internos (editorial, índice, artigos, publicidade) que os alunos observaram nas revistas são características que, independente do estilo da mesma, do seu público alvo, serão encontrados em todas elas, pois constituem o que há de comum a esse suporte textual.

3ª AULA

Agora que os alunos já construíram uma noção sobre o formato de uma revista, eles farão uma entrevista com leitores. Cada equipe poderá buscar uma pessoa que goste e seja leitor de cada uma das revistas. Então, eles poderão fazer a entrevista, munidos de um celular, gravador ou outro aparelho para filmá-la, além de registrar por escrito o que for dito.

Para isso, professor, antes da entrevista, construa com a turma as perguntas que serão feitas. Criem juntos o roteiro para a entrevista de forma que os alunos deem contribuições e sugestões para construí-lo. Vá registrando tudo no quadro de giz. É importante lembrar que a entrevista já seja direcionada a alguém que os alunos saibam que seja leitor de uma ou outra revista. Portanto, as questões serão todas focadas no por que do interesse do leitor em tal revista. Para facilitar a identificação, chamaremos a revista Globo Rural de Revista A, a revista Caras de Revista B e a revista Superinteressante de Revista C.

É indispensável que sejam feitas perguntas como:

- Com que frequência você lê essa revista (A, B ou C, de acordo com o leitor entrevistado)?

-  Quando você lê a revista (A, B ou C), o que busca encontrar nela? Qual é o seu objetivo ao fazer essa leitura?

- As informações que você encontra lá são geralmente satisfatórias?

- O que mais lhe chama atenção na capa da revista quando do seu primeiro contato com ela? São as imagens, as notícias ou outro elemento que a compõe?

- A qual público você percebe que tal revista interessa?

- Existe na revista (A, B ou C) alguma estratégia de marketing?

- Você já adquiriu algum produto anunciado por uma revista revista?

- Existe alguma outra revista ou ainda outro suporte textual, como gibi, jornal etc., que você geralmente lê? Qual?

- Se respondeu sim à pergunta anterior, diga o que diferencia, na sua opinião, a revista que você geralmente lê (A, B ou C), dos outros suportes textuais?

Essas são apenas sugestões. Os alunos poderão dar novas opiniões sobre o que perguntar aos entrevistados, que por sua vez poderão ser pessoas da escola ou do círculo de convivência dos alunos. É importante que o questionário seja estruturado organizadamente em uma folha, com o cabeçalho da escola para dar à entrevista maior credibilidade. É bom conversar com os alunos ainda sobre a postura que eles devem adotar durante a entrevista, demonstrando organização e seriedade.

4ª AULA

Essa aula deve ser realizada apenas depois que os alunos já tiverem feito as entrevistas. Em uma parceria com o professor de matemática, os dados coletados nas entrevistas poderiam ser computados e transferidos em percentual para gráficos e/ou tabelas. Pode-se perceber, por exemplo, quantos por cento dos entrevistados já realizaram compras motivados por marketing de alguma das revistas. Ou com que frequência os leitores entrevistados costumam ler a revista A, B ou C. Enfim, todos os dados podem ser confrontados, contabilizados e transformados em estatísticas. Essa aula será destinada a isso.

5ª AULA

 Agora que cada equipe já fez uma capa de revista (1ª aula), que todos já fizeram um fichamento com suas observações sobre esse suporte textual (2ª aula) e que fizeram as entrevistas, convertendo seus dados para porcentagem (3ª e 4ª aulas) é hora de dar um destino para os resultados dessa produção.

Ainda em equipes, os alunos deverão criar um texto que englobe suas observações sobre a revista, construídas ao longo das aulas, que conte sobre a entrevista com os leitores e demonstre os resultados obtidos, por meio dos gráficos e tabelas feitos com o auxílio do professor de Matemática. O texto deve ser feito aos moldes de um grande artigo de uma revista.

Essa atividade demandará tempo para que os alunos escrevam, você corrija e eles possam reescrever, até que cheguem a uma versão definitiva.

6ª AULA

Agora, professor, com a versão definitiva do texto, os alunos poderão fazer uma edição das filmagens que fizeram ao entrevistar os leitores e colocar tudo no blog da escola ou da sala. Além disso, poderão montar um grande mural para expor as capas produzidas e o texto com os gráficos e tabelas.

Para concluir essa proposta de aulas, diga aos alunos sobre as diferentes significações que cada leitor pode dar à revista. O leitor é que dá significado para tal suporte textual, para o papel que ele ocupa em seu cotidiano. Essa relação de confiança é estabelecida a partir das expectativas que são buscadas e atingidas pelo leitor ao ler a revista que escolhe. Estabelecida a confiança, estabelece-se também o hábito.

Recursos Complementares

http://revistagloborural.globo.com/ - Revista Globo Rural - acesso em 16/06/2010. 

http://super.abril.com.br/ - Revista Superinteressante - acesso em 16/06/2010. 

http://www.caras.com.br/ - Revista Caras - acesso em 16/06/2010. 

Avaliação

Professor, esta proposta oferece base para que você avalie a capacidade de manifestação escrita dos alunos, a partir do texto final que criaram e de todas as intervenções escritas ao longo da propostas. Observe desde questões referentes à ortografia, às escolhas do vocabulário, à adequação da linguagem ao estilo de texto, entre outras características.

Note ainda o envolvimento de cada aluno com a proposta, se as suas intervenções foram ou não pertinentes, se todos participaram de todas as etapas da proposta de aula.

É pertinente que ao final da proposta você faça um questionário para que os alunos demonstrem se realmente internalizaram as noções trabalhadas. Deixe espaço para que eles se manifestem dizendo o que aprenderam com as aulas, para que deem sugestões ou façam críticas. Dar voz aos seus alunos é muito importante, pois são eles os pivôs centrais do processo de aprendizagem.

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