30/07/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, sugerimos que o professor ministre a aula “CONSTRUINDO O CONCEITO DE BIG BANG, UNIVERSO, GALÁXIA, ESTRELA, PLANETAS E SISTEMA SOLAR” apresentada neste portal, no seguinte endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18700 .
1° MOMENTO – Conversando com as crianças.
Nesse momento o professor questiona as crianças sobre o que podemos observar no céu? As informações apresentadas pelas mesmas deverão ser registradas em um cartaz. Depois desse momento o docente questiona se as crianças já pararam para observar o céu e as suas características. Diante das respostas o professor poderá sugerir que as crianças observem o céu durante a noite em alguns dias.
2° MOMENTO – Construindo o diário de bordo e orientando a observação.
Depois de apresentar a sugestão o professor poderá construir coletivamente uma ficha que servirá para guiar e registrar as observações realizadas pelas crianças. No momento dessa construção o professor poderá indicar alguns elementos que poderão ser observados, tais como: formato da lua no momento da observação e a sua posição; quais os outros astros que se pode observar; quais as constelações que também pode ser observadas.
Depois dessa construção é importante que o professor oriente que as crianças realizem a observação todas em um mesmo horário.
3º MOMENTO – Discutindo os resultados das observações.
Ao trazerem os registros, as crianças precisam apresentar para toda a turma. À medida que as informações forem sendo apresentadas, o professor irá traduzindo as informações, como também, questionando o grupo. Será que se essa mesma observação for realizada em um outro dia a lua teria o mesmo formato? E se essa observação for realizada no mesmo dia em horário diferentes o que você pode observar de diferente?
À medida que as informações forem surgindo o professor poderá sugerir outros momentos de observações dias diferentes como também duas ou três observações em um mesmo dia.
4º MOMENTO - Construindo o conceito de fases da lua e constelações.
Diante das várias observações trazidas pelas crianças o professor poderá apresentar ,através de uma aula expositiva, as fases da lua. Essa aula também poderá contemplar o que são constelações e quais são as principais constelações que podemos observar.
Sugerimos para fundamentação dessa aula os seguintes links:
Sobre as fases da lua:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua
Sobre constelações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constela%C3%A7%C3%A3o
Sobre astronomia:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2011
Cinco estrelasAdele gostei muito do seu Diário de Bordo, bem estruturado, claro e objetivo. Me ajudou bastante no meu trabalho. Um abraço e muito obrigada. Maria José