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Democratização das danças eruditas – dança moderna e contemporânea

 

03/07/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Relacionar o balé clássico com a dança moderna e contemporânea;

·         Reconhecer (atreves de pequenos vídeos) a plasticidade da dança moderna e contemporânea;

·         Identificar as principais linguagens (pensadores) da dança moderna e contemporânea hoje;

·         Reconstruir a dança moderna e contemporânea na e da escola.

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Compreender o conceito sobre pulso;
  2. Ter condições de estruturar sequências de movimentos;
  3. Compreender os conceitos sobre Níveis de movimentos: Alto, médio e baixo;
  4. Compreender os conceitos sobre movimentos pausados e contínuos;  
  5. Compreender os conceitos sobre trajetórias, planos e eixos relativos ao corpo em movimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Dando continuidade aos estudos sobre o surgimento e efeitos da dança erudita, vamos falar sobre a dança moderna. (texto para orientação dos estudos do professor: http://www.infoescola.com/artes/danca-moderna/ 06/06/2010 ). 

Como surgiu a dança moderna? (identificar e contextualizar o objeto de estudo da aula)

1.    A iniciativa de alguns artistas em romper com a estética do balé clássico determina o surgimento de uma nova linguagem de dança – a “dança moderna”:

Obs.: a estética do balé clássico consiste em grandes e pequenos saltos, a condição de se manter equilibrado nas pontas dos pés, movimentos harmônicos e simétricos, posturas elegantes e com leveza, tendo como objeto de criação passos pré-estabelecidos (movimentos valem como códigos, dentro das aulas como também elementos ou movimentos para composição coreográfica).

2.    Grandes pensadores – grandes homens e mulheres fizeram parte desse momento histórico para a dança, como: Émile Jaques – Dalcroze (professor de música e criador do método eurritmia), François Delsarte (também era músico), Rudolf Von Laban (estudioso do movimento – se dedicou a estudas estruturas do movimento como espaço, tempo, peso e fluência – também criou o octaedro possibilitando um estudo tridimensional dos movimentos da dança), Mary Wigman (bailarina alemã), Martha Graham (bailarina), Isadora Duncan (bailarina e pioneira da dança moderna), Pina Bausch (bailarina), Lester Horton (bailarimo) e Mercê Cunningham (bailarino).

Complemento desse subitem, conhecendo os nomes citados:

3.    A dança moderna se preocupava com temas cotidianos, movimentos naturais ou orgânicos. E, também, os bailarinos dançavam sem a convencional sapatilha do balé – na maioria das vezes com os pés descalços.

4.    A dança moderna ao contrário do balé buscava o chão, a realidade, a vida cotidiana e o ser humano.

5.    A dança moderna acabou com o estereótipo atlético dos bailarinos, democratizando a dança (dança para todos). Esse fenômeno trousse, mais tarde bailarinos de todos os perfis e personalidades.

6.    A partir da década de cinqüenta podemos perceber o surgimento de novos pensadores da dança, pupilos e alunos dos artistas citados anteriormente, compondo o novo quadro da dança moderna e também intitulada contemporânea, nesse momento.

7.    Hoje alguns autores diferenciam a dança moderna da contemporânea, outros dizem ser uma o passado da outra e ainda há aqueles defendem a coexistência das duas.     

Atividade 2:

Propor à prática de uma dinâmica, bem comum nos trabalhos de iniciação a dança moderna como trabalho de expressão e criação, objetivando a socialização, ludicidade e o diálogo entre os corpos dos alunos.

Os alunos irão se organizar em duplas para a seguinte dinâmica – “jogo do comando e resposta”:

  • Os alunos se colocarão um de frente para o outro;
  • Um dos alunos (que será escolhido pela própria dupla) dará o comando da brincadeira. Ele estenderá o braço deixando bem visível sua palma da mão. O colega que está a sua frente responderá aos comandos. Ele focará e fixará seu olhar para a palma da mão do colega (aproximadamente 20 cm de distância entre o rosto e a mão);
  • O comando se da com o deslocamento da mão pelo espaço da sala de aula – variando níveis de altura, trajetórias e velocidade de deslocamento. O aluno que responde terá que seguir com seu rosto grudado na palma da mão do colega deixando todo o corpo livre para responder aos comandos (não existe e nem é interessante uma postura rígida para o corpo);
  • O interessante é: o aluno que comanda levar seu colega, o aluno que responde, a se movimenta por toda sala de aula, sem a necessidade de verbalizar ou falar, somente pela mudança das posições da mão;
  • Após um tempo (mais ou menos três minutos) de atividade trocar os alunos de função: quem estava na função de comandar agora reponde e vice – versa;
  • Fazer a troca de função mais uma vez após o mesmo tempo.   

Atividade 3:

Estudos dos pontos de orientação de Willin Forsythe. Esse bailarino seguindo estudos de pensadores modernos desenvolveu uma proposta de criação de movimentos para a dança contemporânea. Com base na teoria do espaço cúbico de Rudolf Laban, Willian Forsythe Propõem:

Forsythe escolheu como pontos corporais para orientação e criação de movimentos em dança os seguintes seguimentos corporais: as orelhas; os ombros; os cotovelos; os punhos; o quadril; os joelhos e os calcanhares.

Início do estudo prático proposto por Willin Forsythe:

Sensibilizar os pontos citados acima: colocar a turma em roda e com as próprias mãos, ao som de uma música tranqüila, os alunos tocarão nos pontos começando pelas orelhas ate chegar aos calcanhares. Repetir fazendo o caminho contrário.

Ex.: seguir com o toque das mãos sempre alternando lado direito e depois esquerdo do corpo a cantiga, orelha - orelha; ombro - ombro; cotovelo - cotovelo; punho - punho; quadril - quadril; joelho - joelho e calcanhar - calcanhar. Voltar tocando os pontos citados do calcanhar a orelha. Acelerar a velocidade dos toques nos pontos ate atingir o limite sem erro (serve também como aquecimento).

Seguindo a aula, propor que os alunos se dividam em grupos de quatro ou cinco colegas para:

1.    Escolher uma palavra do dicionário brasileiro (seria interessante e prudente o professor acompanhar a escolha das palavras);

2.    Cada aluno do grupo escolherá um dos pontos citados na introdução dessa atividade. Importante: os pontos não podem se repetir, cada colega escolherá um ponto diferente do restante do seu grupo;

3.    Com os pontos determinados, cada aluno ficará responsável por desenhar, no espaço, de forma imaginária, uma letra que faça parte da palavra escolhida – como se estivesse desenhando no ar utilizando uma caneta fixada nos pontos corporais.

Ps.: Se a palavra for muito grande, os alunos ficão responsáveis por mais de uma letra, não deixando de escrever no espaço toda a palavra;

4.    Para a execução dos movimentos, formando as letras, o grupo escolherá uma música e se movimentaram seguindo o seu pulso.

5.    Cada grupo ira apresentar para o restante da turma a palavra que escolheu realizando para isso os movimentos na sequência correta;

6.    O restante da turma tentará identificar a palavra escolhida pelo grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

A relação do balé com o surgimento da dança moderna e contemporânea, visualizada através de pequenos vídeos, identificando os principais personagens da historia dessa linguagem de dança e promovendo a possibilidade de criação, reflexão e reconstrução da dança na escola.

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