Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FÁBULAS COM CORES NACIONAIS

 

13/08/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.).

- Ler e produzir fábulas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos da narrativa; fauna brasileira; moral.

Estratégias e recursos da aula

O que é a fábula? A seguir segue um pequeno texto que trata da fábula:

As fábulas têm sua origem tão remota que é difícil fixá-la, mas sabemos que foi Esopo, no século VI a.C., na Grécia Antiga, o responsável por introduzir as fábulas na tradição escrita. Muitos séculos depois, a escrita das fábulas foi retomada por diversos escritores do mundo inteiro, sendo que, no século XVII, coube ao acadêmico francês La Fontaine o redimen­sionamento e a renovação desse gênero tão antigo. A fábula é uma narrativa curta, que apresenta, via de regra, uma moralidade ao final: essa moralidade, em última análise, é um provérbio, uma máxima reveladora de uma visão de mundo estática, que expressa o senso comum. De modo geral, as personagens são animais que assumem comportamento humano, revelando questões relacionadas às relações éticas, políticas ou de comportamento.

Fonte: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/lll/tetxt3.htm    

Apesar de a fábula ser um gênero textual muito antigo, alguns autores, como Monteiro Lobato, se propuseram a fazer novas versões das fábulas já existentes e a dar uma cara mais brasileira a esse tipo de texto. Veja a fala de Lobato a respeito disso:  

 

Ando com várias idéias. Uma: vestir à nacional as velhas fábulas de Esopo e La Fontaine, tudo em prosa e mexendo nas moralidades. Coisa para crianças. Veio-me da atenção curiosa com que meus pequenos ouvem as fábulas que Purezinha lhes conta. Guardam-nas de memória e vão recontá-las aos amigos – sem, entretanto, prestarem nenhuma atenção à moralidade, como é natural. A moralidade nos fica no subconsciente para ir-se revelando mais tarde, à medida que progredimos em compreensão. Ora, um fabulário nosso, com bichos daqui em vez dos exóticos, se for feito com arte e talento dará coisa preciosa.

 http://www.cuatrogatos.org/7monteirolobato.html      

ATIVIDADE 1:   

Converse com os alunos sobre os vários tipos de história existentes que têm, como protagonistas, animais. Pergunte a eles quais conhecem, quais animais geralmente aparecem nesses textos, se eles conhecem esses animais. Deixar que os alunos digam o que sabem sobre o assunto. Após essa sondagem inicial, propor a leitura da fábula abaixo:   

A onça doente   

      A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar, padecia fome das negras.

      Em tais apuros imaginou um plano.  

      – Comadre irara – disse ela –, corra o mundo e diga à bicharada que estou à morte e exijo que venham visitar-me.

      A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça.             

      Vem o veado, vem a capivara, vem a cotia, vem o porco-do-mato.             

      Veio também o jabuti.             

      Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar para o chão. Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rasto sainte. E desconfiou:              

      – Hum!... Parece que nesta casa quem entra não sai. O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela...             

      E foi o único que se salvou.

Fonte: LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Globo, 2008.   

Após a leitura do texto, verifique se os alunos compreenderam o texto por meio de perguntas como:

- Qual a doença que onça tinha?

- Qual problema a doença trouxe para a onça?

- Como ela resolveu o problema?

- Quais foram os animais que visitaram a onça?

- Qual não entrou na toca da onça?

- Por que motivo?

- Quais as consequências do jabuti ter tomado uma atitude diferente dos demais bichos?

- Que tipo de comportamento caracteriza a onça (esperteza, malandragem)? E o jabuti (prudência)?

- Apesar não estar explicitada, qual a moral da fábula?   

Ao final da aula, retomar com os alunos as características da fábula: retratar atitudes humanas; possuir uma pequena narrativa, geralmente com diálogo; apresentar, ao final do texto, uma moral; o título geralmente apresentar o nome das personagens que participam da narrativa; presença de animais, etc.   

ATIVIDADE 2:

Apresentar para os alunos diversos exemplos de fábulas. Pedir que identifiquem as características dos animais.   

Para obtenção de diferentes fábulas, pode-se consultar o seguinte endereço eletrônico:

http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm    

Para auxiliar na identificação das características dos animais, o professor pode consultar o trecho abaixo:   

Algumas associações entre animais e características humanas, feitas pelas fábulas, mantiveram-se fixas em várias histórias e permanecem até os dias de hoje:

leão - poder real

lobo - dominação do mais forte

raposa - astúcia e esperteza

cordeiro - ingenuidade

http://www.graudez.com.br/litinf/textos.htm    

Pedir que os alunos pesquisem quais animais fazem parte da fauna brasileira e que, no caderno, escrevam o nome dos animais, uma pequena descrição deles e, se possível, que tragam fotos ou ilustrem.   

ATIVIDADE 3:   

Pedir que os alunos, em pequenos grupos, socializem com os colegas o resultado de suas pesquisas. Em seguida, propor que eles criem uma fábula, na qual os animais da fauna brasileira sejam os protagonistas. Para isso, peça que os alunos sigam os seguintes passos:

- Escolha dos animais que irão participar da história;

- Descrição das características dos animais;

- Associação de um comportamento humano aos animais;

- Escolha da moral que se queira passar com a narrativa;

- Elaboração da narrativa, com diálogos.

- Ilustração da narrativa.   

ATIVIDADE 4:   

Propor que os alunos organizem a apresentação da fábula. Para isso, peça que eles antes apresentem os animais que serão utilizados na construção da narrativa e, em seguida, apresentem a fábula.   

Após a apresentação de cada grupo, propor que montem um mural para exporem as fábulas e as ilustrações que fizeram.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar, durante o processo, se os alunos conseguiram compreender as narrativas trabalhadas, as características das fábulas, a relação entre o animal apresentado na fábula e a característica humana que ele representa, etc. Para uma avaliação mais efetiva, o professor pode formar uma roda com seus alunos e avaliar coletivamente todo o processo por meio de perguntas como: O que vocês conseguiram aprender com as atividades? Vocês conheciam fábulas? E fábulas que têm como personagens animais brasileiros? O que podemos aprender com esses textos?  

Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se autoavaliem, refletindo sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosangela Oliveira, Escola Municipal São João E Colégio Tancredo Neves Nazaré da Mata , Pernambuco - disse:
    professorarosangela2009@hotmail.com

    24/04/2011

    Cinco estrelas

    Amei a aula, foi muito produtiva e bem dinamica para aplicar. Teve muitas ideia e pude trabalhar de varias formas e atividades diferenciadas. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.