14/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das narrativas em versos e sua finalidade.
- Explorar o ritmo e a rima nos textos poéticos.
Narrativa; verso; poema; rima, ritmo.
ATIVIDADE 1:
Introdução do tema “narrativa em versos”:
- Promover um debate com os alunos acerca da diversidade de histórias que existem (curtas/longas, divertidas/tristes, ilustradas/ sem ilustração, etc.) e que são narradas por meio de diferentes formatos (gêneros textuais: fábula, conto, piada, notícia, etc.).
- Permitir que os alunos falem os tipos de histórias que conhecem e que deem exemplos. O professor pode ir anotando na lousa, por meio de palavras-chaves, as diferenças existentes entre as histórias.
- Levar os alunos a refletir que os componentes estruturais da narrativa (ação/ personagem/ espaço/ tempo/ narrador) manifestam-se de formas variadas, não havendo forma preestabelecida de organizá-los.
- Perguntar aos alunos se conhecem alguma narrativa em forma de verso. Caso conheçam, solicitar que contem para a turma quais as características dessas narrativas.
- Propor a leitura do seguinte texto:
A narração em versos
O homem começou a falar em verso, não em prosa. Suas frases iniciais eram curtas, cadenciadas, muitas vezes repetindo sons e criando, com isto, a rima. Até hoje, grande parte de pensamentos adota o verso. Provérbios condensam filosofias e deles já se fizeram dicionários. A fala em prosa viria mais tarde quando conjuntos de palavras foram levadas a explicar tudo e o homem precisou de uma lógica para lidar com o dia-a-dia. No começo, a imitação dos ruídos que a própria natureza emitia (o vento nas folhas, o canto de pássaro, uma pedra rolando no morro) contribuía para que as frases fossem ritmadas. A natureza se encarregava de fornecer uma cadência permanente que os primeiros habitantes da terra absorviam para usar no que desejavam dizer. O poeta e ensaísta Robert Graves, enumera ritmos que se transformavam em versos. O ferreiro que batia três vezes na forja primitiva de então, levava a frase a surgir também em medida trinaria; o cair dos remos na água criava uma cadência binária; o galope do cavalo era espaçado, e as frases nele inspiradas se espraiavam com mais largueza. |
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1951&sid=391&tpl=printerview [Adaptado]
Após a leitura, verificar se os alunos compreenderam o texto por meio de perguntas como:
- Quando o homem começou a falar, como era sua fala?
- Quando surgiu a prosa?
- Que textos têm-se hoje que ainda adotam o verso?
- No que os homens se baseavam, a princípio, para imprimir ritmo às frases?
- Em que ritmos do cotidiano os homens se inspiravam para produzir suas falas?
Em seguida, propor que os alunos anotem no caderno e tragam para a próxima aula:
- uma lista de ritmos do cotidiano que possam inspirar os homens hoje a produzirem suas frases;
- uma história que seja contada por meio de versos.
ATIVIDADE 2:
- Organizar os alunos em pequenos grupos e pedir que socializem com os colegas a lista que fizeram e a história que encontraram.
- Solicitar que o grupo leia as narrativas em versos, tentando dar a elas diferentes ritmos. Atentá-los para respeitarem as rimas na leitura. Pedir para conversarem sobre as facilidades e dificuldades em se ler usando um ritmo ou outro.
- Pedir que o grupo escolha uma narrativa e o ritmo que mais combinou com ela e que faça uma apresentação para a turma.
- Após a apresentação, promover um debate coletivo no qual cada aluno fale as impressões que teve sobre a atividade.
ATIVIDADE 3:
Exibir o curta Pular, da Pixar, disponível no seguinte endereço eletrônico:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=142063
Após exibição do vídeo, conversar com a turma sobre a história:
- Quais personagens fazem parte da narrativa?
- Onde ela se passa? Quais elementos auxiliam a se ter a resposta?
- Qual o tempo de duração da história? Quais elementos auxiliam a se ter a resposta?
- O que o cordeiro gostava de fazer no começo da narrativa? Por que perdeu esse gosto?
- Quais as características do cordeiro no começo da narrativa? E ao perder sua lã? E no final da história?
- O que o fez mudar de comportamento após ser tosquiado?
- Qual a relação dos outros animais com o cordeiro quando tinha lã? E quando foi tosquiado?
- Na introdução o narrador se propõe a “contar uma história que fala da vida e das voltas que às vezes dá”. Que história é essa? De quem? Por que a vida deu uma volta? Como era antes e como ficou depois?
- A história é contada em verso ou em prosa? Quais elementos auxiliam a se ter a resposta?
- Há rimas? Quais?
- Há um ritmo? Qual?
O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:
http://acd.ufrj.br/~pead/tema06/emverso.html
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nl/tetxt5.htm
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50765
ATIVIDADE 4: (avaliativa)
Em pequenos grupos, solicitar que os alunos: produzam uma narrativa em verso rimada, utilizando diferentes ritmos, de acordo com o contexto da narrativa, e preparem a apresentação dessa narrativa para turma.
Após cada apresentação, o professor pode solicitar que os alunos que apresentaram falem quais as dificuldades e as facilidades encontradas para a produção do texto e que os colegas falem as vantagens e as desvantagens de se ouvir um texto em verso.
Após essas reflexões, convidar os alunos para fazerem uma roda e, juntos, avaliarem todas as atividades realizadas sobre “narrativas em verso”. Perguntar o que eles aprenderam; o que desconheciam e passaram a conhecer; o que caracteriza uma narrativa em verso; quais os efeitos do ritmo e da rima na leitura de um texto, etc. Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se autoavaliem, refletindo sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.
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