Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NARRATIVAS EM VERSO

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das narrativas em versos e sua finalidade.

- Explorar o ritmo e a rima nos textos poéticos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Narrativa; verso; poema; rima, ritmo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:   

Introdução do tema “narrativa em versos”:

- Promover um debate com os alunos acerca da diversidade de histórias que existem (curtas/longas, divertidas/tristes, ilustradas/ sem ilustração, etc.) e que são narradas por meio de diferentes formatos (gêneros textuais: fábula, conto, piada, notícia, etc.).

- Permitir que os alunos falem os tipos de histórias que conhecem e que deem exemplos. O professor pode ir anotando na lousa, por meio de palavras-chaves, as diferenças existentes entre as histórias.

- Levar os alunos a refletir que os componentes estruturais da narrativa (ação/ personagem/ espaço/ tempo/ narrador) manifestam-se de formas variadas, não havendo forma preestabelecida de organizá-los.

- Perguntar aos alunos se conhecem alguma narrativa em forma de verso. Caso conheçam, solicitar que contem para a turma quais as características dessas narrativas.  

- Propor a leitura do seguinte texto:

A narração em versos

      O homem começou a falar em verso, não em prosa. Suas frases iniciais eram curtas, cadenciadas, muitas vezes repetindo sons e criando, com isto, a rima. Até hoje, grande parte de pensamentos adota o verso. Provérbios condensam filosofias e deles já se fizeram dicionários. A fala em prosa viria mais tarde quando conjuntos de palavras foram levadas a explicar tudo e o homem precisou de uma lógica para lidar com o dia-a-dia.

      No começo, a imitação dos ruídos que a própria natureza emitia (o vento nas folhas, o canto de pássaro, uma pedra rolando no morro) contribuía para que as frases fossem ritmadas. A natureza se encarregava de fornecer uma cadência permanente que os primeiros habitantes da terra absorviam para usar no que desejavam dizer.

      O poeta e ensaísta Robert Graves, enumera ritmos que se transformavam em versos. O ferreiro que batia três vezes na forja primitiva de então, levava a frase a surgir também em medida trinaria; o cair dos remos na água criava uma cadência binária; o galope do cavalo era espaçado, e as frases nele inspiradas se espraiavam com mais largueza.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1951&sid=391&tpl=printerview [Adaptado]    

Após a leitura, verificar se os alunos compreenderam o texto por meio de perguntas como:

- Quando o homem começou a falar, como era sua fala?

- Quando surgiu a prosa?

- Que textos têm-se hoje que ainda adotam o verso?

- No que os homens se baseavam, a princípio, para imprimir ritmo às frases?

- Em que ritmos do cotidiano os homens se inspiravam para produzir suas falas?

Em seguida, propor que os alunos anotem no caderno e tragam para a próxima aula:

- uma lista de ritmos do cotidiano que possam inspirar os homens hoje a produzirem suas frases;

- uma história que seja contada por meio de versos.   

ATIVIDADE 2:   

- Organizar os alunos em pequenos grupos e pedir que socializem com os colegas a lista que fizeram e a história que encontraram.

- Solicitar que o grupo leia as narrativas em versos, tentando dar a elas diferentes ritmos. Atentá-los para respeitarem as rimas na leitura. Pedir para conversarem sobre as facilidades e dificuldades em se ler usando um ritmo ou outro.

- Pedir que o grupo escolha uma narrativa e o ritmo que mais combinou com ela e que faça uma apresentação para a turma.

- Após a apresentação, promover um debate coletivo no qual cada aluno fale as impressões que teve sobre a atividade.   

ATIVIDADE 3:

Exibir o curta Pular, da Pixar, disponível no seguinte endereço eletrônico:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=142063    

Após exibição do vídeo, conversar com a turma sobre a história:

- Quais personagens fazem parte da narrativa?

- Onde ela se passa? Quais elementos auxiliam a se ter a resposta?

- Qual o tempo de duração da história? Quais elementos auxiliam a se ter a resposta?

- O que o cordeiro gostava de fazer no começo da narrativa? Por que perdeu esse gosto?

- Quais as características do cordeiro no começo da narrativa? E ao perder sua lã? E no final da história?

- O que o fez mudar de comportamento após ser tosquiado?

- Qual a relação dos outros animais com o cordeiro quando tinha lã? E quando foi tosquiado?

- Na introdução o narrador se propõe a “contar uma história que fala da vida e das voltas que às vezes dá”. Que história é essa? De quem? Por que a vida deu uma volta? Como era antes e como ficou depois?

- A história é contada em verso ou em prosa? Quais elementos auxiliam a se ter a resposta?

- Há rimas? Quais?

- Há um ritmo? Qual?

Recursos Complementares

O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:

http://acd.ufrj.br/~pead/tema06/emverso.html  

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nl/tetxt5.htm  

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50765 

Avaliação

ATIVIDADE 4: (avaliativa)   

Em pequenos grupos, solicitar que os alunos: produzam uma narrativa em verso rimada, utilizando diferentes ritmos, de acordo com o contexto da narrativa, e preparem a apresentação dessa narrativa para turma.   

Após cada apresentação, o professor pode solicitar que os alunos que apresentaram falem quais as dificuldades e as facilidades encontradas para a produção do texto e que os colegas falem as vantagens e as desvantagens de se ouvir um texto em verso.   

Após essas reflexões, convidar os alunos para fazerem uma roda e, juntos, avaliarem todas as atividades realizadas sobre “narrativas em verso”. Perguntar o que eles aprenderam; o que desconheciam e passaram a conhecer; o que caracteriza uma narrativa em verso; quais os efeitos do ritmo e da rima na leitura de um texto, etc. Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se autoavaliem, refletindo sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.