17/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:
Essa sequência didática é indicada para as crianças que compreendem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas de representação gráfica; conhecem as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Não é preciso que os alunos dominem o sistema alfabético para a realização das atividades que se seguem.
Caro professor, para a formação do “sujeito leitor”, é importante que sejam lidos e analisados diversos gêneros textuais, mesmo antes de os aprendizes se apropriarem do sistema de escrita. Essa sequência de atividades tem como objetivo orientar os leitores iniciantes a desenvolverem a autonomia, conhecendo e comparando diferentes gêneros textuais.
Deixamos aqui a definição de cada um dos gêneros em destaque nesta sequência didática:
POEMA: “Composição poética em verso de tamanho variado” (COSTA, 2008:150).
NOTÍCIA: Relato ou narrativa de fatos, acontecimentos, informações recentes ou atuais que tem importância para uma dada comunidade. (COSTA, 2008)
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.
Atividade 1: Explorando a notícia e o poema
Objetivos:
Esta atividade será estruturada em três intervenções (não é necessário que todas sejam desenvolvidas em um único dia):
1. Distribua à turma um poema e uma notícia com a temática “os avôs”.
Poema retirado do site: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/cecilia_meireles.html
A AVÓ DO MENINO
Cecília Meireles
A AVÓ
VIVE SÓ.
NA CASA DA AVÓ
O GALO LIRÓ
FAZ "COCOROCÓ!"
A AVÓ BATE PÃO-DE-LÓ
E ANDA UM VENTO-T-O-TÓ
NA CORTINA DE FILÓ.
A AVÓ
VIVE SÓ.
MAS SE O NETO MENINÓ
MAS SE O NETO RICARDÓ
MAS SE O NETO TRAVESSÓ
VAI À CASA DA AVÓ,
OS DOIS JOGAM DOMINÓ.
A notícia abaixo foi adaptada do site:http://www.salesianoitajai.g12.br/noticias/projeto-solidario-visita-ao-asilo
VISITA AO ASILO (05/10/2007)
Idoso se alegra com a visita recebida
NO DIA 30/10, TERÇA-FEIRA, A TURMA DA PROFESSORA LUCIANA, DA ESCOLA SALESIANA, PARTICIPOU DO PROJETO SOLIDÁRIO, "VISITANDO IDOSOS DO ASILO DOM BOSCO". OS ALUNOS LEVARAM CARINHO, ATENÇÃO E DOAÇÕES DE MATERIAIS DE HIGIENE. AS MÃES DE DUAS CRIANÇAS ACOMPANHARAM A VISITA.
DURANTE A VISITA, AS CRIANÇAS CONHECERAM A SALA DE VISITAS, O PÁTIO, O JARDIM, A HORTA, QUARTOS, A LAVANDERIA E CONVERSARAM COM OS VELHINHOS. NA CAPELA, VIRAM A IMAGEM DE DOM BOSCO E FIZERAM UMA ORAÇÃO, FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL E EMOCIONANTE. COM ESSE TRABALHO, OS ALUNOS VIRAM QUE VISITAR AS PESSOAS MAIS VELHAS QUE VIVEM SÓ É MUITO IMPORTANTE.
Peça aos alunos que observem os textos. Em seguida, leia somente o título de cada texto e pergunte:
- “Os textos falarão de qual assunto?”
- “Qual desses textos é um poema? E qual deles é uma notícia?”
-“O que o poema dirá sobre os avôs?” “Para que serve um poema?”
- “O que a notícia dirá sobre os avôs? “Para que serve uma notícia?”
- “Observem os dois textos. Quais são as diferenças entre eles?”
Faça no quadro uma tabela com as palavras POEMA e NOTÍCIA e registre as características que os alunos levantaram sobre esses textos. Não é necessário que as crianças identifiquem todos os aspectos que caracterizam uma notícia e um poema. Esta atividade constitui apenas uma exploração inicial. Ao longo da sequência, os aprendizes terão a oportunidade de aprodundar seus conhecimentos em relação a esses textos.
2. Proponha a leitura do poema. Antes de iniciá-la, peça aos aprendizes que identifiquem o autor do texto. Você pode perguntar:
- “Como se chama a pessoa que escreve poemas?”
- “Será que a Cecília Meireles já escreveu livros de poemas?”
Convide a turma a conhecer um pouco da vida da autora. Discutir com as crianças sobre o autor da obra contribui para a formação do leitor e para ampliar as possibilidades de compreensão dos modos de produção desse gênero textual e do contexto em que circula. Desse modo, sugerimos a leitura de uma pequena biografia de Cecília Meireles, retirada do site: http://www.ecolenet.nl/tellme/poesia/cecilia.htm
Cecília Meireles nasceu em 1901, no Rio de Janeiro e faleceu em 1964, também no Rio de Janeiro. Foi poeta, professora, jornalista e cronista. No período de 1919 a 1927, colaborou nas revistas Árvore Nova, Terra de Sol e Festa. Fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Lecionou na Univerdade do Distrito Federal em 1936 e na Universidade do Texas em 1940. É considerada por muitos como uma das maiores poetisas da Língua Portuguesa. Em 1993, ganhou o Prêmio Camões. Publicou mais de 15 obras.
Em seguida, leia o poema. É importante que o primeiro contato das crianças com o poema seja ouvindo-o. Dessa forma, elas perceberão melhor a sonoridade, a musicalidade e a expressividade do poema, características desse gênero de texto.
Após a leitura, você pode pedir aos aprendizes que apreciem o poema, perguntando a eles se gostaram de ouvi-lo. Neste momento, é importante que você auxilie os alunos a compreenderem o texto, por meio de algumas perguntas:
- “Como a vovó vive?”
- “O que ela faz?”
- “O que tem em sua casa?”
- “Quem vai visitar a vovó?
- “O que a vovó e suas visitas fazem?”
Você também poderá fazer perguntas que extrapolem o texto, auxiliando as crianças na construção da capacidade de produzir inferências. Por esse procedimento, os alunos aprenderão a ler o texto nas entrelinhas, inferindo informações que não estão expressas explicitamente. Abaixo, sugestões de perguntas:
- “O que a vovó deve sentir quando seus netos a visitam?”
- “E se seus netos não a visitassem, como seria a vida da vovó?”
Em seguida, retome as questões feitas no início dessa sequência para completar o quadro com as características do gênero POEMA. Os aprendizes deverão acrescentar aspectos desse gênero textual que não tinham percebido antes da leitura do poema. Para orientar a discussão, você poderá fazer as perguntas abaixo:
- “Como o poema está organizado no papel?” “Por que ele tem essa organização?
- “Como termina cada verso?” “Por quê o autor escreve dessa forma?” (Neste momento, você pode pedir às crianças que identifique os versos que rimam)
- “Onde esse tipo de texto pode ser encontrado?
Sistematize com a turma as características do gênero poema e registre-as na tabela.
3. Agora, proponha a leitura da notícia. Retome com as crianças as hipóteses levantadas sobre as características desse gênero textual durante a exploração feita no início desta sequência. Leia novamente o título da notícia e peça aos alunos que observem a imagem trazida. Solicite às crianças que digam qual a relação entre o título e a imagem. Você pode perguntar:
- “O título da notícia e a imagem falam sobre o mesmo assunto?”
- “Que informações a imagem acrescenta ao título? Por que o redator da notícia utiliza uma imagem sobre a visita ao asilo e não somente o texto escrito?
- “Analisando a imagem e o título, temos novas hipóteses em relação ao conteúdo do texto?”
Se os alunos levantarem novas hipóteses sobre o texto, registre-as no quadro. Pontue que, após a leitura, a turma deverá verificar se as hipóteses se confirmam. É importante que os alunos sejam estimulados a realizarem previsões do conteúdo do texto de acordo com as informações que já possuem. Essa habilidade deverá ser desenvolvida desde o início da alfabetização e auxiliará as crianças a avançarem na capacidade de construir sentidos possíveis para o texto.
Em seguida, faça as seguintes perguntas relativas ao gênero textual notícia:
- “Para que as notícias servem?”
- “Para o leitor saber tudo sobre o fato ocorrido, que informações o autor do texto deve fornecer?” (Você pode auxiliar as crianças a perceberem que a notícia deve informar o que, onde, quando e como aconteceu o fato).
- “Onde as notícias podem ser encontradas?”
Volte à tabela sobre as características do POEMA e da NOTÍCIA e acrescente as novas informações que surgirem no grupo. Sugerimos abaixo um modelo de registro, com algumas características do POEMA e da NOTÍCIA:
POEMA |
NOTÍCIA |
Lemos para nos distrair, nos divertir ou para apreciar bonitas palavras.
Não precisa ser fiel aos acontecimentos reais.
Geralmente, é encontrado em livros.
É organizado em versos.
O autor pode utilizar rimas e outros recursos para produzir os efeitos que deseja.
|
Lemos quando desejamos nos informar sobre um assunto.
Relata fatos ocorridos em um determinado local.
Geralmente, é encontrada em jornais.
É organizada em frases e parágrafos.
O redator utiliza uma linguagem mais formal. |
Atividade 2: Lendo o poema
Objetivos:
Sugerimos que você distribua à turma o poema com alguns versos incompletos. As palavras faltantes deverão estar abaixo do poema para serem recortadas e coladas no verso adequado. Esse procedimento auxiliará os alunos a desenvolverem a habilidade de ler o texto compreendendo o seu significado e não apenas decifrando as palavras.
A AVÓ DO MENINO .
A ______
VIVE ___________.
NA CASA DA AVÓ
O GALO LIRÓ
FAZ" _______________!"
A AVÓ BATE ______________
E ANDA UM VENTO-T-O-TÓ
NA CORTINA DE FILÓ.
A AVÓ
VIVE _____________.
MAS SE O NETO MENINÓ
MAS SE O NETO ______________
MAS SE O NETO TRAVESSÓ
VAI À CASA DA ___________,
OS DOIS JOGAM ____________.
Sugerimos que seja feita a correção coletiva da atividade. Neste momento, você pode voltar a chamar a atenção das crianças para a presença de rimas no poema e pedir para que as identifiquem. Pontue que o poeta usa desses recursos para fazer com que o poema fique bonito e sua leitura seja agradável para as pessoas.
Em seguida, você poderá convidar os alunos a lerem o poema coletivamente e em voz alta. É importante que você peça às crianças que fiquem atentas ao ritmo e à sonoridade do poema. Se necessário, faça primeiro uma leitura individual para que as crianças tenham um “modelo” de como deverão ler poemas. Você também pode combinar com a turma de ensaiar a leitura para ser feita, coletivamente, a outro professor da escola, ao diretor ou a outra turma Esse procedimento auxiliará as crianças no desenvolvimento da capacidade de fluência no ato de ler. Isso porque, para manter o ritmo da leitura e não a interromper, é preciso ler a palavra um pouco antes de pronunciá-la.
Atividade 3: Lendo a notícia
Objetivos:
Retome com os alunos a notícia explorada na atividade 1.
VISITA AO ASILO (05/10/2007)
NO DIA 30/10, TERÇA-FEIRA, A TURMA DA PROFESSORA LUCIANA, DA ESCOLA SALESIANA, PARTICIPOU DO PROJETO SOLIDÁRIO, "VISITANDO IDOSOS DO ASILO DOM BOSCO". OS ALUNOS LEVARAM CARINHO, ATENÇÃO E DOAÇÕES DE MATERIAIS DE HIGIENE. AS MÃES DE DUAS CRIANÇAS ACOMPANHARAM A VISITA.
DURANTE A VISITA, AS CRIANÇAS CONHECERAM A SALA DE VISITAS, O PÁTIO, O JARDIM, A HORTA, QUARTOS, A LAVANDERIA E CONVERSARAM COM OS VELHINHOS. NA CAPELA, VIRAM A IMAGEM DE DOM BOSCO E FIZERAM UMA ORAÇÃO, FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL E EMOCIONANTE. COM ESSE TRABALHO, OS ALUNOS VIRAM QUE VISITAR AS PESSOAS MAIS VELHAS QUE VIVEM SÓ É MUITO IMPORTANTE.
Leia o título do texto e pergunte aos alunos se eles se lembram do conteúdo da notícia. Em seguida, faça a sua leitura para as crianças. Proponha à turma uma atividade de interpretação da notícia. Por meio das perguntas abaixo, os alunos deverão identificar os elementos principais da notícia:
QUAL O TÍTULO DA NOTÍCIA?
O QUE ACONTECEU?
QUAL O NOME DO LUGAR QUE OS ALUNOS FORAM VISITAR?
QUAL A DATA EM QUE OCORREU A VISTA?
QUEM FOI À VISITA?
COMO FOI A VISITA?
Esta atividade possibilita aos aprendizes o avanço no processo de apropriação do sistema de escrita e, ao mesmo tempo, favorece a identificação dos elementos que uma notícia deve ter. Durante a atividade, leia as perguntas em voz alta e incentive os alunos a encontrarem a resposta no texto. Chame atenção para o fato de que as notícias devem ter um título e informar ao leitor o local do fato, a data e como tudo ocorreu. Além disso, você poderá pedir às crianças que, após identificarem a resposta de cada questão, analisem as palavras, verificando a sua quantidade e separando-as em sílabas etc.
Atividade 4: Reescrita coletiva da notícia
Objetivo:
Sugerimos que em outro dia você leia novamente a notícia para os alunos e proponha a sua reescrita coletiva. Os aprendizes deverão prestar atenção à estrutura do texto, não omitindo nenhuma de suas informações. Antes do início da escrita, retome com os alunos os elementos principais de uma notícia (o que, onde, quando e como aconteceu). Peça, então, que digam, oralmente, o que, onde, quando e como aconteceu o fato relatado na notícia: “VISITA AO ASILO”.
Após essa exploração inicial, a turma deverá elaborar a reescrita da notícia de forma oral e coletiva. Enquanto isso, você poderá registrá-la no quadro. Ao término da escrita, leia o texto para as crianças e peça que verifiquem se a notícia informa o que, onde, quando e como aconteceu o fato. Em seguida, solicite aos aprendizes que copiem a notícia no caderno, observando o espaçamento adequado entre as palavras, o uso de letras maiúsculas etc.
É importante que as atividades de reescrita de textos sejam desenvolvidas desde o início da alfabetização. Elas permitem aos alunos a reflexão sobre o modo de organização do gênero focalizado.
Atividade 5: E o trabalho continua...
Objetivos:
Como o aprendizado da leitura de gêneros textuais é processual, sugerimos que você realize outras atividades que visem a comparação dos gêneros de texto notícia e poema . No período em que a turma estiver estudando o tema do natal, por exemplo, você poderá trabalhar com o poema e a notícia abaixo:
PAPAI NOEL
Elias José
Papai Noel
Eu sei que não tem.
Mas no Natal fico quietinho
Esperando meu presente.
O que é que tem?
Peço o presente antes,
Muito antes do Natal
Quando o ano começa,
Já fico namorando o presente
Em toda loja que passo.
Só que não tem graça
Presente na loja.
A gente olha de graça,
Mas não é da gente,
É do dono da loja.
Mas, de repente,
O Natal chega
E o presente fica diferente,
Fica todo encantado,
Não sei bem
O que presente tem,
A gente.
Acho que é uma saudade,
Um sonho antigo
E a fantasia com papai Noel
Que fazem o presente mais presente
E só da gente.
Retirado do site: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/elias_jose.html
CORREIOS RECEBEM CARTAS PARA PAPAI NOEL A PARTIR DO DIA 17
Idade máxima para participar é de 12 anos.
Pedidos de medicamentos e eletrônicos serão descartados.
Crianças capricham nas cartas para o Papai Noel (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)
O projeto Papai Noel dos Correios começa na próxima terça-feira (17) em todo o país. Crianças que moram em comunidades carentes e têm até 12 anos podem mandar suas cartas, que devem ser "adotadas" por voluntários.
Segundo os Correios, nem todas as crianças são atendidas, mas todas são colocadas à disposição da sociedade e recebem uma resposta. O objetivo central é manter a magia do Natal.
O projeto existe há mais de 20 anos. Inicialmente, era uma iniciativa dos próprios empregados dos Correios. Em 1997, o projeto foi institucionalizado e a sociedade passou a participar.
No ano passado, foram recebidas mais de 1 milhão de cartas. São descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repetidos. Cartas de adultos não são atendidas. Também serão excluídos pedidos de medicamentos e aparelhos eletrônicos.
Cada regional dos Correios seleciona as cartas destinadas para adoção com seus próprios métodos, considerando a área abrangida, números de correspondências, de doações e de voluntários envolvidos.
Notícia retirada do site: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1372221-5598,00-CORREIOS+RECEBEM+CARTAS+PARA+PAPAI+NOEL+A+PARTIR+DO+DIA.html
No momento da leitura e da análise do poema e da notícia sobre o Natal, sugerimos que você fixe, novamente, no mural da sala, o quadro construído com as características de cada gênero de texto. Assim, será possível retomar essas características e, se necessário, acrescentar novos aspectos percebidos pela turma.
Sugerimos, para a leitura do professor, o livro: "Estratégias de leitura", da autora Isabel Solé. Editora Artmed.
Para avaliar se as crianças avançaram no aprendizado do reconhecimento e da leitura do poema e da notícia, sugerimos as atividades:
- Entregue para elas uma folha com um poema e uma notícia e peça que identifiquem cada gênero textual.
- Faça um levantamento oral sobre o que as crianças aprenderam em relação às características desses gêneros.
- Proponha atividades de leitura semelhantes às realizadas nas atividades 2 e 3 e verifique se os alunos avançaram nesse aprendizado.
Com esses procedimentos você identificará os aspectos desenvolvidos pelos alunos e os conteúdos que ainda precisarão ser mais trabalhados.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/04/2011
Cinco estrelaseu samuel gostei do poema por que eu tenho que fazer um trabalho de leitura adorei
11/01/2011
Cinco estrelasAproveito bastante as sugestoes desse download de aula.,tem nos ajudado muito. Este é legal,amei...