Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diário pessoal: um texto íntimo.

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Weitzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar o gênero de um texto;

- Destacar as características do gênero estudado;

- Produzir textos do gênero em questão.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita; linguagem formal e informal.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:   

A) Alugue o DVD do filme “Diário da princesa” para que os alunos assistam ao vídeo.  

B) Leve os alunos para a sala de vídeo.   

C) Peça aos alunos que assistam com atenção ao filme, pois após sua exibição, responderão a algumas questões.

Etapa 2:   

A) Em sala de aula, peça aos alunos que respondam as seguintes questões:

- Qual é a história exibida no filme?

- Quem é a personagem principal? Que transformações acontecem com ela?

- Antes de descobrir que era uma princesa, como a menina se comportava? Como falava com os amigos, como se vestia, quais eram seus costumes?

- Como ela passa a se comportar depois de descobrir que era uma princesa?

- Na sua opinião, por que o filme tem o nome de “Diário da princesa”?

B) Após esse debate, peça aos alunos que leiam o texto abaixo:

QUINTA-FEIRA, 22 de outubro de 2009

Oi, pessoal td bem???? Hoje eu começei meu dia bem, mas ontem de noite ouve tiros em frente de casa, um homem mato outro homem por justiça, mas tudo bem!!!!!Fiquei com medo, mas já passo!!!!!!! Fui p/o colegio, e começei com Geografia (2 aulas) depois fui para o recreio, estamos lendo um livro do Blog do Sapo Frog e me inspirei neste livro para fazer este blog. claro que tenho outro blog´s..... Da escola fui para minha mae e depois fomos almoçar com a minha vó..... Agora tenho que ir alomoçar... depois eu conto o resto.... ABS Postado por Sophie às 07:20

SEXTA-FEIRA, 23 de outubro de 2009

Como foi meu dia hoje???? OiiiE, volteii! Terminando de contar o que aconteceu no colégio: Depois do recreio tivemos artes, mas como estamos trabalhando com este livro: O Blog do Sapo Frog, lemos até a pág. 13 e temos que continuar a ler este livro até segunda que vai ter Chamado Oral, depois fomos para a Producão Informatizada e criamos um blog pra nossa sala de desafio metematico, depois quando minha professora passar o site, pois ela diz que quando acabarmos o blog estará aberto e passo o site para vcs..... Depois a ultima aula da semana: Ciencias, fizemos anotacões no caderno e jogamos um jogo chamado assim: ANTICORPOS EM ACÃO Vcs sabem oque é antiocorpos??? Ñ???? Por exemplo, eu peguei sarampo, a gente toma uma injecão aonde é injetado um pouquinho deste vírus em seu corpo, mas esse vírus tem que ser o suficiente para que os glóbulos brancos criem os anticorpos, entendeu??? É como se fossem uma protecão para o seu corpo, eles previnem que vc nao pegue mais essa doenca... E depois fomos embora ***AINDA BEM QUE ACABOU A AULA, NAO AGUENTO MAIS LEVANTAR CEDO*** Almocei, fui na padaria e etcc..... Durmi um otimo soninho, e agora estou postando a mensagem para vcs, de noite vou comer uma pizza deliciosa, hoje vou durmir na minha vó...... Só tenho isso para falar hoje....... ABS E BLOG BLOG BLOG Postado por Sophie às 13:28

http://mdpessoal.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=3 (Acesso em 11/06/2010)

* OBS: O texto do diário acima foi retirado da Internet. Portanto, chamamos a atenção para os problemas encontrados no texto no que diz respeito ao uso da Língua Portuguesa. Comente com os alunos sobre esses desvios. Se possível, faça uma reescrita coletiva do texto com seus alunos.

C) Peça aos alunos que se reúnam em pequenos grupos (com 4 alunos) e que respondam às seguintes questões:

- Observe o texto apresentado: que assunto é abordado nele?

- Quem é o narrador?

- A que tipo textual se assemelha o texto lido: um texto argumentativo, ou seja, em que se trabalha a opinião, ou um texto de relato?

- Para quem a personagem do texto está escrevendo?

- Que assuntos ela trata em seu texto?

- Como é a linguagem desse texto? É possível classificá-la como formal ou informal? Por quê? Retire exemplos do texto para comprovar sua resposta.

- Essa linguagem é adequada a esse gênero de texto? Por quê?

- A que gênero, em sua opinião, esse texto se assemelha:

(   ) manual de instrução        (   ) conto             (   ) diário

- Em sua opinião, o que seria um diário pessoal?

- Quais seriam as principais características do diário pessoal?

D) Dê um tempo para que os alunos realizem as tarefas.   

E) Em seguida, peça que os grupos respondam as questões oralmente, discutindo com o restante da turma as conclusões a que chegaram.

Etapa 3   

A) Inicie a aula solicitando a alguns alunos que resumam as conclusões que foram obtidas na discussão realizada na etapa anterior.   

B) Em seguida, questione os alunos:

- Vocês já escreveram um diário?

- Com que objetivo se escreve um diário pessoal?

- O diário está fora de moda? Por quê?

- Que gênero de texto “digital” exerce, online, a função de um diário pessoal? (*Professor, espera-se que aqui os alunos reconheçam que o Blog, que circula na Internet, é um diário pessoal online.).

- Vocês têm blog? Já acessaram algum?

C) Em seguida, peça a eles que elaborem uma definição formal para o gênero diário pessoal e suas características.  

D) Anote as sugestões dos alunos no quadro de modo a formar um texto coerente.

Etapa 4   

A) Para ilustrar melhor o que seria o gênero diário pessoal, peça aos alunos que se organizem em 5 grupos e que pesquisem em casa, com amigos ou familiares, quem já produziu um diário pessoal.

B) Solicite aos alunos que consigam um diário para levar para sala de aula.

C) Organize a sala em círculo e peça aos alunos que apresentem o material conseguido com a pesquisa.

D) Peça aos alunos para ler um trecho do diário que levaram para sala de aula e que levantem algumas características desses textos.

 

Etapa 5

A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia do texto abaixo:

Diário pessoal

Diário é uma agenda pessoal onde se escreve um resumo do cotidiano. O diário é um dos gêneros mais comumente cultivados, pois é confidente tanto do homem público como do homem privado. O estatuto do diário é o da confidência e a relação estabelecida entre o eu e o diário define-se pela contradição entre a vontade de falar e a de guardar segredo. No diário o destinador e o destinatário são a mesma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_(agenda) (Acesso em 11/06/2010).

B) Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa e, em seguida, esclareça possíveis dúvidas que tenham surgido com a leitura.   

C) Para finalizar, questione: a definição apresentada no texto está de acordo com a que foi elaborada no quadro? É necessário acrescentar alguma coisa ao que foi sugerido por vocês?

      

Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.81.

Avaliação

Essa avaliação será dividida em duas partes:

A) Divida a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo receberá das mãos do professor um caderno que será o diário do grupo. A cada semana o caderno deverá passar para um membro do grupo. Os alunos deverão escrever um diário pessoal e apresentá-lo para a turma no final do mês. Em seguida, o professor poderá selecionar alguns textos para expor no mural da sala.

B) Sugestão: criar um blog sobre a sequência realizada acima. Ou seja, um “metablog”, um blog que vai relatar a criação dos diários dos alunos em sala de aula. No final do mês, os alunos podem jogar todos os textos dos cadernos no blog, e, então, relatar como foi o passo a passo para aprender a fazer o diário.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lélia , Escola prof. JOEL aMERICANO lOPES , Bahia - disse:
    leliasouzateixeira@yahoo.com.br

    30/10/2011

    Cinco estrelas

    É um planejamento completo e muito bacana para quem deseja trabalhar leitura e produção de diário.


  • Luiz Antonio, C.E.Ambaí , Rio de Janeiro - disse:
    vogaluiz@yahoo.com.br

    13/03/2011

    Quatro estrelas

    Estava procurando dicas sobre o assunto,pois terei de abordá-lo em aula,juntamente, com a definição de agenda e blog. O texto ajudou-me imensamente. Obrigado!


  • Haydee, Colégio Estadual Deodato Linhares , Rio de Janeiro - disse:
    haydeemonteirodebarros@hotmail.com

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito sugestão da aula sobre diários e blogs e vou utilizá-la em minhas aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.