Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

  •  Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola;
  • Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, em especial, do livro infantil e da enciclopédia.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada    para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que as crianças em processo de apropriação do sistema de escrita, realizem as atividades junto com um colega que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá orientá-lo no desafio de auxiliá-la, explicando que uma das formas de ajudar o colega é pedir a ele que tente ler uma parte do texto sozinho. Também é importante que os dois componentes da dupla deem opiniões na elaboração do texto escrito.

 É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa sequência didática poderá ser planejada junto com a bibliotecária da escola e ser realizada ao longo de todo o ano letivo.

Atividade 1: Entendendo a Biblioteca da escola  

Objetivo:

  • Conhecer melhor a biblioteca da escola, seus materiais e sua organização.

Em sala de aula, converse com os alunos sobre a biblioteca da escola. Proponha às crianças uma visita a esse espaço para conhecer o seu acervo e a sua forma de organização. É importante que os alunos conheçam e reflitam sobre a biblioteca da escola para que possam usá-la com maior qualidade e autonomia.

Caso a escola disponha de um bibliotecário, proponha às crianças a realização de uma entrevista com esse profissional (se isso não for possível, as perguntas poderão ser feitas à coordenação ou a outro profissional que possa receber os alunos na biblioteca). Primeiramente, explore as características do gênero textual entrevista.  Para isso, sugerimos que sejam feitas as seguintes perguntas à turma:

- “Vocês já viram entrevistas na TV? Como elas acontecem?”

- “O que o entrevistador faz? E a pessoa que é entrevistada, qual o seu papel?”

- “O entrevistador prepara suas perguntas antes do momento da entrevista? Por quê?”

- “O entrevistador pode entrevistar qualquer pessoa? Como o entrevistado é escolhido?”

Ao final da conversa, os alunos deverão ter iniciado a compreensão de que a entrevista é um gênero formal de troca ou busca de informações sobre algum assunto. O entrevistado tem o conhecimento do assunto e deverá responder as perguntas organizadas previamente pelo entrevistador (COSTA, 2008).

Em seguida, convide as crianças a a realizarem uma entrevista. Sabendo que desejam se informar melhor sobre a biblioteca, deverão escolher a pessoa a ser entrevistada e elaborar, por escrito, as perguntas a serem feitas. Além disso, será preciso decidir que alunos farão as perguntas no momento da entrevista. Abaixo algumas sugestões de questões:

- “Para que serve uma biblioteca na escola?”

- “O que tem na biblioteca?”

 - “Que tipos de livros têm na biblioteca?” “Onde fica cada um deles?”

- “Como ela está organizada?”

- “Como podemos usá-la?”    

Ao chegar à biblioteca, a bibliotecária poderá responder as perguntas das crianças e apresentar-lhes o espaço com maiores detalhes. Neste momento, é importante explicar como funciona o empréstimo de livros e como eles são catalogados.             

Na apresentação dos materiais de leitura é importante que se explore a função social de cada um, as características do suporte e o modo como se organizam os seus textos. Sugerimos que sejam explorados, com maiores detalhes, materiais de maior circulação social, como livros infantis, jornais e revistas, enciclopédias etc. As seguintes perguntas podem ser feitas aos aprendizes:

 - “Que material é esse?”, “Como ele se chama?”

 - “Para que ele serve?” “As pessoas o utilizam quando pretendem se divertir e se distrair ou quando querem se informar?

- “Como deve ser o seu texto?” “Será que ele é engraçado?”      

De volta à sala, a turma poderá fazer um texto coletivo sobre os aprendizados proporcionados pela entrevista e pela visita. O texto deverá ficar fixado na parede da sala.   

Outra sugestão é que os alunos desenhem o mapa da biblioteca para sistematizarem os conhecimentos em relação a sua organização. As crianças deverão representar como é organizado o acervo, que espaço é reservado para leitura etc. Esta atividade pode ser feita em duplas.

Atividade 2: Exploração de livros de histórias infantis e de enciclopédias

Objetivos:

  • Perceber as funções sociais e a forma de organização do livro infantil e da enciclopédia.
  • Ler para se informar
  • Apreciar a história lida pela professora

Proponha aos alunos o estudo de dois materiais presentes na biblioteca: o livro infantil e a enciclopédia. A reflexão sobre os usos e funções desses materiais de leitura e a percepção de suas características poderão contribuir para a formação leitora das crianças e estimulá-las a lerem para se informarem e para se distrairem. Para essa atividade você deverá selecionar um livro infantil que contenha uma história sobre animais e as enciclopédias de que a escola dispõe. Sugerimos que a atividade seja feita na biblioteca, porém, caso o espaço não seja apropriado poderá ser realizada em sala de aula:

1 Apresente à turma um livro de história infantil e uma enciclopédia. Explore as características de cada suporte: a capa, o autor do livro, os textos que estão presentes, a forma de organização das informações na enciclopédia etc.

2. Explique aos alunos que eles irão escutar uma história sobre os animais e ler textos na enciclopédia que também abordam esse tema. Deixe claro para as crianças que elas deverão prestar atenção nas diferenças entre esses dois tipos de textos. Você pode estimular os alunos, dizendo que, ao final da leitura dos dois materiais, deverão responder às perguntas:

 - “Para que serve cada livro?” (Se necessário, ofereça maiores orientações aos alunos: “Qual dos livros serve para a gente aprender e se informar sobre os animais?” “Qual dos livros serve para gente se divertir com uma história sobre os animais?”)

- “Quais as diferenças entre os textos que cada livro traz?”

3.Leia a história para os alunos. Primeiramente, faça a leitura do título do livro e peça às crianças que digam como é a ilustração trazida na capa. Estimule os aprendizes a relacionarem essas imagens ao título, pontuando em que aspectos elas ajudam a entendê-lo. Com base nesses elementos, os alunos deverão levantar hipóteses sobre como será a história (registre essas hipóteses em um cartaz ou no quadro).

Para auxiliar os aprendizes a compreenderem o texto, sugerimos que você interrompa a leitura em um dado momento e peça à turma que levante hipóteses sobre o que acontecerá na história (as crianças deverão se basear nas informações que já têm sobre o seu enredo). Lembre-se de verificar se as previsões ditas pelos alunos se confirmaram.

Ao longo da leitura, é importante que você oriente os aprendizes a relacionarem as imagens aos textos. Eles poderão dizer se as ilustrações de uma página acrescentam e/ou confirmam as informações trazidas pelo texto escrito. Você também pode discutir com a turma a função da ilustração em um livro de histórias, por meio de perguntas como:

- “Por que o autor do livro não contou a história somente por meio do texto escrito?

- Por que ele optou por também usar ilustrações?”  

Ao fim da leitura, converse com os alunos sobre o texto. Retome as hipóteses levantadas a partir da análise do título da história e das ilustrações da capa e peça às crianças que verifiquem se a história se desenvolveu como haviam previsto. A estratégia de levantar e de confirmar hipóteses deve ser usada desde o início do processo de alfabetização, pois auxilia o estudante a construir sentidos possíveis para o que lê.

Peça também que as crianças apreciem a obra. Deverão dizer se gostaram da história e justificar sua resposta com elementos do texto.  Ao final, explore os motivos que podem levar as pessoas a lerem livros de histórias. (Os aprendizes deverão compreender que, geralmente, lemos esses materiais para distrair, divertir...)

4. Distribua para cada dupla de alunos um exemplar da enciclopédia (sugerimos que a enciclopédia seja organizada por ordem alfabética). Explore, mais uma vez, o modo como são organizadas as informações nesse material. As crianças deverão identificar a letra do alfabeto a que se refere o seu exemplar. Lance o desafio de pensarem em um nome de animal que inicie com essa letra e de fazerem uma pesquisa sobre ele. A turma poderá eleger duas informações para procurar no livro. Sugerimos as questões:

 - “Onde esse animal vive?”

 - “O que esse animal come?”

As respostas a essas perguntas poderão ser registradas no caderno.  Na atividade, chame a atenção dos alunos em relação aos objetivos pretendidos pelo leitor ao decidir fazer uma pesquisa em uma enciclopédia. Leve-os a refletir que lemos os textos desse suporte quando temos a necessidade de encontrar a informação desejada.

5. Em sala de aula, cada dupla de alunos poderá fazer a leitura da pesquisa que realizou (esta atividade não precisa ser realizada em um único dia). Você pode organizar a turma e pedir que a dupla diga o nome do animal pesquisado. Faça, então, a leitura das perguntas (“Onde esse animal vive? “O que esse animal come?”) e peça que as crianças levantem hipóteses sobre elas. Em seguida, os alunos que compõem a dupla deverão ler o que pesquisaram e a turma poderá verificar se suas hipóteses se confirmaram.

É importante que os aprendizes conversem sobre o texto lido e identifiquem que novas informações foram aprendidas. Ao final, a turma deverá compreender que a leitura desse tipo de material permite-nos ampliar os conhecimentos sobre determinado assunto.

6. Retome com a turma as perguntas feitas no item 2 da atividade (“Para que serve cada livro?”, “Que diferenças há nos textos que cada livro traz?”). Os alunos deverão pontuar as diferenças que perceberam entre o livro infantil e a enciclopédia. Registre as colocações levantadas pela turma em uma tabela feita em um cartaz e deixe-o fixado na sala de aula.

Atividade 3: Apresentando a Biblioteca     

Objetivo:

  • Preparar a apresentação a ser feita para um público específico
  • Ler em voz alta para um público específico
  • Avaliar a apresentação realizada publicamente

Sugerimos que, após a realização das atividades 1 e 2, você  leve as crianças à biblioteca semanalmente e sempre discuta com a turma o modo como é organizado o acervo e as funções sociais de cada material. Nesse trabalho, explore, caso a biblioteca tenha disponível, as revistas e os jornais.

Além disso, para que a turma discuta mais sobre o papel da biblioteca e sobre os trabalhos que podem ser feitos a partir do livro infantil, proponha a discussão do vídeo: “Escolhendo livros na biblioteca”, localizado no site: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50498 . Sugerimos que você dê ênfase à parte do vídeo em que alunos de uma escola desenvolvem um trabalho sobre o livro da biblioteca que leram. O vídeo completo pode ser asistido e debatido pelos professores da escola.

Esse recurso foi sugerido pelo Portal do Professor:

 Escolhendo livros na biblioteca [Viagens de leitura]   

Quando você julgar que os alunos estão familiarizados com esse espaço, convide-os a organizarem uma apresentação da biblioteca para outros alunos da escola, para algum visitante ou para pessoas da comunidade.

Para a preparação da apresentação, sugerimos que você reproduza o texto elaborado coletivamente na atividade 1 para todos os alunos. Proponha à turma a leitura silenciosa do texto. Em seguida, solicite às crianças que façam a leitura coletiva e em voz alta. Com esse procedimento, os alunos poderão desenvolver a fluência em leitura, pois um pouco antes de dizerem as palavras, deverão saber o que irão ler.

Sempre que as crianças são chamadas a fazerem uma apresentação em público é importante que tenham tempo para prepará-la. Aprender a falar para muitas pessoas, observando o assunto a ser tratado e o modo como deverá ser abordado também constitui um aprendizado escolar.  Sugerimos o seguinte roteiro para a apresentação:

 - Leitura feita pela turma do texto coletivo sobre a Biblioteca

- Leitura do livro infantil trabalhado

- Leitura de informações sobre os animais que pesquisaram na atividade 2

- Explicação da função social de cada um desses livros e do modo como eles são organizados (Se necessário, retome a tabela construída com as características do livro infantil e da enciclopédia).

Proponha o ensaio da apresentação. Durante essa preparação, os aprendizes poderão ajudar a avaliar a atuação dos colegas que irão apresentar, baseando-se em critérios acordados anteriormente. Abaixo algumas sugestões:

 - O colega apresentou em voz alta, de forma que todos pudessem ouvir?

- O colega contou toda a história de modo que ‘prendesse’ a atenção do público?

- Nós entendemos as informações sobre os animais lidas pelo colega?

- O colega explicou para que serve cada livro?

-  O colega explicou o modo de organização dos textos de cada livro?

Se necessário, peça às crianças que repitam a apresentação, atendendo as orientações dadas pela turma.

Após a apresentação, faça uma roda de conversa com as crianças e peça que avaliem a atuação de cada uma durante o evento.  Você pode se valer das mesmas perguntas utilizadas no ensaio para orientar a discussão.

Atividade 4: Registrando o que aprendemos

Objetivo:

  • Sistematizar os conhecimentos sobre o livro infantil e a enciclopédia.

Para que os alunos sistematizem os aprendizados construídos com essa sequência didática, sugerimos que você os organize em duplas e peça que preencham a seguinte tabela. Explique aos aprendizes o modo de funcionamento de uma tabela e a sua função: esse texto permite organizar as informações de forma clara, rápida e resumida.

MATERIAIS

LIVRO INFANTIL

ENCICLOPÉDIA

PARA QUE SERVEM

COMO SÃO ORGANIZADOS

ONDE SÃO ENCONTRADOS

Ao final, faça a correção coletiva da atividade com a turma, pedindo aos alunos que leiam suas respostas e as justifiquem tendo em vista o estudo feito.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escolhendo livros na biblioteca [Viagens de leitura] Vídeo
Recursos Complementares

Caro professor, sugerimos a leitura do livro: "Como usar a biblioteca na escola. Um programa de atividades para o ensino fundamental"  Editora Autêntica. Autora: Carol Kuhlthau.

Avaliação

Para avaliar se os alunos construíram atitudes favoráveis à leitura, você poderá observar os seguintes aspectos:

- Os aprendizes estão freqüentando (ou manifestando o interesse de freqüentar) mais a biblioteca da escola?

- Os aprendizes estão selecionando o que irão ler de acordo com os objetivos pretendidos? (Informar sobre algum assunto ou ler uma história para diversão e/ou distração, por exemplo).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • margot, APAE-SANTA FELICIDADE , Paraná - disse:
    margotveneide@hotmail.com

    19/02/2014

    Quatro estrelas

    As sugestões foram ótimas,mas faltou mais atividades p crianças em fase de alfabetização.


  • Irene, Escola Estadual Dr. Humberto Sanches , Minas Gerais - disse:
    irenereinagomes@hotmail.com

    25/01/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões. Trabalho na Biblioteca e vou adotar algumas...


  • Marilia Mafra, Escola Estadual Sabino Barroso , Minas Gerais - disse:
    lilinhajmm@hotmail.com

    29/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da maneira como você apresentou a biblioteca. Vou usar na minha escola. Obrigada pela idéia.


  • JOICE DE ESPINDOLA, Escola Municipal Dona Toinha , Pernambuco - disse:
    joice_espindola@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei o seu projeto, irei copiar algumas das suas etapas. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.