Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Todo ovo tem vida

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar, mediante observação direta, a diferença entre ovo e óvulo de galinha;

Reconhecer o ovo como uma das formas de reprodução dos seres vivos;

Investigar como se dá a formação do pinto dentro do ovo.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Todo ser vivo tem um ciclo vital, que se inicia ao nascer e se finda com a morte.

Reconhecer a postura de ovos como a forma de perpetuação das espécies entre as aves.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor

A experiência que temos de sala de aula, tem demonstrado que, embora as crianças saibam que, em muitas espécies animais, os filhotes nasçam de ovos, elas têm dificuldade para reconhecer que o ovo tem vida. Trabalhar este tema com as crianças é uma oportunidade para elas investigarem, conhecerem que diferentes espécies reproduzem através de ovos e esclarecerem suas dúvidas. Nos links a seguir você obtém algumas informações sobre os ovos das aves que poderão ajudá-lo no planejamento da aula.                                                                                                                                                                                                            

Como são os ovos das aves: consulta realizada dia 03 de junho as 18:33min.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves-5.php 

O ovo como início da vida, dentro do corpo das fêmeas dos mamíferos e fora do corpo em outros grupos de animais- consultada realizada dia 03 de junho as 19:01min.

http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/riquezas-da-fauna-e-flora/2942-o-ovo.html   

Vamos desenvolver a aula a partir do uso do livro didático. Pretendemos com isso chamar a atenção para a importância do livro didático, dentro de uma aula bem planejada e como recurso, muitas vezes indispensável na coleta de dados e complementação de informações, no processo de investigação científica.

O professor investiga o assunto a ser abordado, usa a criatividade, planeja a sua aula e o livro didático é usado para orientar a coleta de dados, complementando as informações obtidas nas observações. As informações do livro ampliam as discussões. O livro didático portanto, quando usado de maneira criativa pelo professor, é um dos bons recursos de aprendizagem, acessível a todos.

Sabemos que muitos professores apenas contam com o livro didático. É exatamente por isso que reforçamos a necessidade de utilizá-lo com mais cuidado. O aluno deve ser incentivado a consultar o livro adotado, o professor deve tê-lo como uma referência, mas, quando o professor dispor de outros recursos, a sua exclusividade deve ser evitada. O professor precisa ser capaz de consultar o tema no livro e planejar a sua aula selecionando outras estratégias, consultando outros livros para verificar se a abordagem proposta no livro adotado é a melhor, enriquecendo-a.

Qualquer assunto estudado em ciências, não se esgota na abordagem feita por um livro didático apenas, até mesmo porque o livro tem um espaço limitado para cada assunto. Portanto, a melhor sugestão é que você tente obter um número maior de livros para consulta. Que deixe esses livros disponíveis para consulta dos alunos na sala de aula.

Nessa aula oportunizamos as crianças refletirem sobre a vida que se desenvolve no ovo, tempo previsto para que nasça o pintinho, entre outros assuntos pertinentes ao tema. Ao folhear o livro, elas têm contato com outros temas relacionados ao processo de reprodução, incentivando-as a novas investigações.  

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio de uma atividade de observação e informações complementares, através de textos literários e informativos e projeção de vídeos. Serão abertos dois ovos: um ovo galado e um ovo de granja, para que as crianças possam observar a diferença entre eles, que justifica a presença da vida.   

Como o professor irá ativar esse processo:

Levantando situações – problema em que os alunos serão desafiados a emitir suas idéias sobre: que animais nascem de ovos?; Se os ovos são todos iguais?; Se todos os ovos precisam ser chocados pela fêmea? Através da discussão em torno dessas perguntas, a professora estará fornecendo às crianças argumentos para que apresentem suas opiniões e se interessem em participar das discussões.

Atividade 1: leitura e interpretação de texto informativo   

Iniciar a aula a partir de questões que remetam ao assunto a ser explorado: que animais nascem de ovos?; Se todos os ovos são iguais?; Se todos os ovos precisam ser chocados pela fêmea?; Será que todo ovo tem vida? Ouvir as opiniões das crianças.

A seguir convidá-las a ler um texto que fala sobre animais que nascem de ovos, presente em um livro didático. A seguir indique o livro de onde o texto, assunto da aula, se encontra.

Se esse tema for tratado no livro que adota em sua escola, desenvolva a aula, tendo-o como referência. Caso contrário, sugerimos que leia o texto, em voz alta, para as crianças e promova uma discussão sobre o assunto.

Passeio no sítio

 Analuísa e Vinícius vivem em uma cidade grande e nem sempre conseguem ver outros animais além de cachorros, gatos, pombos e outras aves.

No fim de semana passado, Analuísa e Vinícius foram a um sítio. Voltaram cheios de novidade!

Viram casinha de joão-de-barro e ninho de guaxo. Descobriram lagartas e casulos. Acharam ovos de lagartixa. No lago, os girinos pareciam peixes. Os beija-flores e as abelhas passeavam de flor em flor. Viram também uma galinha caipira com seus pintinhos...

Analuísa e Vinícius foram ao galinheiro.

Viram os ninhos. Em alguns, havia ovos, em outros, não.

Mas um ninho chamou mais a atenção das crianças. Nele, não viram ovos, e sim uma galinha branca toda arrepiada.

Ela quis bicá-los quando se aproximaram. Isso deixou Analuísa muito curiosa:

- Por que esta galinha está tão brava? - Ela está choca. Com galinha choca não se brinca – disse Vinícius.

- Ela está chocando os ovos. Daqui a alguns dias, vamos ter mais pintinhos no quintal.   

PORTO et.al. Asas para voar: ciências. São Paulo: Ática, 2010. v.2  

Sugestão de diálogo 

.Vocês conhecem os animais vistos pelas crianças? Eles vivem próximos da sua casa?

. Analuísa e Vinícius viram vários animais no sítio: joão-de-barro, lagartas, girinos, abelhas, galinha com pintinhos. Dos animais citados quais são aves?Como você sabe disso?

 . Os cachorrinhos e os gatinhos desenvolvem dentro da barriga da mãe antes de nascer. E os pintinhos? Onde eles ficam antes de nascer?

. O que Vinícius quis dizer ao afirmar - Daqui a alguns dias, vamos ter mais pintinhos no quintal?

 . O que é uma galinha choca?

Atividade 2: observação dos ovos

A seguir, organize as crianças em roda para realizar a atividade de observação sugerida.

A atividade será realizada em roda pois serão abertos dois ovos. Ao manipular os ovos eles podem ficar contaminados, o que implica em jogá-los fora após a observação. Chame a atenção das crianças para o fato de que jogar alimento fora é um exemplo de desperdício que deve ser evitado, sempre que possível.

 Para realizar essa observação, além dos dois ovos (um galado, de galinha que cruzou com galo e um óvulo de galinha solteira). Você vai precisar também de dois pratos.

As galinhas que não se acasalam com o galo botam óvulos, que são conhecidos como ovos de granja, mas não tem embrião. Esses ovos não vão gerar pintinhos. São usados como alimento pelas pessoas.

Como fazer:

 1.Observem os ovos por fora: a cor, a textura e a forma.

 2. A professora (ou professor) vai abri-los, colocando cada um em um prato. A gema deve ficar inteira e não se misturar com a clara.

3. Agora observem: a) a casca dos ovos por dentro e por fora: b) as claras e as gemas.

4. Procurem nas gemas uma pequena mancha esbranquiçada.

Levantando hipóteses:

. Será que nasce pintinho de qualquer ovo de galinha?

Para trocar ideias e registrar

1.Em qual das gemas vocês observaram a mancha esbranquiçada?

2.Qual dos ovos poderia virar um pintinho?

3. Vocês perceberam outras diferenças entre os ovos? Quais?

4.Desenhe no caderno o ovo galado e os óvulos de granja inteiros e o que vocês observaram dentro deles.

PORTO et.al. Asas para voar: ciências. São Paulo: Ática, 2010. v.2   

As crianças fazem as observações e trocam idéias. Para fazer a atividade de registro, pedir aos alunos que retornem aos seus lugares. Eles vão registrar o que observaram, através de desenhos e pequenos textos. Os textos podem ser feitos coletivamente, e anotados no quadro de giz, para que copiem.

Enquanto as crianças estão desenhando, a professora percorre a sala dando sugestões e chamando a atenção para que desenhem somente o que observaram. Os coloridos dos desenhos, também, devem ter cores semelhantes.

Pedir às crianças que apresentem o trabalho para os colegas. Chamar a atenção delas para os desenhos que melhor representaram o que foi observado.

Atividade 3: leitura de texto informativo, projeção de vídeo e discussão dirigida

A seguir, distribua o texto para leitura da turma.  

Pintinho de sítio...Pintinho de granja...   

A mancha esbranquiçada que você observou no ovo galado é a gala. É o início da vida de um pintinho. É o seu embrião.A gema e a clara que envolvem a gala são alimentos que vão sustentar o embrião até que ele se torne um pintinho. Para o embrião se desenvolver, ele precisa de calor e de umidade.

Após aproximadamente 21 dias, a casca dos ovos se rompe e os pintinhos nascem.

Fotos: http://www.uhull.com.br/06/13/do-ovo-a-galinha-passo-a-passo/ consulta em 17/06/2010 às 20:13. 

No sítio que Analuísa e Vinícius visitaram, após botar vários ovos no ninho, a galinha vai chocá-los com o calor do seu corpo. Ela acomoda no ninho e só sai dele de vez em quando.   

Nas granjas, pode-se produzir “ovos” ou aves. As galinhas que não acasalam com o galo botam “ovos” que não tem embrião. Esses “ovos” são usados para o consumo das pessoas. Entretanto, nas granjas que criam aves para consumo, os “ovos” precisam ser galados, para que o embrião possa se desenvolver. Esses ovos são chocados em máquinas, chamadas de chocadeiras. A temperatura na chocadeira é mantida em torno de 40 graus, pois não há o calor do corpo da galinha para aquecer os ovos.   

Tanto no sítio quanto na granja os pintinhos nascem molhados e desajeitados o que faz com que pareçam frágeis. Mas, assim que as penas secam estão prontos para seguir a mãe, já conseguem comer pequenos grãos e sementes e capturar pequenos animais como insetos e minhocas. Nas granjas, os pintinhos são alimentados com ração, a base de milho e soja.   

Texto escrito pelas autoras              

Projeção de vídeo             

Exiba os vídeos para a turma. Assista previamente os links sugeridos. Anote todas as informações que possam ser trabalhadas com os alunos. Relacione as imagens e informações do vídeo com o estudo já realizado.      

. Imagens do desenvolvimento do pintinho dentro do ovo até o nascimento:

http://www.uhull.com.br/06/13/do-ovo-a-galinha-passo-a-passo/ consulta realizada dia 03 de junho as 18:43min.      

Nascimento de um pintinho: consulta realizada dia 03 de junho as 20:36min.   

http://www.youtube.com/watch?v=uIDIumcUX2Q&feature=related

Observamos dois ovos e lemos textos sobre a vida que começa em um ovo e assistimos vídeos sobre o assunto. Os ovos observados foram ovos de galinha. E agora, vamos ver o que aprendemos? Através das investigações que fizemos, vimos que somente os ovos das fêmeas que cruzam com os machos têm vida. Assim, ao chocar o ovo é dado condições para desenvolver a vida que já existe dentro dele.                                          

Sugestão de diálogo:

. Por que só do ovo galado pode nascer pintinho?

. O que o embrião precisa para se desenvolver?

. Quem sustenta o embrião dentro do ovo até que ele se torne um pintinho?

 . A galinha choca apenas um ovo de cada vez?

. Por que as aves chocam seus ovos?

. Quanto tempo demora para nascer o pintinho?

.Que diferenças existem entre os pintinhos do sítio e os de granja? E semelhanças?

.Você conhece outros animais que também nascem de ovos?

. Como as nossas observações e leituras ajudaram a responder se “Todo ovo tem vida?”   Dar tempo para que as crianças possam responder às perguntas. Ouvir mais de uma criança. Observar se todas as crianças estão participando das discussões. Estimular a participação de todos.

Atividade 4: confeccionando um pintinho de lã

Trabalhe o tema de forma interdisciplinar com Artes. Confeccione com os alunos um pintinho de lã. Converse com os alunos sobre as cores dos pintinhos e providencie o material necessário para a realização da atividade: lã de cores variadas, tesoura sem ponta, papel colorido para confeccionar os olhinhos o bico e os pés.

Exiba os vídeos e mostre imagens de pintinhos diferentes para que as crianças observem como os pintinhos podem ser, antes de realizar a atividade.

Pintinhos garnizé

http://www.youtube.com/watch?v=2AD1GQVBGus&feature=related   

consultado em 17/06/2010 às 20:15

A galinha e os pintinhos

http://www.youtube.com/watch?v=1gvPSeeNtvU&NR=1 

consultado em 17/06/2010 às 20:15

Nascimento de pintinhos mestiços de ovos azuis 

http://www.youtube.com/watch?v=OM9UnHxUy6I 

consultado em 17/06/2010 às 20:15

Foto: http://www.brasilpetshop.com.br/fotos_produtos/1929/-_1257420990.jpg consultado em 17/06/2010 às 20:25 

Etapas para confecção do pintinho

1.Enrole na mão a metade de um novelo de lã pequeno.

2.Retire da mão os fios enrolados.

3, Amarre no meio, unindo todos os fios.

4. Corte as pontas.

5. Desfie a lã e faça um pompom.

6. Recorte de um papel colorido um bico, dois olhos e dois pezinhos e monte o pintinho.                

Recursos Complementares

Não foram sugeridos recursos complementares para esta aula.

Avaliação

A avaliação de nossos alunos deve ocorrer durante toda a aula quando discutimos suas opiniões, solicitamos a sua participação nas atividades e verificamos as tarefas realizadas. Compreendemos a avaliação como um processo que vai desde a sondagem do conhecimento prévio, até as etapas finais de aplicação do que foi aprendido. Avaliamos seus registros de experiências e observações, sínteses individuais e coletivas, sua relação com o próprio processo de aquisição do conhecimento. Os exercícios sistematizados de avaliação, entram como mais um dos recursos a serem usados, nem como o único, nem como o mais importante.   

Você já sabe, para nascer pintinhos a galinha precisa cruzar com o galo. O começo da vida é um fato que chama a atenção de todos. O nascimento dos seres vivos é tão variado!

Escreva e ilustre a história do nascimento de um pintinho para expor na sala de aula, junto com os pintinhos de lã confeccionados pela turma.              

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GUILHERME PAIVA SANTOS, Individual , Pernambuco - disse:
    guipaisan@gmail.com

    01/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Meus Parabéns. Continuem com a estratégia para outros assuntos. Gostaria de ser informado. Obrigado!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.