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Fração e seu significado

 

12/12/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Utilizar a representação de frações em situações que indicam a relação parte-todo;
  • Expressar a divisão por uma fração;
  • Comparar números racionais escritos no código de fração;
  • Representar por uma fração a parte de um todo;
  • Representar por um número natural a quantidade de objetos correspondentes a uma fração desse conjunto.
Duração das atividades
Três tempos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer  o algoritmo da divisão;
  • Relacionar fração com o inteiro;
  • Saber relacionar o todo, comparando com a parte.
Estratégias e recursos da aula

 1ª Atividade:

 A professora levará para turma 7 figuras geométricas com

  • 3 lados iguais
  • 4 lados iguais
  • 5 lados iguais
  • 6 lados iguais
  • 8 lados iguais
  • 10 lados iguais
  • 12 lados iguais

Os alunos vão explorar as figuras livremente utilizando montagens, encaixes, folha de papel e de diversas formas que desejarem, a professora acompanhará a atividade perguntando onde eles já viram tais figuras e outras mais.

Depois a professora levará vários dicionários de matemática ( Livraria Loyola - CIÊNCIAS PURAS - DICIONÁRIO DE MATEMÁTICA ; -  EDITORA L & PM ; Microdicionário de Matemática - Coleção: Dicionários Autor: Luiz Márcio Imenes, Marcelo Lellis) para que os alunos e a professora pesquisem qual o nome correto das figuras apresentadas.

Os alunos com a professora farão a pesquisa nos dicionários para chegarem a conhecer os nomes corretos das figuras.

2ª Atividade

Os alunos registrarão as figuras e os nomes corretos de cada uma delas.

3 lados iguais - TRIÂNGULO

4 lados iguais -  QUADRADO

5 lados iguais - PENTÁGONO

6 lados iguais - HEXÁGONO

8 lados iguais - OCTÓGONO

10 lados iguais - DECÁGONO

12 lados iguais - DODECÁGONO

 3ª Atividade

A professora pedirá que os alunos façam a figura em folhas de papel ofício e cada um deverá dividir a figura em partes iguais de acordo com o número de lados que eles receberam, com o auxílio de uma régua.

Nesse momento, os alunos precisam interagir entre si para que possa haver reconhecimento de como fazer e as possíveis estratégias usadas serem socializadas entre todos.

Depois de executada a tarefa os alunos deverão fazer dois desenhos e, em um deles a figura ficará inteira e em outro será recortado de acordo com o número que foi dividido.

4ª Atividade

A professora irá, assim, discutir com a turma que essa forma de divisão exata tem uma referência na matemática : fração. Perguntar se já escutaram esse nome, se já ouviram alguém dizer que precisava fracionar ou dividir algo em partes iguais.

Desta forma, devem registrar no caderno que a fração representa uma parte da unidade ou do inteiro que foi dividida em partes iguais.

5ª Atividade

A professora criará uma situação problema para os alunos pensarem e responderem no grupão.

Paula é professora da sala de leitura e, muito observadora, sabe que  em cada grupo de 12 alunos ( pegar o dodecágono que está dividido em partes iguais) que vai escolher livros para empréstimo em sua sala, 2 lêem somente livros de aventura, 4 lêem somente livros de suspense e 4 lêem somente livros de guerra.

Como pode ser representada a história da professora Paula ?

Deixar que os alunos façam suas representações livremente.

Ao final, a professora fará com os alunos a seguinte representação. Dez alunos ficarão em círculo e quando a professora pedir que:

 1 pessoa em 10 formam =  1/10

4 pessoas em 10 formam = 4/10

Ela, então, perguntará quantas pessoas lêem vários tipos de livro.

Os alunos podem representar livremente mas, ao final, a professora e os alunos devem chegar a algumas conclusões.

  • Que um inteiro é representado em fração como 10/10 = 1 inteiro
  • Que as pessoas que tem suas definições de leitura são 1/10 + 4/10  = 5/10

Então a resposta para a pergunta da professora deverá ser 10/12 - 8/10 = 2/10, que poderá ser representado pelos alunos que estão no círculo.

Que a fração 2/10  representa 2 pessoas ou 2 alunos.

6ª Atividade

A professora dividirá a turma em 7 grupos e pedirá que cada grupo crie uma situação problema com as figuras geométricas que foram distribuídas na primeira atividade.

Os grupos representarão os problemas para que a turma possa trabalhar em seus pequenos grupos e resolverão as situações utilizando diferentes estratégias da lógica matemática e de conhecimento aritmético.

RECURSOS:

6 figuras geométricas com lados iguais

Folhas de papel ofício;

Tesoura sem ponta.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Em todas as atividades, a professora deverá acompanhar o grupão e os alunos, de forma individual, para que ela possa retornar as atividades em que os alunos encontraram mais dificuldade em realizá-las.

A atividade de realização de situação problema será a atividade avaliadora da aula, pois ela envolve e completa os conteúdos trabalhados.

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