12/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Objetivos:
1ª Atividade:
A professora levará para turma 7 figuras geométricas com
Os alunos vão explorar as figuras livremente utilizando montagens, encaixes, folha de papel e de diversas formas que desejarem, a professora acompanhará a atividade perguntando onde eles já viram tais figuras e outras mais.
Depois a professora levará vários dicionários de matemática ( Livraria Loyola - CIÊNCIAS PURAS - DICIONÁRIO DE MATEMÁTICA ; - EDITORA L & PM ; Microdicionário de Matemática - Coleção: Dicionários Autor: Luiz Márcio Imenes, Marcelo Lellis) para que os alunos e a professora pesquisem qual o nome correto das figuras apresentadas.
Os alunos com a professora farão a pesquisa nos dicionários para chegarem a conhecer os nomes corretos das figuras.
2ª Atividade
Os alunos registrarão as figuras e os nomes corretos de cada uma delas.
3 lados iguais - TRIÂNGULO
4 lados iguais - QUADRADO
5 lados iguais - PENTÁGONO
6 lados iguais - HEXÁGONO
8 lados iguais - OCTÓGONO
10 lados iguais - DECÁGONO
12 lados iguais - DODECÁGONO
3ª Atividade
A professora pedirá que os alunos façam a figura em folhas de papel ofício e cada um deverá dividir a figura em partes iguais de acordo com o número de lados que eles receberam, com o auxílio de uma régua.
Nesse momento, os alunos precisam interagir entre si para que possa haver reconhecimento de como fazer e as possíveis estratégias usadas serem socializadas entre todos.
Depois de executada a tarefa os alunos deverão fazer dois desenhos e, em um deles a figura ficará inteira e em outro será recortado de acordo com o número que foi dividido.
4ª Atividade
A professora irá, assim, discutir com a turma que essa forma de divisão exata tem uma referência na matemática : fração. Perguntar se já escutaram esse nome, se já ouviram alguém dizer que precisava fracionar ou dividir algo em partes iguais.
Desta forma, devem registrar no caderno que a fração representa uma parte da unidade ou do inteiro que foi dividida em partes iguais.
5ª Atividade
A professora criará uma situação problema para os alunos pensarem e responderem no grupão.
Paula é professora da sala de leitura e, muito observadora, sabe que em cada grupo de 12 alunos ( pegar o dodecágono que está dividido em partes iguais) que vai escolher livros para empréstimo em sua sala, 2 lêem somente livros de aventura, 4 lêem somente livros de suspense e 4 lêem somente livros de guerra.
Como pode ser representada a história da professora Paula ?
Deixar que os alunos façam suas representações livremente.
Ao final, a professora fará com os alunos a seguinte representação. Dez alunos ficarão em círculo e quando a professora pedir que:
1 pessoa em 10 formam = 1/10
4 pessoas em 10 formam = 4/10
Ela, então, perguntará quantas pessoas lêem vários tipos de livro.
Os alunos podem representar livremente mas, ao final, a professora e os alunos devem chegar a algumas conclusões.
Então a resposta para a pergunta da professora deverá ser 10/12 - 8/10 = 2/10, que poderá ser representado pelos alunos que estão no círculo.
Que a fração 2/10 representa 2 pessoas ou 2 alunos.
6ª Atividade
A professora dividirá a turma em 7 grupos e pedirá que cada grupo crie uma situação problema com as figuras geométricas que foram distribuídas na primeira atividade.
Os grupos representarão os problemas para que a turma possa trabalhar em seus pequenos grupos e resolverão as situações utilizando diferentes estratégias da lógica matemática e de conhecimento aritmético.
RECURSOS:
6 figuras geométricas com lados iguais
Folhas de papel ofício;
Tesoura sem ponta.
matematicaoitava.blogspot.com/
www.projetos-unijuri.edu.br/.../fraçoes/index.html
www.matematicamuitofacil.com/fraçoes.html
Em todas as atividades, a professora deverá acompanhar o grupão e os alunos, de forma individual, para que ela possa retornar as atividades em que os alunos encontraram mais dificuldade em realizá-las.
A atividade de realização de situação problema será a atividade avaliadora da aula, pois ela envolve e completa os conteúdos trabalhados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!