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A ARANHA

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender com esta aula a:

  • Conhecer e identificar as características da aranha, classe, alimentação e reprodução:
  • Ler, compreender e produzir textos informativos;
  • Elaborar questões que contemplem suas principais curiosidades sobre a aranha;
  • Ter consciência da importância da aranha para o ecosistema;
  • Os cuidados que devemos ter com as aranhas.
Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de  aranha e meio ambiente.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa: Diz o dito popular que "beleza não põe mesa", afirmando assim, implicitamente, que não devemos dar importância apenas às coisas belas do mundo. Muitos animais são vistos por grande parte da população como perigosos e asquerosos,  quando aparecem muitas pessoas pensam logo que eles devem ser extintos, por não conhecerem sua importância para o meio ambiente. Sendo assim, vê-se com esta aula a chance de, ainda na infância, começar a desmistificar essa visão já tão popularizada acerca de certos "bichinhos".

Atividade 1 - Contação da história.

1º Momento: O professor reunirá a turma em círculo para contar uma história muito interessante chamada A CASA DA ARANHA da autora Marlene B. Cerviglieri.

"Dedé era uma pessoa muito querida em nossa casa.Trabalhava conosco há muito tempo, segundo minha mãe, eu não era nem nascida.Cuidava de toda arrumação e ainda sobrava tempo para nos contar histórias.Quase sempre falava sozinha enquanto trabalhava.Uma vez perguntei para minha mãe porque ela falava sozinha? Minha mãe me disse que ela pensava alto! Tem pessoas que pensam alto, meu filho.Uma tarde depois que terminei minhas tarefas de escola, fui até a biblioteca de meu pai para escolher um livro. Sempre gostei muito dos livros de meu pai, apesar de não entendê-los muito bem. Meu pai dizia que eu devia ler os infantis, mas desde cedo gostava de mexer nas estantes.Lá estava Dedé espanando a biblioteca e falando alto. Nem se deu conta de minha presença, tão absorvida no que fazia e falava. Fiquei quietinha e comecei a prestar atenção no que ela dizia.-Vocês pensam que vão picar os livros?-Vão não. Já tirei todo o pó e depois vou buscar por vocês.-De repente parou e deu um gritinho de satisfação! Ah, estas ai?Eu olhei e não vi nada... Mas ela imediatamente subiu na pequena escada.E pôs para baixo o que tinha achado! Fiquei de olhos bem abertos para ver o que era? Seria uma traça?Para meu espanto era uma teia de aranha!

Ai não agüentei e falei com ela. -Você vai pegar com a mão? -Oi menino veja só que danadinha! Então pude ver a aranha bem no centro de sua teia.-Ela pica Dedé? -Pelo sim pelo não não arrisco. São danadas e ficam lá no alto para pegar os insetos que entram do jardim. As aranhas são perigosas sim e malvadas também. Nunca ponha a mão nelas e este veuzinho que você esta vendo é a casa dela. É chamada teia ela prende e enrola os bichinhos para mais tarde come-los. Achei muito interessante o que ela me ensinou, e é claro que eu iria logo colocar minha mão. Mas aranha é diferente de Joaninhas ou Vaga-lumes.Eles não picam fazem cócegas! Mais tarde fiquei sabendo pelos livros de meu pai, que existem muitas espécies de aranhas.Realmente são perigosas.Contei a minha mãe o que a Dedé me ensinou. Pois é a casa da aranha,tão simples mas perigosa. Portanto tenham sempre cuidado não ponham a mão em nada".

http://diariodebiologia.com/wp-content/uploads/2008/12/aaaaaaaaaa.jpg 

2º Momento: Depois da contação, o professor lançará algumas perguntas para os alunos:

  • Do que tratava a história?
  • O texto fala da casa de que animal?
  • Como é a casa deste animal?
  • Dedé agiu certo?
  • Quem já viu uma aranha de perto?
  • Quem poderia me descever como é formado o corpo da aranha?
  • Quantas pernas ela tem?
  • Quem tem medo de aranha?
  • Na casa de vocês, quando aparece uma aranha, o que as pessoas fazem?
  • É verdade que toda  aranha pica?
  • É verdade que toda aranha é venenosa?
  • A aranha é um inseto ou aracnídeo? Por quê?

http://www.ceplac.gov.br/servicos/agricolas/aranha.jpg 

3° Momento: O professor, agora, pedirá aos alunos que façam uma representação da aranha, através da técnica de desenho cego (giz de cera com nanquim ou guache preto) Primeiramente, solicitará que pintem uma folha de papel peso 40 branco com giz de cera, pressionando o giz sobre o papel, não deixando nenhuma parte em branco, em seguida, deverão passar com pincel ou rolinho o nanquim/guache preto sobre o giz de cera, depois que a pintura estiver seca, com o auxilio de um lápis desenhar a aranha. Durante o desenho da aranha o professor deverá instigar os alunos perguntando quantas pernas a aranha tem, como é a forma do corpo da aranha. Quando os trabalhos estiverem concluídos, deverão ser expostos no mural da sala de aula.

Atividade 2 – Diferenciando a aranha da barata

1º Momento: O professor deverá instigar os alunos a diferenciarem a aranha dos insetos. Para tanto, mostrará uma figura de uma barata e de uma aranha e pedirá para as crianças observarem as características de cada uma. Questionando: Vocês acham que a barata e a aranha são insetos? Quantas patas tem a barata?  E quantas pernas tem a aranha? A aranha tem asas? Tem antena? E a barata tem asas? Tem antenas? Como é dividido o corpo da barata? E o corpo da aranha? Durante a fala das crianças,  o professor deverá registrar as falas das crianças, apontando que a barata pertence a classe dos insetos, tem três pares de patas, possuem asas e antenas (exceto pulga, o piolho e algumas formigas) e seu corpo divide-se em cabeça, tórax e abdomem,  e que a aranha pertence à classe dos aracnídeos,  têm quatro pares de pernas, não possue asas ou antenas e seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdômen).

Fotos retiradas do site www.google.com (barata / aranha)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000008505.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://e-groups.unb.br/ib/zoo/base/colecao/aranha.jpg&imgrefurl=http://e-groups.unb.br/ib/zoo/base/colecao/aracnida.html&usg=__7PygYuQUYLxEbHrmN27xFL1iKLQ=&h=509&w=532&sz=15&hl=pt-BR&start=0&tbnid=blL1PdyR-6u9VM:&tbnh=113&tbnw=136&prev=/images%3Fq%3Daranha%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4SKPB_pt-BRBR264BR265%26biw%3D1260%26bih%3D520%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=119&vpy=202&dur=359&hovh=220&hovw=230&tx=97&ty=128&ei=L6lqTKTUO4T68AbtktH7AQ&oei=L6lqTKTUO4T68AbtktH7AQ&esq=1&page=1&ndsp=24&ved=1t:42

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barata 

2º Momento: O professor deverá trazer para sala um carrapato e uma aranha dentro de um vidro e solicitar que as crianças comparem os dois bichos, questionando: Quantas pernas tem o carrapato? E quantas pernas tem a aranha? O carrapato tem asas? Tem antena? Como é dividido o corpo do carrapato? O professor deverá registrar as falas das crianças e apontar que o carrapato é um artrópode, pertence a classe dos aracnídeos, da ordem dos ácaros, é um parasita, infesta o homem, animais domésticos, silvestres e aves, têm quatro pares de pernas, não possuem asas ou antenas e seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdômen).

OBS: O professor poderá apresentar fotos dos insetos ou aracnídeos ou levá-los para sala de aula, e observá-los no microscópio.

Fotos retiradas do site www.google.com imagens - carrapato

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carrapato/imagens/fases-do-carrapato.jpg 

Atividade 3 - Entrevistando um especialista.

1º Momento: O professor informará às crianças que receberão a visita de um especialista em aranhas, porém, antes disso, deverá solicitar que eles se dividam em grupos, com três ou quatro integrantes, para elaborarem perguntas. Objetivando que os grupos não façam perguntas repetidas, haverá um sorteio dos temas com qual cada grupo deverá trabalhar. Os temas são: reprodução, classe, alimentação, importância para o meio ambiente, cuidados que as pessoas devem ter com as aranhas, aspectos fisiológicos das mesmas.

2º Momento: Chegada a hora da entrevista, o professor abrirá os trabalhos assisitindo ao seguinte vídeo, com as crianças e o entrevistado

http://www.youtube.com/watch?v=c0GhSkec0fE  e lançando, após a exibição, a seguinte pergunta: O QUE ESSA PESSOA ESTÁ FAZENDO É UMA ATITUDE CORRETA OU NÃO? Primeiramente, deve-se dar chance das crianças falarem o que acharam, depois o especialista deve comentar a questão. (a intenção aqui é fazer as crianças perceberem que os animais não são meros brinquedos, que podem ser manipulados a toda hora, mas seres vivos, os quais devem ser respeitados como tais, tendo sua integridade preservada, até mesmo porque eles são importantes para o equilibrio do meio ambiente. As crianças deverão ter total liberdade para "sabatinarem" o entrevistado. 

Numa tentativa de "incitar" a curiosidade das crianças, o professor entregará para cada grupo, quando se reunirem a fim de elaborarem as perguntas, alguns dados interessantes sobre a aranha.

  • Produzem teias, que são 5 vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro.
  • Além disso a teia pode ainda se esticar 4 vezes mais que seu comprimento inicial.
  • As teias resistem a água e a temperaturas até -45°C sem se romperem.
  • A aranha poderia morrer presa em sua própria teia, mas sua pata é equipada com pêlos que não permitem que isso aconteça.
  • Existem 40.000 espécies de aranhas conhecidas, mas alguns estudiosos calculam este número pode chegar a 100.000.
  • Essas 40.000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideráveis perigosas para o homem.
  • A maior aranha do mundo é a Theraphosa blondi e chega a medir até 20 centímetros de uma pata a outra, já a menor é a Patu digua que tem o tamanho da cabeça de um alfinete.
  • Os filhotes aprendem a fabricar teia sozinhos.
  • Algumas aranhas sobem em pontos altos, liberam um fio de teia e se deixam levar pelo vento, povoando assim ilhas e continentes.

Obs.: É sempre bom levantar alguns combinados com as crianças antes de receber qualquer visita, para que não aconteça nenhuma situação desagradável devido à espontaneidade das crianças, deixando o visitante constrangido.

Atividade 4 - Montando uma instalação.

1º Momento: O professor explicará para as crianças que irão montar uma obra de arte, uma instalação. (Alguém aqui sabe o que significa uma instalação, já viu uma?)

Obs: Abaixo fotos de instalações realizadas em Aracaju, Marapanin (PA) e São Paulo

Instalação 1 - Realizada pela professora Margareth - Pisando em ovos - Foto Nayde Solange Garcia Fonseca

Instalação 2 - Realizada pelo professor Danúbio - Teia de Aranha - Foto Nayde Solange Garcia Fonseca

Instalação 3 - Realizada no MAM - Museo de Arte Moderna - SP - Exposição ECOLÓGICA - Cinderela na atualidade. Foto: Nayde Solange Garcia Fonseca

Depois de explicado o conceito de instalação, e até ser mostrado fotos de instalações, explicará que a instalação que irão montar terá como tema "a alimentação da aranha". Por isso, como já haviam estudado, ela será composta de uma enorme teia na qual haverá uma enorme aranha e uma mosca grande pronta para ser devorada.

2º Momento: A construção da instalação se dará da seguinte forma: primeiro se construirá a enorme teia no chão da sala ou do pátio, com mais ou menos dois metros de diâmetro, confeccionada com elástico presos com fita crepe, sempre com a participação de todas as crianças. É como uma trama feita por várias mãos, um trabalho que exige do grupo atenção e cooperação. Para facilitar, o professor poderá mostrar a foto de uma teia de aranha, salientando o formato, como os fios se entrelaçam entre outros aspectos. Depois disso, uma enorme aranha será desenhada em uma cartolina, sendo que os detalhes de seu corpo serão desenhados e pintados pelos alunos. Da mesma forma, uma mosca será confeccionada, podendo também se moldado no papel crepom ou jornal.

3º Momento: Na instalação a aranha e a mosca serão fixadas na teia com fita crepe ou pregadores de roupa. Perto da instalação, haverá um cartaz com o título da mesma e o nome dos seus vários autores, isto é, de todos os que trabalharam na sua montagem. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Spinnennetz_im_Gegenlicht.jpg 

Sugestão: Todo o processo de montagem da instalação seja registrado por fotos ou filmagem.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:

  • Conheceram e indentificaram as características da aranha: classe, alimentação e reprodução;
  • Participaram das leituras e produções de textos informativos;
  • Conheceram a importância da aranha para o ecossistema;
  • Conheceram os cuidados que devemos tomar com as aranhas.
  • Participaram da elaboração e construção de uma instalação

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