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O processo de formação de palavras e a onomatopeia.

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Weitzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o processo de formação de palavras;

- Compreender o que é a onomatopeia.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita; processo de formação de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:   

A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia dos textos abaixo:   

TEXTO 1:

TEXTO 2:

http://www.monica.com.br/index.htm 

(TEXTOS disponíveis na seção "Quadrinhos" - "Páginas semanais" - números 343 e 344 - Acesso em 11/06/2010).

A) Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa dos textos.   

B) Em seguida, selecione alguns alunos para encenar os textos diante da turma.   

C) Após a encenação, solicite que os alunos respondam, oralmente, as seguintes questões:

- O que está acontecendo no texto 1?

- E no texto 2?

- Observe o 7º quadrinho do texto 1. O que está acontecendo? O que significa a palavra “zup zup zup”, ou seja, o que ela representa?

- Agora observe o 4º e o 5º quadrinho do texto 2. O que acontece nesses quadrinhos respectivamente? O que significa as palavras “plec” e “tum”?

- Essas palavras existem no dicionário?

- Essas palavras são formadas com um objetivo. Que objetivo é esse?   

- PROFESSOR: sugerimos que nesse momento comente com os alunos sobre os processos de formação de palavras. Não é necessário aprofundar na questão, já que esta aula é destinada a uma turma de 6º ano. Explique as palavras de nossa língua podem ser formadas a partir de outras, ou seja, sendo derivadas de palavras já existentes, através de um processo de composição, ou seja, união de mais de uma palavra (ex.: girassol). Esses são os principais. Mas existem outros casos, como os dos textos 1 e 2, em que palavras são criadas para representar sons. Essas palavras são chamadas de  onomatopeias.

Etapa 2   

A) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar na palavra “onomatopéia”. Peça a eles para levantarem hipóteses: o que significa essa palavra?

B) Escreva as sugestões dos alunos no quadro.   

C) Em seguida, entregue a eles uma cópia da definição abaixo, retirada do dicionário:

Onomatopéia: o.no.ma.to.péi.a sf (gr onomatopoiïa) 1 Gram Vocábulo cuja pronúncia lembra o som da coisa ou a voz do animal etc. que designa: tilintar, tintim, tintinar; cacarejar, cocoricar, pipilar. 2 Frase constituída para causar efeito fonético imitativo.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=onomatopéia (Acesso em 11/06/2010).

D) Leia a definição com os alunos e veja, com eles, se alguém conseguiu se aproximar na definição anotada no quadro.   

E) Comente com os alunos que a onomatopeia representa os sons das coisas.   

F) Em seguida, peça aos alunos que digam que palavra representa o som das seguintes expressões abaixo:

- relógio:

- campainha:

- latido de cachorro:

- miado de gato:

- batida na porta:

- soco:

- choro:   

G) Peça aos alunos que deem outras sugestões que conheçam.

Etapa 3   

A) Leve os alunos para a sala de Informática.

B) Peça aos alunos que acessem o seguinte endereço:

http://www.sobrecarga.com.br/node/view/3480  (Acesso em 16/06/2010).

C) Peça aos alunos que leiam o texto "Onomatopeias - o Som nas HQ".

D) Após a leitura, esclareça possíveis dúvidas que os alunos possam ter sobre o assunto.

Recursos Complementares

- Recomendamos a leitura do artigo disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/1186787 

(Acesso em 16/06/2010). 

Avaliação

Divida a turma em 5 grupos. Peça aos alunos que escrevam um pequeno texto para apresentarem um breve teatro em sala. Nos textos, os alunos deverão fazer uso de onomatopeias. Na apresentação, alguns alunos do grupo encenam, enquanto dois alunos ficam responsáveis por reproduzirem, com a voz, os sons expostos no texto que criaram. O restante da turma, que estará assistindo à apresentação, não terá acesso ao texto do grupo que está encenando, e deverá adivinhar o que a onomatopeia utilizada reproduz.

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