Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Blooper Report!

 

23/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira e Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá as características deste gênero e o seu uso real. Eles perceberão que este gênero é uma narrativa sobre eventos constrangedores.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento sobre como usar o Simple Past e outros tempos relativos ao passado como,  por exemplo, o Past Continuous e Present Perfect.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Questione os alunos a cerca de situações constrangedoras que já ocorreram com eles:

Tell us about some embarrassing situation that happened with you.

Deixe-os comentarem, mas, encoraje-os a usarem a Língua Inglesa sempre que possível. Dependendo do nível linguístico da turma, determine que, ao menos palavras, devem ser ditas em inglês.

Logo após, apresente o seguinte vídeo aos aprendizes:

http://www.youtube.com/watch?v=fJPeQ1yMA9k 

(acesso em 15 de junho de 2010)

Pergunte aos alunos:

What is he doing?

What happened with the guy?

What is the embarrassing situation?

Os alunos deverão perceber que o homem no vídeo é um repórter e que uma mosca entrou na boca dele enquanto falava.

A situação constrangedora é que ele falou palavras de baixo calão enquanto gravava.

Peça aos alunos para que tomem nota sobre o vídeo. Eles deverão fazer um relato do que eles acham que aconteceu em seguida com o sujeito do vídeo.Peça-os também que acrescentem qual teria sido a reação dele depois do evento, uma vez que o vídeo não mostra isso.

Sugestão: Divida a sala em grupos para esta atividade.

Aula 2

Inicie a aula com a apresentação das produções feitas pelos alunos na aula 1.

Verifique a pronúncia e a criatividade para contar a possível reação do homem ao final do vídeo.

Trabalhe, neste momento em pares. Os alunos deverão questionar, uns aos outros, sobre situações constrangedoras que já ocorreram com eles.

Peça-os que tomem nota dos detalhes, personagens que participam da história, etc. Enfim, toda a situação deve ser detalhada.

Verifique as produções, de acordo com os passos a seguir:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Observação: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja a sugestão em Recursos Complementares.

A criatividade dos alunos deve ser analisada através da riqueza de detalhes dada à história pretendida.

Aula 3

Nesta aula, peça aos alunos que montem uma história ilustrada. Eles deverão usar a história produzida na aula 2 para ilustrar o acontecimento.

Deixe-os livre para criar e ilustrar.

Corrija os erros e instrua-os em qualquer dúvida que tiverem.

Os aprendizes deverão, posteriormente, apresentar a história devidamente ilustrada, tirando dúvidas dos espectadores e realçando a parte constrangedora da história.

Observação: Encoraje-os a usarem a Língua Inglesa durante a apresentação.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos através de uma discussão. Siga os passos descritos:

1- Peça que cada aluno imagine uma história constrangedora, que ainda não tenha sido contada.

2- Faça um círculo dentro de sala e peça que cada aprendiz conte sua história.

3- Selecione alguns alunos para que façam questões, sobre o que foi contado, ao aluno em questão.

4- Observe o uso correto de termos em inglês e as respostas e perguntas feitas durante a discussão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.