23/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira e Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
O aluno aprenderá as características deste gênero e o seu uso real. Eles perceberão que este gênero é uma narrativa sobre eventos constrangedores.
Os alunos deverão ter conhecimento sobre como usar o Simple Past e outros tempos relativos ao passado como, por exemplo, o Past Continuous e Present Perfect.
Aula 1
Questione os alunos a cerca de situações constrangedoras que já ocorreram com eles:
Tell us about some embarrassing situation that happened with you.
Deixe-os comentarem, mas, encoraje-os a usarem a Língua Inglesa sempre que possível. Dependendo do nível linguístico da turma, determine que, ao menos palavras, devem ser ditas em inglês.
Logo após, apresente o seguinte vídeo aos aprendizes:
http://www.youtube.com/watch?v=fJPeQ1yMA9k
(acesso em 15 de junho de 2010)
Pergunte aos alunos:
What is he doing?
What happened with the guy?
What is the embarrassing situation?
Os alunos deverão perceber que o homem no vídeo é um repórter e que uma mosca entrou na boca dele enquanto falava.
A situação constrangedora é que ele falou palavras de baixo calão enquanto gravava.
Peça aos alunos para que tomem nota sobre o vídeo. Eles deverão fazer um relato do que eles acham que aconteceu em seguida com o sujeito do vídeo.Peça-os também que acrescentem qual teria sido a reação dele depois do evento, uma vez que o vídeo não mostra isso.
Sugestão: Divida a sala em grupos para esta atividade.
Aula 2
Inicie a aula com a apresentação das produções feitas pelos alunos na aula 1.
Verifique a pronúncia e a criatividade para contar a possível reação do homem ao final do vídeo.
Trabalhe, neste momento em pares. Os alunos deverão questionar, uns aos outros, sobre situações constrangedoras que já ocorreram com eles.
Peça-os que tomem nota dos detalhes, personagens que participam da história, etc. Enfim, toda a situação deve ser detalhada.
Verifique as produções, de acordo com os passos a seguir:
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.
Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.
Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.
Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.
Observação: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja a sugestão em Recursos Complementares.
A criatividade dos alunos deve ser analisada através da riqueza de detalhes dada à história pretendida.
Aula 3
Nesta aula, peça aos alunos que montem uma história ilustrada. Eles deverão usar a história produzida na aula 2 para ilustrar o acontecimento.
Deixe-os livre para criar e ilustrar.
Corrija os erros e instrua-os em qualquer dúvida que tiverem.
Os aprendizes deverão, posteriormente, apresentar a história devidamente ilustrada, tirando dúvidas dos espectadores e realçando a parte constrangedora da história.
Observação: Encoraje-os a usarem a Língua Inglesa durante a apresentação.
Dictionary.com http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 15 de junho de 2010)
Avalie os alunos através de uma discussão. Siga os passos descritos:
1- Peça que cada aluno imagine uma história constrangedora, que ainda não tenha sido contada.
2- Faça um círculo dentro de sala e peça que cada aprendiz conte sua história.
3- Selecione alguns alunos para que façam questões, sobre o que foi contado, ao aluno em questão.
4- Observe o uso correto de termos em inglês e as respostas e perguntas feitas durante a discussão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!