Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construção com régua e compasso – Construção de triângulos

 

27/07/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estudar as propriedades das figuras geométricas para sua construção com régua e compasso.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ponto, reta e segmento de reta.
  • Manusear régua e compasso.
Estratégias e recursos da aula

1 – Laboratório de informática ( 2 aulas)

Atividade 1

          Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas nos computadores.  Peça a eles que assistam aos vídeos disponíveis em:

e registrem os tópicos interessantes. Após assistir ao vídeo,  questione aos seus alunos:

  • Quantos lados e ângulos têm um triângulo?
  • O que é um vértice de um triângulo?
  • O que é uma mediana?
  • O que é uma ceviana?
  • O que é uma bissetriz?
  • O que é o incentro? Para que serve o incentro?
  • O que é uma mediatriz?
  • O que é o baricentro?

          Peça aos alunos que pesquisem na internet sobre os assuntos questionados e registrem os pontos principais em um editor de texto. Pesquisem também as formas de como construir um triângulo utilizando régua, compasso e transferidor. Professor, a pesquisa é livre, mas peça a eles que consultem também os sítios:

Atividade 2

          Professor, distribua uma folha de papel para cada aluno. Peça a eles que acessem o sítio http://www.scribd.com/doc/3353949/construcao-de-triangulos e construam os triângulos estabelecidos na atividade. Nos triângulos construídos, peça a eles que construam:  

  • Incentro e uma circunferência inscrita.
  • Circuncentro e uma circunferência circunscrita.
  • Baricentro.

Professor, tire as dúvidas que surgirem.

          Em seguida, peça para que cada aluno crie um problema com as situações descritas no sítio e depois troque o problema com o companheiro da dupla. Dê um tempo para que eles resolvam os problemas criados.

          Agora vamos utilizar um software de geometria dinâmica. Nesta aula utilizaremos o Risko, trata-se de uma ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana. O software e documentação de sua utilização estão disponíveis em http://risko.pcc.usp.br/. Outras documentações de utilização do software estão disponíveis na seção recursos complementares. Professor, oriente seus alunos e, em seguida, peça a eles que resolvam os problemas utilizando a ferramenta.

Atividade 3

          Professor, peça aos alunos que resolvam os exercícios  que estão disponíveis em: 

Professor, elabore uma lista de atividades para eles possam praticar no software observando as principais características para construção de um quadrado, por exemplo:

Atividade 4

          Professor, uma das propriedades do triângulo é ser uma figura rígida. Sendo assim, proponha aos seus alunos a de uma miniatura de um portão, por exemplo, como da figura abaixo, mas utilizando palito de picolé e sem a fixação do palito na transversal.

Origem da imagem: http://farm1.static.flickr.com/169/455921915_40ad72fcdb_o.jpg 

Sem o palito da transversal, peça aos alunos que movimentem a miniatura e peça a eles que observem a rigidez do portão. Questione: “Ele se deforma ?”. Em seguida, peça a eles que fixem o palito da transversal. Questione:

  •  Como ficou a rigidez?
  •  O que aconteceu para que o portão ficasse rígido?
  •  Com a fixação do palito da transversal, foi criado algum triângulo?
Recursos Complementares

1) Parte teórica

2) Software de geometria dinâmica:

Risko, ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana, disponível em http://risko.pcc.usp.br/

     Documentação:

     Vídeos:

•Geogebra,

•Régua e compasso, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180. Documentação de como construir um quadrado utilizando este software estão disponíveis em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x/car-tutorial-07-swf/car-tutorial-07-main-swf.html.   

Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática, http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tutoriais_softwares/index.html  

3) Geometria,

4) Tutoriais:

a) Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88. Neste sítio, existem diversos tutoriais que ajudaram a trabalhar com ferramentas de informática, como  WebQuestion; Wiki; Twitter; JClic, PaintNet e outros, que ajudaram no desenvolvimento de nossas aulas. Veja também: 

b) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

5) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/ 

Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

• Atividades em sala.

• Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.

• Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.

• Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto.  

• Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.

• Seminários sobre as atividades indicadas na aula.

• Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/, por exemplo, veja http://professorcarlos.ninehub.com, acesse como visitante. Acesse o "Curso de Moodle" dentro da categoria "Coordenação pedagógica".   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.