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A presença dos migrantes na história do município: semelhanças e diferenças entre o passado e o presente

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Buscar fontes históricas locais que tenham informações e dados relativos à origem dos migrantes que começaram a formação do município onde os alunos estudam/moram, os motivos de sua migração, as dificuldades encontradas por eles;

- interpretar e analisar fontes históricas, comparar dados de diferentes épocas, para descobrir permanências e mudanças entre o deslocamento populacional do passado que ocasionou a formação do município em estudo e o deslocamento populacional do presente que ocasiona o crescimento ou a diminuição do mesmo município;

- entender as razões das mudanças no deslocamento populacional do município no passado e no presente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de desenvolver as atividades sugeridas nesta aula, é interessante trabalhar as atividades sugeridas nas aulas "Situando o município no espaço", "Conhecendo a origem dos moradores do município no presente", "A presença dos migrantes na história do município: dados do presente".

O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados, municípios) e da localização de seu município dentro do mapa mundi e do mapa do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Apresentação do tema de estudo e encaminhamento da pesquisa

- Apresentar, para os alunos, a problemática da pesquisa que eles irão realizar. Por exemplo: "Estudamos, em aulas anteriores, que os migrantes de hoje chegam em nossa cidade em busca de... (completar conforme dados levantados em aulas anteriores). Será que sempre foi assim?  Isto é, será que os migrantes que chegaram à nossa região no passado, vieram para cá pelos mesmos motivos de hoje? O que mudou ou o que permaneceu? Por que houve estas permanências ou mudanças?

- Solicitar aos alunos que busquem  em Museus, Arquivos, Bibliotecas da cidade, ou com antigos moradores, fontes sobre  grupos de pessoas que participaram do início do processo de formação do município onde os alunos estudam/moram.

- Instruir os alunos sobre como interpretar as fontes encontradas. Pedir para que eles façam a leitura atenta da fonte em busca das seguintes informações:

  • quando o município em que eles moram começou a ser formado?
  • quais os grupos de pessoas que iniciaram o processo de formação deste município?
  • de onde estas pessoas vieram?
  • por que elas mudaram-se para a região onde hoje se situa o município onde os alunos estudam?
  • que dificuldades elas encontraram no processo de formação do município?

OBSERVAÇÃO:

  • Se o professor avaliar que seus alunos são imaturos para fazer o levantamento das fontes sozinhos, ele mesmo pode selecionar uma fonte sobre o assunto, levar cópias dela para cada aluno e solicitar a eles que procurem nesta fonte respostas para as questões acima.

Por exemplo,

professores do Distrito Federal podem estudar o processo migratório que iniciou  a formação de Brasília e suas cidades satélites através do teatro de bonecos intitulado "Uma cidade se faz do sonho" (Episódio VI do programa Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido na TV Escola e com duração de 15 minutos) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2105  . Podem explorar, principalmente, a parte que se inicia, aproximadamente, no sexto minuto e termina no décimo primeiro minuto, quando  é abordada a questão social dos candangos, sua migração, a partir de 1958, de São Paulo e do Nordeste para o cerrado, em busca de trabalho na construção de Brasília, suas lutas para conquistar uma terra para morar após a finalização da construção de Brasília.

  • Outra opção é, em municípios que têm museus históricos com exposições sobre o processo de formação do município, o professor propor um trabalho de campo neste Museu, preparando anteriormente os alunos em relação ao que eles devem observar durante a visita. Para isto, é importante elaborar com os alunos um roteiro de observação baseado nas questões apresentadas acima.

É importante também que, antes de ir com os alunos ao Museu, o professor faça uma visita individual neste, observando o que é possível descobrir com as fontes lá expostas e o que é preciso alertar os alunos para prestarem mais atenção. A elaboração do roteiro do trabalho de campo deve basear-se nesta visita individual do professor ao museu.

Por exemplo,

professores do município de Uberlândia podem levar seus alunos ao Museu Municipal situado na Pça Clarimundo Carneiro, s/nº para observar e interpretar as fontes da mostra permanente intitulada "Nossas Raízes". Para orientar este trabalho de campo, o professor pode elaborar um roteiro baseado principalmente na primeira e na segunda salas da mostra, as quais expõem, respectivamente, fontes sobre o confronto entre os índios e os bandeirantes na luta pelas terras da região onde se situa o município atualmente, e sobre  o processo de distribuição das sesmarias e formação das primeiras fazendas da região, a partir das quais começou a construção da vila que, anos mais tarde, deu origem à Uberlândia. Neste roteiro, deve-se alertar os alunos para observarem não apenas as fontes materiais, mas também as fontes escritas expostas em quadros e painéis, as quais trazem informações importantes sobre os primeiros migrantes que formaram o município (bandeirantes, sesmeiros e escravos).

Para o professor ter uma idéia inicial desta mostra ele pode visitar o site   www.uberlandia.mg.gov.br/cidade_museu.php  

Atividade 2 - Socialização das fontes encontradas e das interpretações realizadas pelos alunos

- Solicitar aos alunos que apresentem as descobertas feitas nas fontes pesquisadas (fontes coletadas e interpretadas pelos alunos, ou fonte levada pelo professor e interpretada pelos alunos a partir de um questionário apresentado pelo professor,  ou observações feitas no Museu a partir do roteiro do trabalho de campo); 

OBSERVAÇÃO:

Se o professor optar pela estratégia dos alunos levantarem e interpretarem as fontes sozinhos, após a apresentação e antes da atividade de síntese, ele deve recolher estas fontes, lê-las, observando o que pode ser complementado às interpretações feitas pelos alunos.

 Se o professor, ao ler as fontes,  encontrar possíveis divergências entre uma fonte e outra em relação aos migrantes que iniciaram o processo de formação do município, ele deve conversar sobre estas divergências com seus alunos, aproveitando para desenvolver o conceito de verdade histórica e de fonte como construção histórico-social. Isto é, discutindo a questão da fonte não ser o relato fiel do passado, o acontecimento em si, mas uma representação do acontecimento elaborada  por pessoas que o viveram ou que o estudaram,  conforme seus interesses,  necessidades e vínculos políticos, econômicos, sociais e culturais.

- Sintetizar as descobertas realizadas através da elaboração de um texto coletivo que responda às questões expostas na atividade 1.  

OBSERVAÇÃO:

Ao orientar a elaboração desta síntese coletiva, o professor deve ter o cuidado de registrar as possíveis divergências que aparecerem entre as fontes, relacionando-as à época em que as fontes foram elaboradas  e aos vínculos sociais, políticos, econômicos e culturais  de seus autores. Deve também estar atento para não  limitar esta  síntese à listagem de nomes de famílias tradicionais do município ou de nomes de indívíduos registrados na história oficial como os fundadores do município.  É importante relacionar as famílias tradicionais e os fundadores oficiais do município aos interesses, projetos e práticas sociais  de grupos mais amplos.  Esta é uma boa ocasião para visitar e analisar monumentos construídos em homenagem a fundadores do município, ou ruas, praças nomeadas com os seus nomes, para discutir as seguintes questões:

  • Este personagem histórico sozinho fundou o município?
  • Com quais outros migrantes ele fundou o município em estudo?
  • Todos se beneficiaram da mesma maneira com o processo de formação do município?
  • Por que este personagem  é o mais homenageado como o fundador do município?
  •  Quem mais deveria ser lembrado e homenageado?

Atividade 3 - Análise comparativa do processo de migração do  passado (época da formação do município) e do presente.

- Construir, com os alunos, um quadro comparativo  entre os migrantes do início da formação do município onde eles estudam e os migrantes da atualidade, registrando diferenças e semelhanças em relação a grupos sociais que migraram, de onde migraram, motivos da migração, dificuldades enfrentadas;

ATENÇÃO!

  • Os dados sobre os migrantes do início da formação do município são aqueles levantados e sintetizados nas atividades 1 e 2 desta aula.
  • Os dados sobre os migrantes da atualidade podem ser aqueles levantados nas aulas "Conhecendo a origem dos moradores do município no presente", "A presença dos migrantes na história do município: dados do presente" também propostas no Portal.

- Pesquisar e sintetizar os motivos que levaram a estas mudanças/permanências no perfil dos migrantes do município, relacionando-os com as mudanças/permanências na organização econômica e cultural da localidade onde os alunos estudam e das regiões do Brasil de onde vieram/vêm os migrantes.

POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS:

Para exemplificar como esta análise comparativa  pode ser encaminhada, apresentamos o esquema de uma discussão relacionada ao processo migratório vivido ao longo da história do município de Uberlândia:

  • Uberlândia (Triângulo Mineiro, Minas Gerais): século XIX = migrantes eram bandeirantes e sesmeiros vindos, principalmente, de regiões do estado de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, em busca de terras para se fixar e produzir gêneros alimentícios, depois da crise do ciclo do ouro; havia também os "migrantes compulsórios" que eram os escravos trazidos pelos sesmeiros para realizar os trabalhos manuais nas fazendas // século XXI= migrantes são empresários que investem no setor comercial e industrial do município, jovens em busca de formação universitária, pessoas em busca de emprego ou de atendimento médico. // Esta mudança no perfil dos migrantes relaciona-se com o processo de crescimento de Uberlândia, a partir do início do século XX, vinculado à formação de uma ampla malha  viária que transformou  o município em um ponto estratégico de ligação entre diferentes regiões do Brasil que recebeu vários investimentos no setor comercial, industrial e universitário.
Recursos Complementares

Para buscar informações sobre o processo de migração ocorrido em municípios brasileiros consultar textos, dissertações, teses no Portal Domínio Público/Pesquisa por conteúdo (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaConteudoForm.jsp): inserir a palavra  migração no ícone de "critério de pesquisa". 

Outro material  que pode contribuir no planejamento desta aula, são os livros didáticos de História distribuídos pelo MEC através do PNLD, principalmente, aqueles do 4º e 5º ano do ensino fundamental, os quais trazem exemplos da história da formação de diferentes municípios brasileiros, que envolvem processos migratórios.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual e/ou coletivamente em cada uma das etapas da aula: levantamento e interpretação de fontes sobre o processo de migração,  pesquisa sobre o processo de migração vivido pelos adultos com quem eles moram (motivos e dificuldades),  apresentação dos resultados da pesquisa,  contribuição na escrita dos textos coletivos.  Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem levantar dados históricos, sintetizá-los, relacioná-los, além de identificar as motivações e as dificuldades dos migrantes das diversas regiões de nosso país.

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