Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os homens das cavernas praticavam atletismo?

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as necessidades corporais dos homens pré-históricos para sobreviver;
  • Refletir sobre as necessidades corporais dos homens pré-históricos para sobreviver;
  • Verificar se as movimentações corporais dos homens pré-históricos têm relação com o Atletismo;
  • Vivenciar algumas movimentações (ou modalidades) do atletismo que se assemelham com as movimentações dos homens pré-históricos.
Duração das atividades
1 hora e 40 minutos ou duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos em roda, pedir a eles, de forma descontraída, que representem ou identifiquem as possíveis maneiras de  movimentar dos homens pré - históricos. A ideia é identificar, com a ajuda dos alunos, os movimentos corporais realizados pelos homens pré - históricos; conhecimento importantíssimo para o proceguimento da aula.

Passo a passo da atividade:

  1. Perguntar  aos alunos, se eles conhecem movimentos realizados pelos homens pré - histórios e se podem reporduzi-los. A princípio deixar livre para o aluno que desejar mostrar o seu movimento.
  2. Perguntar como os homens faziam para caçar, fugir de um predador, para correr, para pular, para brigar, entre outras ações do cotidiano e pedir a eles, se possível, para reproduzirem os movimentos relacionados. Perguntas para orientar o estudo:
  • Como os homens pré-históricos faziam para fugir dos animais maiores, que poderiam matá-los? (relativizar a necessidade de correr o mais rápido possível).
  • Os homens pré-históricos comiam carne de mamute, como eles faziam para caçar um bicho tão grande? (relativizar o correr, o lançar de objetos como lança e pedra e o trabalho em equipe).
  • Como era o chão dessa época? Tinha pedras? Tinha grandes buracos? Tinha muitos arbustos?O terreno era muito acidentado? (levar o aluno a visualizar como poderia ser o terreno da época e quais seriam as dificuldades de locomoção).
  • Quais eram os gestos e movimentos que ajudavam os homens pré-históricos a deslocarem pelos terrenos tão acidentados? (relativizar a necessidade de saltar alto ou em distância, pois não existia meio de transporte como hoje).

A seguir sugere-se assistir um documentário sobre os homens pré - históricos, divididos em cinco partes:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=FdzhIYQ5MTM (primeira parte – 13/06/2010);  
  2. http://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8 (segunda parte – 13/06/2010);  
  3. http://www.youtube.com/watch?v=9GKSZOIF5wk (terceira parte - 12/06/2010);    
  4. http://www.youtube.com/watch?v=ZcwjSPxINvY (quarta parte – 13/06/2010);  
  5. http://www.youtube.com/watch?v=HoExsVpNYnI (quinta parte -  13/06/2010).      

O documentário retrata hipoteticamente as relações sociais e ambientais dos homens pré - históricos. O professor, durante a apresentação do vídeo, deve apropriar-se das imagens para ilustrar movimentos que se relacionem diretamente com as provas de atletismo, usando os recursos de "pause, voltar à imagem e colocá-la em câmera lenta".

Para finalizar a atividade o professor deve questionar a turma se havia relação entre os movimentos realizados por eles e esses assistidos no vídeo.

Atividade 2:

Pique - pega tigre dente de sabre:

  1. Escolher um aluno para ser o tigre dente de sabre;
  2. O restante da turma será homem pré-histórico;
  3. O tigre pega o homem;
  4. O homem pré-histórico que for pego será o próximo tigre dentre de sabre da brincadeira.

Pique Mamute:

  1. Dividir a turma em dois grupos;
  2. Um grupo representará os homens pré-históricos;
  3. O outro os mamutes;
  4. Os homens têm que pegar e aprisionar os mamutes para poder se alimentar no inverno rigoroso que esta prestes a começar;
  5. Um mamute que não foi pego ainda pode salvar aquele que está preso tocando sua mão;
  6. Quando todos os mamutes estiverem presos os dois grupos trocam de papeis, quem era mamute vira homem pré-histórico e vice versa.

Atividade 3:

Vivenciar as análises feitra anteriormente sobre a vida dos homens pré-históricos com as brincadeiras da “atividade 2” e com as modalidades do atletismo.

  1. Propor a realização de uma corrida curta, de velocidade: dividir a turma em três grandes equipes, para que uma possa observar a outra realizando a atividade. Colocar o primeiro grupo encostado na parede no fim do pátio, ou da quadra e ao sinal do professor, correr o mais rápido possível alcançando o outro lado (mais longe) do mesmo pátio, ou quadra. Fazer isso com cada equipe (repetir a atividade quantas vezes o professor achar produtivo).
  2. Propor o lançamento do bambolê: aproveitar que a turma foi dividida em três partes para viabilizar esta prática (enquanto um grupo realiza a atividade o outro observa). Distribuir para cada aluno, do primeiro grupo a realizar a atividade, um bambolê. Destinar, ou fazer, uma marca no chão para o lançamento. Ao sinal do professor os alunos lançam os bambolês utilizando apenas uma das mãos. Realizado o lançamento pedir para que cada aluno recolha o bambolê e entregue a um colega de outro grupo (que observava). O novo grupo realizará a atividade e da mesma forma, dito acima, o último grupo também (repetir a atividade quantas vezes o professor achar produtivo).
  3. Propor saltar por cima de objetos: esticar um elástico ou algo similar, posicionar colchões para a segurança dos alunos, colocar a turma em fila e pedir que cada um deles salte, ultrapassando o elástico aterrissando no colchão (repetir a atividade quantas vezes o professor achar produtivo).
Recursos Complementares
Avaliação
  • Reunir a turma e pedir para os alunos argumentarem sobre as necessidades corporais dos homens da pré-história contextualizado e vivenciado nessa aula;
  • Identificar cada movimento de caça, pesca, gestos comuns e fuga, para assim relacionar, encontrar semelhanças e caracterizar o atletismo como atividade baseada em gestos antigos e naturais do ser humano.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.