Atividade 1:
Reunir os alunos em roda, pedir a eles, de forma descontraída, que representem ou identifiquem as possíveis maneiras de movimentar dos homens pré - históricos. A ideia é identificar, com a ajuda dos alunos, os movimentos corporais realizados pelos homens pré - históricos; conhecimento importantíssimo para o proceguimento da aula.
Passo a passo da atividade:
- Perguntar aos alunos, se eles conhecem movimentos realizados pelos homens pré - histórios e se podem reporduzi-los. A princípio deixar livre para o aluno que desejar mostrar o seu movimento.
- Perguntar como os homens faziam para caçar, fugir de um predador, para correr, para pular, para brigar, entre outras ações do cotidiano e pedir a eles, se possível, para reproduzirem os movimentos relacionados. Perguntas para orientar o estudo:
- Como os homens pré-históricos faziam para fugir dos animais maiores, que poderiam matá-los? (relativizar a necessidade de correr o mais rápido possível).
- Os homens pré-históricos comiam carne de mamute, como eles faziam para caçar um bicho tão grande? (relativizar o correr, o lançar de objetos como lança e pedra e o trabalho em equipe).
- Como era o chão dessa época? Tinha pedras? Tinha grandes buracos? Tinha muitos arbustos?O terreno era muito acidentado? (levar o aluno a visualizar como poderia ser o terreno da época e quais seriam as dificuldades de locomoção).
- Quais eram os gestos e movimentos que ajudavam os homens pré-históricos a deslocarem pelos terrenos tão acidentados? (relativizar a necessidade de saltar alto ou em distância, pois não existia meio de transporte como hoje).
A seguir sugere-se assistir um documentário sobre os homens pré - históricos, divididos em cinco partes:
- http://www.youtube.com/watch?v=FdzhIYQ5MTM (primeira parte – 13/06/2010);
- http://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8 (segunda parte – 13/06/2010);
- http://www.youtube.com/watch?v=9GKSZOIF5wk (terceira parte - 12/06/2010);
- http://www.youtube.com/watch?v=ZcwjSPxINvY (quarta parte – 13/06/2010);
- http://www.youtube.com/watch?v=HoExsVpNYnI (quinta parte - 13/06/2010).
O documentário retrata hipoteticamente as relações sociais e ambientais dos homens pré - históricos. O professor, durante a apresentação do vídeo, deve apropriar-se das imagens para ilustrar movimentos que se relacionem diretamente com as provas de atletismo, usando os recursos de "pause, voltar à imagem e colocá-la em câmera lenta".
Para finalizar a atividade o professor deve questionar a turma se havia relação entre os movimentos realizados por eles e esses assistidos no vídeo.
Atividade 2:
Pique - pega tigre dente de sabre:
- Escolher um aluno para ser o tigre dente de sabre;
- O restante da turma será homem pré-histórico;
- O tigre pega o homem;
- O homem pré-histórico que for pego será o próximo tigre dentre de sabre da brincadeira.
Pique Mamute:
- Dividir a turma em dois grupos;
- Um grupo representará os homens pré-históricos;
- O outro os mamutes;
- Os homens têm que pegar e aprisionar os mamutes para poder se alimentar no inverno rigoroso que esta prestes a começar;
- Um mamute que não foi pego ainda pode salvar aquele que está preso tocando sua mão;
- Quando todos os mamutes estiverem presos os dois grupos trocam de papeis, quem era mamute vira homem pré-histórico e vice versa.
Atividade 3:
Vivenciar as análises feitra anteriormente sobre a vida dos homens pré-históricos com as brincadeiras da “atividade 2” e com as modalidades do atletismo.
- Propor a realização de uma corrida curta, de velocidade: dividir a turma em três grandes equipes, para que uma possa observar a outra realizando a atividade. Colocar o primeiro grupo encostado na parede no fim do pátio, ou da quadra e ao sinal do professor, correr o mais rápido possível alcançando o outro lado (mais longe) do mesmo pátio, ou quadra. Fazer isso com cada equipe (repetir a atividade quantas vezes o professor achar produtivo).
- Propor o lançamento do bambolê: aproveitar que a turma foi dividida em três partes para viabilizar esta prática (enquanto um grupo realiza a atividade o outro observa). Distribuir para cada aluno, do primeiro grupo a realizar a atividade, um bambolê. Destinar, ou fazer, uma marca no chão para o lançamento. Ao sinal do professor os alunos lançam os bambolês utilizando apenas uma das mãos. Realizado o lançamento pedir para que cada aluno recolha o bambolê e entregue a um colega de outro grupo (que observava). O novo grupo realizará a atividade e da mesma forma, dito acima, o último grupo também (repetir a atividade quantas vezes o professor achar produtivo).
- Propor saltar por cima de objetos: esticar um elástico ou algo similar, posicionar colchões para a segurança dos alunos, colocar a turma em fila e pedir que cada um deles salte, ultrapassando o elástico aterrissando no colchão (repetir a atividade quantas vezes o professor achar produtivo).