02/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
OBJETIVOS:
Conhecer o algoritmo da divisão;
Relacionar frações equivalentes com o inteiro;
Comparar frações com denominadores iguais e diferentes;
Conhecer a escrita e a leitura de frações.
1ª Atividade:
A professora fará a proposta de dividir a turma em 3 grupos com 6 integrantes cada.
Cada grupo receberá uma folha de papel ofício branca.
O primeiro grupo dividirá a sua folha em 2 partes iguais e pintará a metade de rosa.
O segundo grupo dividirá a sua folha em 4 partes iguais e pintará 2 pedaços de verde.
O terceiro grupo, dividirá a sua folha em 8 partes iguais e pintará 4 pedaços de salmão.
A professora vai recolher a folha de papel ofício de cada grupo e irá colocar no quadro de giz, onde os alunos neste momento, poderão observar as divisões feitas em cada folha.
Como segunda atividade proposta a professora então, fará os seguintes questionamentos:
A) Quantas partes o grupo 1, dividiu a sua folha de papel ofício? Resposta: Em 2 partes.
B) Quantas partes foram coloridas? Resposta: Uma parte.
C) Como poderemos representear em forma de fração a divisão feita na folha?
A professora deverá procurar debater com os alunos e procurar desenvolver com os alunos a capacidade
de levantar hipóteses. Há possibilidade de cada aluno fazer observações que apareçam oportunidade de se
discutir sobre semelhanças e diferenças entre as hipóteses dos alunos. A resposta correta deverá ser construída
pelos alunos até chegarem a conclusão de que é 1/2 ou metade.
A professora agora poderá conduzir a pergunta da seguinte forma:
D) Como podemos representar em forma de fração a divisão feita na folha recebida pelo 2º grupo?
O momento será de construir também hipóteses para se chegar a resposta de 2/4 ou metade.
A professora agora não deverá perguntar mas pedir para um aluno formular uma pergunta que a resposta para a representação da folha recebida pelo 3º grupo.
Deixar um momento livre para os alunos desenvolverem a capacidade de fazer perguntas.
Para sistematizar um dos objetivos da aula, a professora deverá conversar com os alunos da seguinte forma:
E) Represente em forma de fração a divisão feita na folha recebida pelo 3º grupo.
A resposta deverá ser 4/8 ou metade.
A professora deverá agora pedir para os alunos verificarem se há semelhanças ou diferenças entre as folhas que estão afixadas no quadro de giz.
Depois a professora irá perguntar:
F) Há alguma folha que tenha a parte colorida maior ou menor que as outras?
Neste momento, os alunos estarão desenvolvendo a capacidade de observação e comparação para responderem que "Não há."
No terceiro momento a professora pedirá que os integrantes dos grupos discutam sobre as divisões realizadas nas folhas, e um elemento de cada grupo irá expor suas conclusões para o restante da turma, anotadas em uma folha de papel pardo.
3ª Atividade:
A professora fará a proposta que a turma se divida em três grupos com seis componentes cada.
Após esta proposta, a professora distribuirá para cada grupo um círculo de tamanho médio de cor branca, divididos da seguinte forma:
1º grupo - o círculo estará dividido em 4 pedaços;
2º grupo - o círculo estará dividido em 8 pedaços;
O 3º grupo - o círculo estará dividido em 16 pedaços.
A professora fará a proposta de que cada grupo elegerá um integrante do grupo que deverá receber 6 círculos divididos nas partes citadas anteriormente.
Cada componente do grupo deverá desenhar como desejar. Depois cada componente do grupo fará um pequeno registro, atrás do círculo, justificando a sua tarefa.
A professora depois irá perguntar quem desenhou somente a metade de cada círculo. Nesse momento, a professora deverá circular pelos grupos para acompanhar quais as hipóteses que os alunos estão trabalhando para a tarefa solicitada.
Caso algum grupo não tenha desenhado a metade recebida, a professora irá entregar mais um círculo com a respectiva divisão para que seja feito o colorido pela metade.
Depois, será encaminhado para que cada grupo indique quem desenhou a metade da folha e apresente ao grupão qual foi o registro que ele elaborou.
Posteriormente, a professora fará uma atividade de comparações dos círculos apresentados até a turma poder chegar a conclusão de que as metades apresentadas podem ser do mesmo tamanho.
Assim, ao final da atividade os alunos, após a apresentação e o debate sobre os círculos deverão construir o conceito de que as partes correspondentes a 2/4; 4/8 e 8/16 são do mesmo tamanho diante do mesmo inteiro, o que representa o conceito de fração equivalente.
4ª atividade
A professora dividirá a turma em três grupos com seis componentes cada e fará a distribuição de meia cartolina branca para cada grupo.
O primeiro grupo deverá dividir o pedaço recebido em seis partes iguais e colorir a metade da cartolina de vermelho;
O segundo grupo deverá dividir o pedaço recebido em doze partes iguais e colorir a metade da cartolina de azul;
O terceiro grupo deverá dividir o pedaço recebido em vinte e quatro partes iguais e colorir a metade da cartolina de amarelo.
Ao final desta etapa, a professora deverá os alunos explorarem bem a atividade que estavam realizando, depois fará os seguintes questionamentos:
A) Que fração da cartolina foi colorida pelo 1º grupo ? A resposta correta será 3/6;
B) Que fração da cartolina foi colorida pelo 2º grupo? A resposta correta será 6/ 12;
C) Que fração da cartolina foi colorida pelo terceiro grupo? A resposta correta será 12/24.
Após os questionamentos feitos, a professora recolherá de cada grupo as cartolinas coloridas.
A professora juntará com fita crepe as três metades de cartolina de cada grupo, colocando-as uma embaixo da outra para que os alunos possam observar que os inteiros são iguais mas houve divisões diferentes. Nesse momento, a professora poderá debater sobre o que aconteceu com as atividades dos círculos. Depois irá perguntar que figura eles têm representado no quadro. Os alunos devem perceber que agora eles estão trabalhando com retângulos e que podem ser divididos.
Ao final, os alunos devem observar e construir o conceito de equivalência com outras formas e outras divisões.
RECURSOS:
Folha de papel pardo;
Folha de papel ofício branca;
Circulo recortado no tamanho médio em folha de cartolina branca;
Fita crepe;
Lápis de cor.
Avaliar se alunos demonstraram seus conhecimentos durante a realização das atividades propostas pela professora.
Através de todas as atividades trabalhadas, avaliar se o aluno construiu o conceito de frações equivalentes como frações que representam partes, de mesmo tamanho, do mesmo todo-referência.
Ao final da aula, como atividade de avaliação, a professora pedirá que os alunos respondam somente com
sim ou não, para as perguntas que ela irá fazer em relação as frações equivalentes, que segue um exemplo
abaixo:
Pergunta 1 - Há fração equivalente entre 1/2 em 3/6? Resposta correta: Sim. A professora continuará: Por quê? Aceitar respostas elaboradas pelos alunos e discutir com eles sobre cada resposta.
Pergunta 2 - Há fração equivalente entre 1/2 em 1/3? Resposta correta: Não. A professora continuará: Por quê? Aceitar respostas elaboradas pelos alunos e discutir com eles sobre cada resposta.
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10/06/2013
Cinco estrelasmuito bom estava em dúvida de como escrever um atividade de matemática (avaliada em 2,0 pontos) e esse site me deu uma ótima ideia !!!