23/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Perceber sons, ruídos e ritmos e compreender porque podemos ouvir. Ouvir músicas e perceber ritmo, melodia e harmonia; ouvir sons da natureza e descobrir a origem; saber que a nossa audição relaciona-se com o órgão auditivo e com uma área do cérebro que nos permite perceber os sons.
Reconhecer o ouvido como orgão do corpo humano;
Atividade 1 - Reconhecer os sons que estão no entorno da classe.
1º momento - O professor em uma grande roda pede às crianças que façam silêncio e ouçam os sons que estão no ambiente e em seu entorno. Passados 5 minutos, elas falam o que ouviram. Nesse momento, é importante que cada uma relate a sua audição. Essa é uma oportunidade do professor começar a prestar atenção se há alguma criança com problema auditivo.
http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/images/411-2.jpg
(Acesso em jul. 2010)
O procedimento para a expressão das crianças é o seguinte: o professor faz cartelas e distribui uma para cada aluno orientar a fala e no momento da oralidade só é interrompido se não conseguir abordar todas as questões.
Questões para orientar a fala das crianças:
a) Você ouviu algum som? Qual?
b) de onde veio o som que você ouviu?
c) Qual a origem do som?
d) O som estava perto ou longe?
2º momento - O professor coloca uma venda nos olhos das crianças e diz que devem ficar em silêncio para observar o que irá acontecer. Nesse dia ele precisa de um ajudante, não visto pela turma, para colocar uma música em diferentes localizações da sala, nesse momento, todos ficam em silêncio e de olhos vendados, sem que o professor se ausente.
a) Primeiro, o som é colocado fora da sala de aula;
b) Segundo, o som é colocado no fundo da sala;
c) Terceiro, o som é colocado perto das crianças.
Observação – O ajudante deve ficar de pés descalços e fazer movimentos leves, quase imperceptíveis. Cada vez que ligar o som e colocar a música, deixa tocar em média dois a três minutos.
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/portugues/2music.jpg
(Acesso em jul, 2010)
Por último, o professor apresenta o ajudante e discute com as crianças como foi feita a brincadeira e de quais locais estava vindo o som.
3º momento – O professor testa a memória auditiva das crianças. Antes de retirada da venda, o ajudante deve desaparecer com o som, em seguida retira e elas relatam o que ouviram. No momento da fala é observado se cada criança:
a) identifica a fonte do som;
b) capta de qual direção veio som;
c) reproduz a melodia com a boca
Sugestões de Músicas para fazer a experiência:
http://www.youtube.com/watch?v=ppMId5Wx5CM&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=O6xxsGQ5Vho&NR=1
Atividade 2 – Ouvir música e separar sons
1º momento O professor retoma a música com as crianças e nesse momento elas ouvem em silêncio, em seguida, discutem sobre o que ouviram.
Elementos de discussão;
a) ritmo – sons, silêncios e durações – batidas regulares: tempos e pulsos;
b) melodia – diferentes sucessões de sons de diferentes alturas e sucessão;
c) descobrir os instrumentos musicais mediante a harmonia musical.
http://www.madeinbr.com.br/liceu/noticias/fotos/not_audicao2009.jpg
(Acesso em jul, 2010)
Observação 1 – Essa discussão é feita conforme as possibilidades do professor articular os elementos da música.
Observação 2 - A música além de ser um conteúdo de aprendizagem, ajuda no desenvolvimento do processo básico de reconhecimento e compreensão dos sons no cérebro.
2º momento – O professor e as crianças refletem as condições de um ouvido perceber, ouvir e compreender os sons. Nesse sentido, deve ser discutida a questão do órgão da audição vinculado as condições de cada pessoa, ao cérebro e aos aspectos culturais.
Procedimento – o professor divide a turma em dois grupos, para pesquisar em fontes bibliográficas, metade fica com o professor, outra metade com o ajudante para colaborar com a leitura das imagens, com referência no texto indicado.
texto 1- orgão da audição - http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido4.php (acesso em jun, 2010)
3º momento – Os grupos que estudaram o órgão da audição por meio de imagens e leitura do professor, nesse momento, podem assistir aos videos: "o ouvido humano"; "Audição - aparelho auditivo". "audição e equilibrio" disponivel em http://www.youtube.com/watch?v=uYqegA4Mphs (Acesso em jul. 2010), no momento do video, o professor pode ir pausando e chamando atenção para aspectos importantes à compreensão da audição.
Em seguida, as crianças formam pequenos grupos para organizar painéis com os resultados da busca, colando figuras do aparelho auditivo, imagens que faz lembrar a audição e o equilibrio. Os grupos criam sistemáticas para socializar os resultados, nesse momento, o professor vai ajudando, aprofundando e discutindo algum equívoco, caso venha surgir. Em seguida estabelece um diálogo com elas sobre o órgão da audição.
http://www.prof2000.pt/users/eta/imagens/OuvidoHumano.jpg (Acesso em jul, 2010)
Atividade 3 - Estabelecer a relação entre a audição, linguagem e o cérebro.
1º momento – O professor discute o assunto com base nas novas pesquisas da neurociência que trata do processamento auditivo. O sentido da audição relaciona-se a uma série de processos que envolvem o sistema nervoso central – relação entre as vias auditivas e o córtex. (CAMPOS, 2003).
Tópicos da discussão:
a) as ondas sonoras que entram no conduto auditivo;
b) impulsos nervosos que são percebidos pelo cérebro;
c) partes especializadas do córtex cerebral responsável pela audição
d) memória auditiva.
Referência:
CAMPOS, Shirley. Neurologia/Neurociências: Como o cérebro interpreta os sons. Acessível em http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18952 Medicina Avançada.16 maio de 2003. Acesso: 15 jun. 2010.
Stever Parker, O ouvido e a audição. Adaptado por Amabis e Martho. São Paulo: Scipione, 1993, p. 22.
2º momento – O professor discute com as crianças os problemas da audição, limitação ou surdez. Logo em seguida coloca quatro situações-problema para as crianças resolverem em pequenos grupos (cada grupo resolve uma situação).
Procedimento: o professor cria situações problemas e as crianças em pequenos grupos chegam a solução.
RECURSO DIDÁTICO (Assistir aos vídeos antes das situações problema)
http://www.youtube.com/watch?v=AB5BkcmiXUM
http://www.youtube.com/watch?v=0l3NX__oQAk
Situação 1 - Surdez de condução - Maria acumulou cera no ouvido direito e esquerdo, as vibrações que representam as ondas sonoras não estão atingindo o ouvindo interno, impedindo as ondas sonoras de chegar ao seu ouvido. Na escola não está conseguindo escutar a professora e nem os colegas.
Observação - Discutir com as crianças que a limpeza dos ouvidos é feita pelo médico.
Situação 2 – Surdez de percepção - João desde que nasceu vivia em um ambiente com som muito alto e prolongado, desse modo o seu nervo auditivo foi danificado e o médico disse para sua mãe, que as células receptoras e as fibras nervosas não têm possibilidade de se regenerar. Ele se transformou definitivamente em surdo e na escola não está conseguindo se comunicar com a professora e nem com os colegas.
Situação 3 - Comunicação com criança surda.
Fran é surdo e sua Família não aceita que ele aprenda língua de sinais para se comunicar e na escola está com dificuldade de aprender por causa dessa situação. Os colegas quando estão brincando com Fran e ele se afasta não consegue mais se comunicar, todos gritam, o chamam, mas nada de Fran escutar.
Situação 4 - Comunicação com criança surda. Mary é surda e aprendeu línguas de sinais, se comunica e compreende e aprende tudo que lhes ensinar por meio dessa linguagem, mas na escola fica difícil, os colegas não sabem se comunicar por meio desses códigos.
3º momento – As crianças apresentam a resolução para cada situação e o professor ajuda a refletir sobre a solução que elas chegaram. Deve entender que as soluções podem ser diferenciadas, mas o que deve discutir é a coerência da resposta com o tipo de problema.
http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/audicao.htm
Referência (leitura para o professor) .
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/carrossel_dos_sentidos_imprimir.html
O professor avalia se as crianças conseguiram:
a)perceber sons, ruídos e ritmos e compreender porque podemos ouvir;
b) ouvir músicas e perceber ritmo, melodia e harmonia;
d) ouvir sons da natureza e descobrir a origem;
e) reconhecer que a audição relaciona-se com o órgão auditivo e com uma área do cérebro que nos permite perceber os sons.
Quatro estrelas 2 classificações
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04/01/2014
Quatro estrelasEu considero extremamente relevante a criança entender o processo da audição e da percepção antes da musicalização propriamente dita embora já faça parte do processo. Só estou em dúvida em relação à faixa etária.Pretendo fazer um planejamento para este ano, já tenho algumas referências propostas pela Faculdade mas gostaria de estar adaptando as sugestões de acordo com o contexto em que vivemos, portanto estou fazendo um apanhado e diante da realidade dos alunos vou aplicando gradativamente.
31/03/2013
Cinco estrelasMuito interessante e produtiva.