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COMO PERCEBO O MUNDO COM A AUDIÇÃO.

 

23/07/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Perceber sons, ruídos e ritmos e compreender porque podemos ouvir.    Ouvir músicas e perceber  ritmo, melodia e harmonia; ouvir sons da natureza e descobrir a origem; saber que a nossa audição relaciona-se com o órgão auditivo e com  uma área do cérebro que nos permite perceber os sons.  

Duração das atividades
6 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer o ouvido como orgão do corpo humano;

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Reconhecer os sons que estão no entorno da classe.   

1º momento -  O  professor em uma grande roda  pede  às crianças que façam silêncio e ouçam os sons que estão no ambiente e em seu entorno. Passados 5 minutos, elas falam o que ouviram. Nesse momento, é importante que cada uma relate a sua audição. Essa é uma oportunidade do professor começar a prestar atenção se há alguma criança com problema auditivo.  

http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/images/411-2.jpg 

(Acesso em jul. 2010)

 O procedimento para a expressão das crianças é o seguinte: o professor faz cartelas e distribui uma  para  cada aluno orientar a fala e no momento da oralidade  só é interrompido se  não conseguir abordar todas as questões.  

Questões para orientar a fala das crianças:

 a)  Você ouviu algum som? Qual?  

b)  de onde veio o som que você ouviu?  

c) Qual a origem do som?

 d) O som estava perto ou longe?  

2º momento - O professor coloca uma venda nos olhos das crianças e diz que devem ficar em silêncio para observar o que irá acontecer.  Nesse dia ele precisa de um ajudante, não visto pela turma, para colocar uma música em diferentes localizações da sala, nesse momento, todos ficam em silêncio e de olhos vendados, sem que o professor se ausente.

 a) Primeiro, o som é colocado fora da sala de aula;

 b) Segundo, o som é colocado no fundo da sala;

c) Terceiro, o som é colocado perto das crianças.   

 Observação – O ajudante deve ficar de pés descalços e fazer movimentos leves, quase imperceptíveis. Cada vez que ligar o som e colocar a música, deixa tocar em média dois a três minutos.  

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/portugues/2music.jpg 

(Acesso em jul, 2010)

  Por último, o professor apresenta o ajudante e discute com as crianças como foi feita a brincadeira e de quais locais estava vindo o som.

 3º momento –  O professor testa a memória auditiva das crianças.  Antes de retirada da venda, o ajudante deve desaparecer com o som, em seguida retira  e elas relatam o que ouviram. No momento da fala  é observado se cada criança:

 a)  identifica a fonte do som;

b)  capta de qual direção veio  som;

c)  reproduz a melodia com a boca  

 Sugestões de Músicas para fazer a experiência:  

 http://www.youtube.com/watch?v=ppMId5Wx5CM&NR=1   

 http://www.youtube.com/watch?v=O6xxsGQ5Vho&NR=1 

Atividade 2 –  Ouvir música e separar sons

 

 1º  momento O professor retoma a música com as crianças e nesse momento elas  ouvem em silêncio, em seguida, discutem sobre o que ouviram.

Elementos de discussão;

  a) ritmo – sons, silêncios e durações – batidas regulares: tempos e pulsos;

 b) melodia – diferentes sucessões de sons de diferentes alturas e sucessão;   

c) descobrir os instrumentos musicais mediante a harmonia musical.   

  

http://www.madeinbr.com.br/liceu/noticias/fotos/not_audicao2009.jpg 

(Acesso em jul, 2010)

Observação 1 – Essa discussão é feita conforme as possibilidades do professor articular os elementos da música.

Observação 2 -  A música além de ser um conteúdo de aprendizagem, ajuda no desenvolvimento do processo básico de reconhecimento e compreensão dos sons no cérebro.  

 2º momento – O professor e as crianças refletem as condições de um ouvido perceber, ouvir  e compreender os sons. Nesse sentido, deve ser discutida a questão do órgão da audição vinculado as condições de cada pessoa, ao cérebro e aos aspectos culturais.  

  Procedimento – o professor divide a turma em dois  grupos, para pesquisar  em fontes bibliográficas, metade fica com  o professor, outra metade com o  ajudante para colaborar com a leitura das imagens, com referência no texto indicado.

texto 1- orgão da audição -  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido4.php  (acesso em jun, 2010)

3º momento – Os grupos que estudaram o órgão da audição por meio de imagens e leitura do professor, nesse momento, podem assistir aos videos: "o ouvido humano"; "Audição - aparelho auditivo". "audição e equilibrio" disponivel em http://www.youtube.com/watch?v=uYqegA4Mphs (Acesso em jul. 2010), no momento do video, o professor pode ir pausando e chamando atenção para aspectos importantes à compreensão da audição.

Em seguida, as crianças formam pequenos grupos  para organizar painéis com os resultados da busca,  colando figuras do aparelho auditivo, imagens que faz lembrar  a audição e o equilibrio.  Os grupos criam sistemáticas para socializar os resultados, nesse momento, o professor vai ajudando, aprofundando e discutindo algum equívoco, caso venha surgir. Em seguida estabelece um diálogo com elas sobre o órgão da audição.

http://www.prof2000.pt/users/eta/imagens/OuvidoHumano.jpg   (Acesso em jul, 2010)    

Atividade 3 -  Estabelecer a relação entre a audição, linguagem e o cérebro.  

1º momento – O professor discute o assunto com base nas novas pesquisas da neurociência que trata do processamento auditivo. O sentido da audição relaciona-se a uma série de processos que envolvem o sistema nervoso central – relação entre as vias auditivas e o córtex. (CAMPOS, 2003).

  Tópicos da discussão:

  a) as ondas sonoras que entram no conduto auditivo;

b)     impulsos nervosos que são percebidos pelo cérebro;

c)      partes especializadas do córtex cerebral responsável pela audição

d)  memória auditiva.

  Referência:  

 CAMPOS, Shirley. Neurologia/Neurociências: Como o cérebro interpreta os sons. Acessível em  http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18952  Medicina Avançada.16 maio de 2003. Acesso: 15 jun. 2010. 

  Stever Parker, O ouvido e a audição. Adaptado por Amabis e Martho. São Paulo:  Scipione, 1993, p. 22.

 2º momento – O professor discute  com as crianças os problemas da audição, limitação ou surdez. Logo em seguida coloca quatro  situações-problema para as crianças resolverem em pequenos grupos (cada grupo resolve uma situação).

   Procedimento: o professor  cria situações problemas  e as crianças  em pequenos grupos chegam a solução.

RECURSO DIDÁTICO (Assistir aos vídeos antes das situações problema)

http://www.youtube.com/watch?v=AB5BkcmiXUM 

http://www.youtube.com/watch?v=0l3NX__oQAk 

     Situação 1 -  Surdez de condução -   Maria acumulou cera no ouvido direito e esquerdo, as vibrações que representam as ondas sonoras não estão atingindo o ouvindo interno,  impedindo as ondas sonoras de chegar ao seu ouvido. Na escola não está conseguindo escutar a professora e nem os colegas.

  •  Proponha solução para o problema.

Observação - Discutir com as crianças que a limpeza dos ouvidos é feita pelo médico.

   Situação 2 –  Surdez de percepção -  João desde que nasceu vivia em um ambiente com som muito alto e prolongado, desse modo o seu nervo auditivo foi danificado e o médico disse para sua mãe, que as células receptoras e as fibras nervosas não têm possibilidade de se regenerar. Ele se transformou definitivamente em surdo e na escola não está conseguindo se comunicar com a professora e nem com os colegas.     

  • Proponha solução para o problema.

  Situação 3 -  Comunicação com criança surda.

  

 Fran é surdo e sua Família não aceita que ele aprenda língua de sinais para se comunicar e na escola está com dificuldade de aprender por causa dessa situação. Os colegas quando estão brincando com Fran e ele se afasta não consegue mais se comunicar, todos gritam, o chamam, mas nada de Fran escutar.  

  •    Proponha solução para o problema.  
  •    

Situação 4 - Comunicação com criança surda.   Mary é surda e aprendeu línguas de sinais, se comunica e compreende e aprende tudo que lhes ensinar por meio dessa linguagem, mas na escola fica difícil, os colegas não sabem se comunicar por meio desses códigos.

  •  Proponha solução para o problema.  
  •    

3º momento – As crianças apresentam a resolução para cada situação e o professor ajuda a refletir sobre a solução que elas chegaram.  Deve entender que as soluções podem ser diferenciadas, mas o que deve discutir é a coerência da resposta com o tipo de problema.

Recursos Complementares
Avaliação

 O professor avalia se as crianças conseguiram:

a)perceber sons, ruídos e ritmos e compreender porque podemos ouvir;

b) ouvir músicas e perceber  ritmo, melodia e harmonia;

d) ouvir sons da natureza e descobrir a origem;

e) reconhecer que a audição relaciona-se com o órgão auditivo e com  uma área do cérebro que nos permite perceber os sons.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • REGIANE DE CASSIA ALBERTINO E SILVA, Escolas municipais , Minas Gerais - disse:
    recalb1@hotmail.com

    04/01/2014

    Quatro estrelas

    Eu considero extremamente relevante a criança entender o processo da audição e da percepção antes da musicalização propriamente dita embora já faça parte do processo. Só estou em dúvida em relação à faixa etária.Pretendo fazer um planejamento para este ano, já tenho algumas referências propostas pela Faculdade mas gostaria de estar adaptando as sugestões de acordo com o contexto em que vivemos, portanto estou fazendo um apanhado e diante da realidade dos alunos vou aplicando gradativamente.


  • Berenice Cabral de Moura Coutinho, EE - COLEGIO ESTADUAL PEDRO ALVARES CABRAL , Bahia - disse:
    bereniceccoutinho@ymail.com

    31/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante e produtiva.


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