Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The World Cup's Website

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira e Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá as características do gênero website e o uso real do mesmo. Eles perceberão as peculiaridades e as vantagens do mesmo.  

Duração das atividades
04 horas /aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer a história das Copas do Mundo. Acesse os seguintes endereços para conhecer mais a história dos campeonatos mundiais:

http://en.wikipedia.org/wiki/FIFA_World_Cup 

http://www.worldcupyears.com/ 

Sites acessados em 19 de junho de 2010

Estratégias e recursos da aula

Aula 1.

Motivação:

Acesse: http://www.eslprintables.com/preview/thumb801241942091159.jpg (acesso em 19 de junho de 2010)

Este endereço fornece uma atividade de cruzadinha para que seja ativado o conhecimento prévio dos alunos sobre futebol.

Logo após,questione os alunos sobre o conhecimento que eles possuem a respeito das Copas do Mundo. Faça perguntas como:   

Who is the last winner?

Where was the last championship?

Where was the last Word Cup's decision?

What was the position of Brazil?

Who was considered the best soccer player? etc.

Observação: Outras perguntas deverão ser feitas para ativar o conhecimento prévio do aluno.

Questione também sobre a Copa do Mundo de 2010:

Where is the World Cup?

How many teams are playing?

etc.

Encoraje os alunos a responderem usando, ao máximo, a Língua Inglesa.

Logo após, questione os alunos onde eles poderiam achar informações confiáveis sobre a Copa do Mundo de 2010. Neste ponto, os alunos poderão responder:

- jornais,

- revistas,

- telejornais,

-sites.

Neste ponto da aula, os alunos deverão usar o laboratório de informática. Caso não possua acesso, copie e cole em documento do word (.doc) e mostre a imagem do site, descrito a seguir, em transparências.

Acesse o site:

http://pt.fifa.com/ 

(acesso em 15 de junho de 2010)

Observação: Para gravar a imagem, estática, do site em questão, basta selecionar todo o site e apertar print screen no computador usado.

Realce de que este é o site da FIFA, orgão responsável pelo futebol mundial. Nele é possível encontrar informações confiáveis sobre o mundial de 2010.

Peça-os para descrever no caderno quais seriam as características de um bom website. Dentre as respostas, devem aparecer:

- presença de fotos para ilustrar as informações.

- informações sobre o autor, hora e data da postagem da notícia.

- presença de links que levam para outras páginas, etc.

Observação: Acesse os seguintes endereços para saber mais sobre o gênero website:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Site 

http://blog-da-4.blogspot.com/2006/10/caractersticas-bsicas-que-um-website.html 

(acesso em 19 de junho de 2010)

No final da demonstração, questione se há mais características importantes em um website.

Liste essas características no quadro, assim, todos terão uma informação única sobre sites.

Aula 2.

Nesta aula, os alunos deverão trabalhar em grupos. Peça a eles que pesquisem sobre a história dos torneios mundiais e principalmente sobre o torneio na África do Sul.

Livros, jornais e revistas poderão ser consultados.

Depois, determine um tempo para que os alunos possam selecionar as informações obtidas.

Ajude-os se necessário.

Observação: Acrescente que todas as informações que constarão no trabalho final devem estar em inglês.

Passos seguidos nesta aula:

1- Forneça instrumentos de pesquisa aos alunos.

2- Determine um tempo para que os mesmos possam pesquisar.

3- Ajude-os a selecionar as informações encontradas.

4- Peça-os que colecionem ou que copiem essas informações no caderno, para uso posterior.

5- Reserve um tempo para que os alunos socializem as informações obtidas durante a pesquisa. Isso enriquecerá o trabalho.

Aula 3.

Esta aula deve ser feita em laboratórios de informática com acesso a internet.

Caso não possua acesso, peça autorização a escola e aos responsáveis pelos alunos e busque ajuda em uma lan house.

Instrua os alunos a montarem um website.

Divida os alunos em grupos.

Acesse o site: www.google.com    (acesso em 15 de junho de 2010) 

Clique em "mais", no canto superior esquerdo da tela. Siga a lista apresentada até "sites". Clique.

Logo após, instrua que um integrante do grupo deverá fazer uma conta de email GMAIL.

Observação: Para criar uma conta GMAIL, verifique a aula "Email e o passado"em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=20930. Esta instrui como fazer uma conta de email.  

Assim que obtiverem o email, inicie o processo de criação do site. É simples e gratuito.

Aula 4.

Nesta aula, os alunos deverão colocar as informações no site criado. Notícias, fotos e calendários dos jogos poderão ser postados no site.

Observação: O professor deverá verificar anteriormente a aplicação das aulas 3 e 4, todos os recursos presentes e que serão usados.

Ajude os alunos na escrita das informações. Antes de concluir o site, o professor deverá fazer uma criteriosa avaliação do conteúdo e criatividade dos  mesmos.

Convide a comunidade escolar a verificar o trabalho feito pelos alunos. Peça-os que opine em relação à estética e conteúdo dos trabalhos.

Trabalho interdisciplinar: Trabalhe em conjunto com o profissional de Educação Física de sua escola. Este poderá ajudar os alunos a compreenderem melhor o funcionamento de uma Copa do Mundo.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta sequência deverá ser feita seguindo os passos de uma produção escrita. Esses passos deverão ser observados durante a construção do website.

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto. 

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.