Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“As redes sociais: por dentro do twitter”

 

28/06/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Buscar informações a respeito do fenômeno das redes sociais na Internet;
  • interagir em grupos;
  • expor-se oralmente de maneira adequada;
  • conhecer o funcionamento da rede social twitter;
  • reconhecer as características da dinamicidade de efeito global proporcionada pela rede social twitter;
  • criar uma conta no twitter.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso da Internet (acesso a páginas)
  • Conhecimento básico sobre redes sociais.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em grupos e entregar a cada grupo xerox de uma imagem de um perfil qualquer de uma rede social: orkut, facebook, twitter.

Sugestões:

http://twitter.com/patriciapoetap 

http://www.facebook.com/johnnydepp 

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8684442634140812120 

Em seguida, o professor entregará xerox de uma ficha com perguntas que deverão ser respondidas entre os alunos. Poderão responder por escrito no caderno ou o professor poderá optar pelas respostas orais.

  • Você conhece esse "tipo" de texto?
  • Onde você pode ler esse texto?
  • Que tipo de informação o texto traz?
  • Se você tiver interesse em conhecer esta pessoa do perfil, o que você deve fazer?
  • Este perfil faz parte de uma "rede social", você sabe dizer o que é isso?
  • Você faz parte de alguma rede social na internet? Qual?

Importante: Professor, mesmo que os alunos não saibam o que é rede social, eles farão inferência do que seja pelo fato de receberem a imagem de um perfil de uma rede.

Depois da discussão em grupos, o professor deverá coordenar um debate com toda a turma para que, oralmente, eles respondam às perguntas e apresentem à turma o perfil que o grupo recebeu.

Depois disso, o professor deverá mostrar em power point (ou xerocar para cada um) aos alunos as seguintes imagens:

  •  Discutir com os alunos a dependência que muitas pessoas têm das redes sociais.

http://amarildocharge.files.wordpress.com/2010/02/blog14.jpg 

 Perguntar aos alunos se eles conhecem as redes sociais apresentadas na imagem.

http://flammarion.files.wordpress.com/2009/06/redes_sociais1.jpg 

 Comentar com os alunos sobre os "modismos" das redes sociais.

Importante: O passarinho azul é símbolo do twitter.

http://1.bp.blogspot.com/_LNICjasURb8/S8wkmkfMBAI/AAAAAAAAARA/KavlynTQXWI/s1600/Charge_redes_sociais.jpg 

Discutir o "estatus" proporcionado pelas redes sociais. As pessoas sentem a necessidade de fazer parte de uma rede social para sentirem-se mais incluídas no ambiente no qual convivem.

http://4.bp.blogspot.com/_wCv6TF5O_Vc/Sugx7yD68sI/AAAAAAAAAOE/eW2QppdPEuw/s400/redes_sociais.jpg 

Durante a apresentação das imagens, o professor deverá promover uma discussão de acordo com os comentários sugeridos em cada uma.

Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que, ainda em grupos, escrevam uma definição de rede social. Cada grupo deverá ler sua definição para a turma. Depois disso, o professor deverá mostrar à turma (por meio de data show ou cartaz) a definição de rede social abaixo:

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas (ou organizações, territórios, etc.) - designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social 

Por fim, os alunos poderão reformular os conceitos elaborados por eles, reescrevendo-os.

Atividade 2

Para iniciar a atividade, os alunos assistirão a um vídeo sobre o twitter:

http://www.youtube.com/watch?v=-0yq8swWrRk 

Depois disso, o professor dividirá a turma em 4 grupos. Dois deles ficarão responsáveis por elaborar três perguntas sobre a reportagem. Os outros dois elaborarão três perguntas sobre a reportagem cujas respostas sejam mais subjetivas e  apresentem a opinião daquele que as responderá.

Durante a elaboração das perguntas, é importante que o professor oriente os grupos verificando as perguntas que estão sendo elaboradas. Depois de prontas, o professor organizará a sala em um grande círculo e, oralmente, cada grupo fará as perguntas ao outro, promovendo uma discussão sobre a reportagem e orientada pelo professor.

Depois da discussão, o professor deverá pedir aos alunos que, em grupos, escrevam um parágrafo que responda às questões que foram formuladas sobre a reportagem. Para isso, o professor deverá escrever as perguntas elaboradas pelos alunos no quadro de giz.

Atividade 3

Para a realização dessa atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Em duplas, eles deverão acessar os seguintes perfis do twitter:

http://twitter.com/realwbonner 

http://twitter.com/patriciapoetap 

http://twitter.com/PBiaL 

Ainda em duplas, eles deverão escolher um perfil e  analisá-lo de acordo com as perguntas que serão entregues pelo professor:

  • De quem é o perfil?
  • Descreva seu layout. (imagens, cores)
  • Que tipo de assunto é postado no perfil?
  • Você gostaria de interagir com essa pessoa? Justifique.

Depois da discussão em duplas, o professor deverá promover uma discussão com toda a turma. Ele deverá escolher algumas duplas para responderem às perguntas oralmente.

Atividade 4

Para a realização dessa atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem o tutorial feito pela VJ Marimoon sobre o twitter. Em duplas, os alunos farão a leitura do tutorial anotando tudo aquilo que julgarem necessário para usarem o twitter com eficiência.

http://mtv.uol.com.br/marimoon/blog/blog-da-marimoon-tutorial-completo-sobre-o-twitter 

Feito isso, os alunos, individualmente, criarão uma conta no twitter. O tutorial orienta passo a passo como criar a conta. Para iniciar eles deverão clicar em "abre uma conta" no próprio tutorial.

Depois que todos os alunos criarem seus perfis, o professor deverá criar uma lista com todos os "twitters" da sala para que um possa "seguir" o outro. Em seguida, os alunos deverão testar seus "twitters" escrevendo a opinião deles sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula sobre rede sociais.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante que eles estejam envolvidos nas atividades em grupos e o professor deverá observar se todos estão participando das discussões. O professor deverá fazer a correção da atividade escrita para verificar a compreensão do que foi ensinado. Durante a exposição oral dos alunos é importante verificar a postura e adequação vocabular.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ivone, Rede Estadual de Ensino , São Paulo - disse:
    ivonemedeiros26@hotmail.com

    26/10/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo busca da aula. nos professores temos que pensar nesta nova ferramenta tão bem absorvida e manuseada pelos nossos alunos e tão pouca aplicadas no seu dia a dia em aula.


  • Simone Trindade peña, 28ªcre , Rio Grande do Sul - disse:
    simonepenagama@gmail.com

    08/08/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. Dinâmica, envolvente,criativa.


  • Diana Sousa, PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA , Ceará - disse:
    luadiana13@gmail.com

    12/03/2013

    Quatro estrelas

    Boas idéias de como fazer esses meninos dialogar e escrever, pois somente assim estarão dando opinião sobre algo que faz parte do seu dia a dia. Pois muitos acham chato falar dos textos que estão nos livros por estarem longe de sua realidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.