28/06/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Atividade 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em grupos e entregar a cada grupo xerox de uma imagem de um perfil qualquer de uma rede social: orkut, facebook, twitter.
Sugestões:
http://twitter.com/patriciapoetap
http://www.facebook.com/johnnydepp
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8684442634140812120
Em seguida, o professor entregará xerox de uma ficha com perguntas que deverão ser respondidas entre os alunos. Poderão responder por escrito no caderno ou o professor poderá optar pelas respostas orais.
Importante: Professor, mesmo que os alunos não saibam o que é rede social, eles farão inferência do que seja pelo fato de receberem a imagem de um perfil de uma rede.
Depois da discussão em grupos, o professor deverá coordenar um debate com toda a turma para que, oralmente, eles respondam às perguntas e apresentem à turma o perfil que o grupo recebeu.
Depois disso, o professor deverá mostrar em power point (ou xerocar para cada um) aos alunos as seguintes imagens:
http://amarildocharge.files.wordpress.com/2010/02/blog14.jpg
Perguntar aos alunos se eles conhecem as redes sociais apresentadas na imagem.
http://flammarion.files.wordpress.com/2009/06/redes_sociais1.jpg
Comentar com os alunos sobre os "modismos" das redes sociais.
Importante: O passarinho azul é símbolo do twitter.
Discutir o "estatus" proporcionado pelas redes sociais. As pessoas sentem a necessidade de fazer parte de uma rede social para sentirem-se mais incluídas no ambiente no qual convivem.
http://4.bp.blogspot.com/_wCv6TF5O_Vc/Sugx7yD68sI/AAAAAAAAAOE/eW2QppdPEuw/s400/redes_sociais.jpg
Durante a apresentação das imagens, o professor deverá promover uma discussão de acordo com os comentários sugeridos em cada uma.
Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que, ainda em grupos, escrevam uma definição de rede social. Cada grupo deverá ler sua definição para a turma. Depois disso, o professor deverá mostrar à turma (por meio de data show ou cartaz) a definição de rede social abaixo:
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas (ou organizações, territórios, etc.) - designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social
Por fim, os alunos poderão reformular os conceitos elaborados por eles, reescrevendo-os.
Atividade 2
Para iniciar a atividade, os alunos assistirão a um vídeo sobre o twitter:
http://www.youtube.com/watch?v=-0yq8swWrRk
Depois disso, o professor dividirá a turma em 4 grupos. Dois deles ficarão responsáveis por elaborar três perguntas sobre a reportagem. Os outros dois elaborarão três perguntas sobre a reportagem cujas respostas sejam mais subjetivas e apresentem a opinião daquele que as responderá.
Durante a elaboração das perguntas, é importante que o professor oriente os grupos verificando as perguntas que estão sendo elaboradas. Depois de prontas, o professor organizará a sala em um grande círculo e, oralmente, cada grupo fará as perguntas ao outro, promovendo uma discussão sobre a reportagem e orientada pelo professor.
Depois da discussão, o professor deverá pedir aos alunos que, em grupos, escrevam um parágrafo que responda às questões que foram formuladas sobre a reportagem. Para isso, o professor deverá escrever as perguntas elaboradas pelos alunos no quadro de giz.
Atividade 3
Para a realização dessa atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Em duplas, eles deverão acessar os seguintes perfis do twitter:
http://twitter.com/realwbonner
http://twitter.com/patriciapoetap
Ainda em duplas, eles deverão escolher um perfil e analisá-lo de acordo com as perguntas que serão entregues pelo professor:
Depois da discussão em duplas, o professor deverá promover uma discussão com toda a turma. Ele deverá escolher algumas duplas para responderem às perguntas oralmente.
Atividade 4
Para a realização dessa atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem o tutorial feito pela VJ Marimoon sobre o twitter. Em duplas, os alunos farão a leitura do tutorial anotando tudo aquilo que julgarem necessário para usarem o twitter com eficiência.
http://mtv.uol.com.br/marimoon/blog/blog-da-marimoon-tutorial-completo-sobre-o-twitter
Feito isso, os alunos, individualmente, criarão uma conta no twitter. O tutorial orienta passo a passo como criar a conta. Para iniciar eles deverão clicar em "abre uma conta" no próprio tutorial.
Depois que todos os alunos criarem seus perfis, o professor deverá criar uma lista com todos os "twitters" da sala para que um possa "seguir" o outro. Em seguida, os alunos deverão testar seus "twitters" escrevendo a opinião deles sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula sobre rede sociais.
Como recurso complementar, o professor poderá trabalhar textos que trazem como tema o twitter e as polêmicas e curiosidades que o envolve.
Sugestões:
http://www.twitcast.com.br/pessoas/joao-gordo-falso-causa-polemica-no-twitter/
http://babelturbo.blogspot.com/2010/05/luciano-huck-comenta-no-twitter.html
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante que eles estejam envolvidos nas atividades em grupos e o professor deverá observar se todos estão participando das discussões. O professor deverá fazer a correção da atividade escrita para verificar a compreensão do que foi ensinado. Durante a exposição oral dos alunos é importante verificar a postura e adequação vocabular.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2014
Cinco estrelasParabéns pelo busca da aula. nos professores temos que pensar nesta nova ferramenta tão bem absorvida e manuseada pelos nossos alunos e tão pouca aplicadas no seu dia a dia em aula.
08/08/2014
Cinco estrelasGostei muito da aula. Dinâmica, envolvente,criativa.
12/03/2013
Quatro estrelasBoas idéias de como fazer esses meninos dialogar e escrever, pois somente assim estarão dando opinião sobre algo que faz parte do seu dia a dia. Pois muitos acham chato falar dos textos que estão nos livros por estarem longe de sua realidade.