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O corpo fala

 

03/07/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente.

Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

conceito de dança.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: reunir os alunos e apresentar algumas fotos que apresentam diferentes expressões:  

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_275/121242285931ck8r.jpg    

http://www.caminhos_tortuosos.blogger.com.br/tristesa.jpg   

http://4.bp.blogspot.com/_h2mP2nq0Rjc/R7gJZyByubI/AAAAAAAAA_I/n7Okyw7YFng/s1600/surpresa.jpg   

        

http://3.bp.blogspot.com/_ESIEy0p2wbE/SLSOicKfbgI/AAAAAAAAAHs/btOYWUV_TGk/s400/Frustrado+-+Frustra%C3%A7%C3%A3o.jpg

http://www.portuguesfacil.net/wp-content/uploads/2008/12/susto-instinto.jpg   

Após a apreciação das imagens, questionar aos alunos quais os sentimentos estão expressos e com base em que chegaram a esta conclusão. Direcionar a discussão para que os alunos associem a resposta dada com a forma que os corpos se apresentam.

Atividade 2:

O professor deverá organizar uma vivência de mímica. Para tanto, propor que os alunos se dividam em 6 grupos. Cada grupo deverá escrever 5 nomes de filmes, 5 nomes de músicas, 5 sentimentos e 5 pessoas famosas. Cada grupo colocará os nomes em um saco, que serão numerados de 1 a 6. Será definida uma ordem das apresentações. O professor deverá marcar o tempo de 1 minuto para que a equipe do imitador descubra. Se não descobrir, as outras equipes, na ordem do sorteio, poderão tentar adivinhar. Quem acertar, marcará um ponto. Vence o jogo a equipe que conseguir marcar 10 pontos.    

Ao término da atividade, questionar aos alunos quais foram os fatores que fizeram os colegas adivinharem. A discussão a ser feita deve ser no sentido de que existem formas diversas de nos comunicarmos além da fala. Muitas das vezes, utilizando o corpo. Dentre os conteúdos da educação física, destacamos a dança, e a partir disto, partiremos para a atividade 3.

Atividade 3: O professor deverá exibir os vídeos contidos em

http://www.youtube.com/watch?v=ynJfgsfcaZg    

http://www.youtube.com/watch?v=AhhGCBxOgdw    

http://www.youtube.com/watch?v=dThGJA9tZRw    

http://www.youtube.com/watch?v=1zOp9SSg5wQ&feature=fvw        

Em seguida, questionar aos alunos quais foram as impressões que tiveram em relação aos vídeos. Explicar que a partir da música ou do ritmo, também podemos nos expressar corporalmente. Assim, o professor, mantendo os 6 grupos da atividade anterior, irá propor uma dramatização de alguns poemas. Cada grupo escolherá um poema para dramatiza-lo, sem que utilize a fala. No entanto, um dos alunos pode ser narrador dos poemas. () grupo pode se organizar em conjunto ou somente alguns alunos transmitirão a produção construída).

Poemas sugeridos:

NO MEIO DO CAMINHO

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

 no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra   

(http://www.pensador.info/havia_uma_pedra_no_meio_do_caminho/. Acesso em 11 de junho de 2010)   

VERBO SER

Que vai ser quando crescer?

Vivem perguntando em redor. Que é ser?

É ter um corpo, um jeito, um nome?

 Tenho os três. E sou?

Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?

Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser;

pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?

Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.

Que vou ser quando crescer?

Sou obrigado a?

Posso escolher?

Não dá para entender. Não vou ser.

Vou crescer assim mesmo.

Sem ser Esquecer.

(http://www.pensador.info/frase/Mzk0MDM/. Acesso em 11 de junho de 2010) 

CIDADEZINHA QUALQUER

casas entre bananeiras

mulheres entre laranjeiras

pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

 Um cachorro vai devagar.

 Um burro vai devagar.

 Devagar... as janelas olham.

 Eta vida besta, meu Deus.

   (http://www.pensador.info/frase/NTE5MTY4/. Acesso em 11 de junho de 2010)  

QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

 que não amava ninguém.

 João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

 Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

 Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

 que não tinha entrado na história.

 (http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/. Acesso em 17 de junho de 2010) 

 

 VERDADE

 A porta da verdade estava aberta,

 mas só deixava passar

 meia pessoa de cada vez.

 Assim não era possível atingir toda a verdade,

 porque a meia pessoa que entrava

 só trazia o perfil de meia verdade.

 E sua segunda metade

 voltava igualmente com meio perfil.

 E os meios perfis não coincidiam.

 Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.

 Chegaram ao lugar luminoso

 onde a verdade esplendia seus fogos.

Era dividida em metades

diferentes uma da outra.

 Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.

 Nenhuma das duas era totalmente bela.

E carecia optar. Cada um optou

conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

   (http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/3/. Acesso em 17 de junho de 2010)

Também já fui brasileiro

Eu também já fui brasileiro

 moreno como vocês.

 Ponteei viola, guiei forde

 e aprendi na mesa dos bares

que o nacionalismo é uma virtude.

 Mas há uma hora em que os bares se fecham

 e todas as virtudes se negam.

Eu também já fui poeta.

Bastava olhar para mulher,

pensava logo nas estrelas

e outros substantivos celestes.

Mas eram tantas, o céu tamanho, minha poesia perturbou-se

Eu também já tive meu ritmo.

Fazia isso, dizia aquilo.

 E meus amigos me queriam,

meus inimigos me odiavam.

Eu irônico deslizava

 satisfeito de ter meu ritmo.

Mas acabei confundindo tudo.

Hoje não deslizo mais não,

não sou irônico mais não,

não tenho ritmo mais não

   (http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/3/. Acesso em 17 de junho de 2010)

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão redigir um texto dissertativo sobre o tema “o corpo e as formas de comunicarmos”, baseando nas atividades e nas discussões da aula.  (Sugerimos que seja feito um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de português e redação).

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