03/07/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente.
conceito de dança.
Atividade 1: reunir os alunos e apresentar algumas fotos que apresentam diferentes expressões:
http://thumbs.dreamstime.com/thumb_275/121242285931ck8r.jpg
http://www.caminhos_tortuosos.blogger.com.br/tristesa.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_h2mP2nq0Rjc/R7gJZyByubI/AAAAAAAAA_I/n7Okyw7YFng/s1600/surpresa.jpg
http://www.portuguesfacil.net/wp-content/uploads/2008/12/susto-instinto.jpg
Após a apreciação das imagens, questionar aos alunos quais os sentimentos estão expressos e com base em que chegaram a esta conclusão. Direcionar a discussão para que os alunos associem a resposta dada com a forma que os corpos se apresentam.
Atividade 2:
O professor deverá organizar uma vivência de mímica. Para tanto, propor que os alunos se dividam em 6 grupos. Cada grupo deverá escrever 5 nomes de filmes, 5 nomes de músicas, 5 sentimentos e 5 pessoas famosas. Cada grupo colocará os nomes em um saco, que serão numerados de 1 a 6. Será definida uma ordem das apresentações. O professor deverá marcar o tempo de 1 minuto para que a equipe do imitador descubra. Se não descobrir, as outras equipes, na ordem do sorteio, poderão tentar adivinhar. Quem acertar, marcará um ponto. Vence o jogo a equipe que conseguir marcar 10 pontos.
Ao término da atividade, questionar aos alunos quais foram os fatores que fizeram os colegas adivinharem. A discussão a ser feita deve ser no sentido de que existem formas diversas de nos comunicarmos além da fala. Muitas das vezes, utilizando o corpo. Dentre os conteúdos da educação física, destacamos a dança, e a partir disto, partiremos para a atividade 3.
Atividade 3: O professor deverá exibir os vídeos contidos em
http://www.youtube.com/watch?v=ynJfgsfcaZg
http://www.youtube.com/watch?v=AhhGCBxOgdw
http://www.youtube.com/watch?v=dThGJA9tZRw
http://www.youtube.com/watch?v=1zOp9SSg5wQ&feature=fvw
Em seguida, questionar aos alunos quais foram as impressões que tiveram em relação aos vídeos. Explicar que a partir da música ou do ritmo, também podemos nos expressar corporalmente. Assim, o professor, mantendo os 6 grupos da atividade anterior, irá propor uma dramatização de alguns poemas. Cada grupo escolherá um poema para dramatiza-lo, sem que utilize a fala. No entanto, um dos alunos pode ser narrador dos poemas. () grupo pode se organizar em conjunto ou somente alguns alunos transmitirão a produção construída).
Poemas sugeridos:
NO MEIO DO CAMINHO
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
(http://www.pensador.info/havia_uma_pedra_no_meio_do_caminho/. Acesso em 11 de junho de 2010)
VERBO SER
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser;
pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a?
Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.
(http://www.pensador.info/frase/Mzk0MDM/. Acesso em 11 de junho de 2010)
CIDADEZINHA QUALQUER
casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
(http://www.pensador.info/frase/NTE5MTY4/. Acesso em 11 de junho de 2010)
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
(http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/. Acesso em 17 de junho de 2010)
VERDADE
A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.
Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou
conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
(http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/3/. Acesso em 17 de junho de 2010)
Também já fui brasileiro
Eu também já fui brasileiro
moreno como vocês.
Ponteei viola, guiei forde
e aprendi na mesa dos bares
que o nacionalismo é uma virtude.
Mas há uma hora em que os bares se fecham
e todas as virtudes se negam.
Eu também já fui poeta.
Bastava olhar para mulher,
pensava logo nas estrelas
e outros substantivos celestes.
Mas eram tantas, o céu tamanho, minha poesia perturbou-se
Eu também já tive meu ritmo.
Fazia isso, dizia aquilo.
E meus amigos me queriam,
meus inimigos me odiavam.
Eu irônico deslizava
satisfeito de ter meu ritmo.
Mas acabei confundindo tudo.
Hoje não deslizo mais não,
não sou irônico mais não,
não tenho ritmo mais não
(http://www.pensador.info/poesias_de_carlos_drumond_de_andrade/3/. Acesso em 17 de junho de 2010)
http://www.linguagemcorporal.com.br/exemplos_lc.php. Acesso em 17 de junho de 2010.
Os alunos deverão redigir um texto dissertativo sobre o tema “o corpo e as formas de comunicarmos”, baseando nas atividades e nas discussões da aula. (Sugerimos que seja feito um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de português e redação).
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!