Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


We are the world – você conhece essa música?

 

28/06/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Estela Calderaro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas o aluno poderá, a partir de atividades com a música “We Are The World”, desenvolver a compreensão auditiva e vocabulário para a produção de textos escritos.

Duração das atividades
Aproximadamente 02 (duas) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar (escrevendo na lousa, ou na forma de transparência), o refrão da música “We are The World”, conforme recurso postado abaixo.

RECURSO

Refrão da Música “We Are the World”   

We are the world, we are the children

We are the ones who make a brighter day so let's start giving

Nós somos o mundo, nós somos as crianças,

Nós somos aqueles que fazem um dia mais resplandecente então vamos começar a doar.   

(Disponível em: http://www.arenamusical.com.br/letra.asp?id=10865  Acesso em: 13 de junho de 2010).     

Na sequência, o professor, então, apresentará o trecho do vídeo “We are the World - with subtitles” (Fig. 1) que corresponde a estrofe da música (de 1:27 min à 1:36 min).

Com base no refrão da música, o professor deverá perguntar, em aula aberta: “Vocês conhecem esta música? Já ouviram?”.   

Os alunos que se sentirem à vontade poderão apresentar suas opiniões e pontos de vista acerca da música em questão.  

RECURSO

Vídeo "We are the World - with subtitles"

http://www.youtube.com/watch?v=D1Ufv65L39s

Figura 1 – Imagem do Vídeo “We are The World – With Subtitles”   

Observamos que este momento é importante para que o professor possa saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos acerca da época em que a música foi gravada e seu significado.   

ATIVIDADE 1   

Neste momento, o professor distribuirá uma folha de atividade para duplas de alunos conforme proposto no recurso (Fig. 2) postado abaixo. Os alunos deverão ouvir a música na integra e numerar a letra traduzida em Português, conforme a sequência original da música em Inglês.   

Tal atividade objetiva favorecer com que os alunos tomem contato com a mensagem que a música visa expressar, ao mesmo tempo que tem a oportunidade de terem contato com vocabulário em Inglês pela comparação dos dois idiomas (Inglês e Português).   

RECURSO 

Atividade com a música “We are The World” 

http://www.slideshare.net/jugense/atividade-com-a-letra-da-msica-we-are-the-world    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Fonte: http://www.slideshare.net/jugense/atividade-com-a-letra-da-msica-we-are-the-world 

Observação: resposta da atividade: 6-2-3-4-3-3-1-5 (o número 3 se repete, pois corresponde ao refrão da música).   

Para a realização da atividade, sugerimos que os alunos ouçam a música de uma à três vezes.   

Ao final deste momento, o professor deverá solicitar, em aula aberta, que os alunos que se sentirem à vontade digam a sequência das estrofes em sua opinião.

O professor deverá confirmar a resposta, colocando a resposta correta da atividade na lousa.   

Concluindo esta etapa, os alunos ouvirão a música novamente, observando a sequência correta de sua tradução, para responder à seguinte questão norteadora feita pelo professor:   

  • Do que a música trata? (R: Ela versa sobre a necessidade das pessoas ajudarem umas as outras em momentos difíceis, pois todos somos o mundo).   

ATIVIDADE 2   

Como continuidade a atividade anterior, os alunos, ainda em duplas, realizarão pesquisas na Internet sobre a música, respondendo às seguintes questões norteadoras:

  1. Who wrote the song “We are the World”? / Quem escreveu a música “We are the World”? (R: Lionel Ritchie e Michael Jackson).
  2. When and why was the song recorded? / Por que e quando a música foi gravada? (R: Em 1985, com o objetivo de arrecadação de fundos para o combate da fome na África.)
  3. Was the song recorded again? In what situations? – A música foi gravada de novo? Em que situações? (R: Sim, como no caso do terremoto no Haiti).
  4. Can the song be considered a good example of social responsiblity? / A música pode ser considerada um bom exemplo de responsabilidade social? (R: Sim, pois foi gravada como uma iniciativa de arrecadar fundos para erradicar a fome na Africa, em 1985, inspirando campanhas semelhantes, como a Nordeste Já, no Brasil, por exemplo).   

Observação: Responsabilidade Social pode ser definida como “conjunto de metas sociais focadas na melhoria da qualidade de vida da população e estabelecidas com base em indicadores periodicamente mensurados.” (Conforme: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/biblioteca/Glossario/default.htm Acesso em: 15 de junho de 2010).   

Sugerimos os seguintes sites para a realização da pesquisa:   

http://en.wikipedia.org/wiki/We_Are_the_World  

http://wearetheworldfoundation.org/the-song/  

http://www.guardian.co.uk/music/interactive/2010/feb/03/haiti-we-are-the-world  

http://www.inthe80s.com/weworld.shtml 

Neste momento, o professor deverá supervisionar e orientar as pesquisas dos alunos, para que estes escrevam um parágrafo, em Inglês, de em média 100 palavras, sobre a música, incluindo as informações obtidas ao responder às questões propostas.   

Sugerimos que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.     

RECURSO

BrOffice

http://www.broffice.org/      

ATIVIDADE 4   

Os alunos apresentarão os textos que criaram oralmente para a turma toda, após terem ensaiado sua pronúncia e ritmo adequados, sob a orientação do professor.   

Finalizando as atividades destas aulas, o professor deverá intermediar uma discussão entre todos, de forma que os textos produzidos sejam analisados, tendo em vista, principalmente o seu conteúdo. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:   

  1. O que vem a sua mente quando você ouve o termo “responsabilidade social”?   
  2. Quais são os maiores problemas sociais que afetam o Brasil e o mundo hoje?   
  3. Você acredita que o governo do Brasil tem conseguido lidar bem com os problemas sociais?   
  4. Você gostaria de ter um emprego que envolvesse “responsabilidade social”?   
  5. O que você poderia fazer em relação aos problemas sociais do Brasil e do mundo?   

Ao final deste momento, é importante que os alunos compreendam que ações de responsabilidade social podem ser realizadas por todos, pela compreensão de seu conceito.

   

SUGESTÃO   

Após discutir os textos produzidos pelos alunos, o professor poderá propor que estes sejam gravados na forma de podcast (Figs. 3 e 4) para serem apresentados para a turma.   

Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps etc…) pela Internet, através de um Feed RSS (que oferece conteúdo da Internet ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e sobre estes conteúdos), o que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).  

RECURSO

Podcast

http://www.podomatic.com/featured  

Figura 3 – Imagem do Recurso

Acesso em: 16 de agosto de 2009.   

Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor:   

RECURSO 

Tutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88    

Figura 4 – Imagem do Recurso

Acesso em: 16 de agosto de 2009. 

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO

Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão e produção adequada de textos escritos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lidiane de Sousa Coutinho Modolo, EEEFM Mariano Firme de Souza , Espírito Santo - disse:
    lidimodolo23@hotmail.com

    17/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem esquematizado. Principalmente por constar os links necessários. É importante trabalhar a música, pois é um atrativo para o aprendizado da língua estrangeira. Além disso, cria um ambiente agradável para os estudantes. Uma aula que faz o link com a responsabilidade social. Leva os alunos a refletirem sobre a sua contribuição para a sociedade. Dessa forma, a aula propicia a ampliação de conhecimentos de mundo e importância dos temas sociais a partir de uma contextualização com a realidade


  • vanessa de lacerda mangifeste, EEEFM FIORAVANTE CALIMAN , Espírito Santo - disse:
    v_mangifeste@hotmail.com

    09/02/2012

    Quatro estrelas

    parabéns, ótima ideia!


  • priscila dayene rezende gobetti, Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves , Mato Grosso - disse:
    pris-gobetti@hotmail.com

    21/06/2011

    Cinco estrelas

    A aula é top de linha. Além de com música facilitar a aprendizagem auditiva, os alunos sentem mais segurança durante a pronunciação. Gostei muito. Parabéns!!!


  • izadora, izadora rodrigues de carvalho , São Paulo - disse:
    izadora_123@hotmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    que prfessor mais bo0m ela explica tudo e muito enteressante ela e uma boa professora


  • Nerci de Oliveira Silva, MARIO EVALDO MORSKI C E PROF E MED NORM , Paraná - disse:
    nerci.pinhao@ibest.com.br

    11/10/2010

    Cinco estrelas

    excelente atividade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.