28/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Estela Calderaro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Nestas aulas o aluno poderá, a partir de atividades com a música “We Are The World”, desenvolver a compreensão auditiva e vocabulário para a produção de textos escritos.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar (escrevendo na lousa, ou na forma de transparência), o refrão da música “We are The World”, conforme recurso postado abaixo.
RECURSO
Refrão da Música “We Are the World”
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day so let's start giving
Nós somos o mundo, nós somos as crianças,
Nós somos aqueles que fazem um dia mais resplandecente então vamos começar a doar.
(Disponível em: http://www.arenamusical.com.br/letra.asp?id=10865 Acesso em: 13 de junho de 2010).
Na sequência, o professor, então, apresentará o trecho do vídeo “We are the World - with subtitles” (Fig. 1) que corresponde a estrofe da música (de 1:27 min à 1:36 min).
Com base no refrão da música, o professor deverá perguntar, em aula aberta: “Vocês conhecem esta música? Já ouviram?”.
Os alunos que se sentirem à vontade poderão apresentar suas opiniões e pontos de vista acerca da música em questão.
RECURSO
Vídeo "We are the World - with subtitles"
http://www.youtube.com/watch?v=D1Ufv65L39s
Figura 1 – Imagem do Vídeo “We are The World – With Subtitles”
Observamos que este momento é importante para que o professor possa saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos acerca da época em que a música foi gravada e seu significado.
ATIVIDADE 1
Neste momento, o professor distribuirá uma folha de atividade para duplas de alunos conforme proposto no recurso (Fig. 2) postado abaixo. Os alunos deverão ouvir a música na integra e numerar a letra traduzida em Português, conforme a sequência original da música em Inglês.
Tal atividade objetiva favorecer com que os alunos tomem contato com a mensagem que a música visa expressar, ao mesmo tempo que tem a oportunidade de terem contato com vocabulário em Inglês pela comparação dos dois idiomas (Inglês e Português).
RECURSO
Atividade com a música “We are The World”
http://www.slideshare.net/jugense/atividade-com-a-letra-da-msica-we-are-the-world
Figura 2 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.slideshare.net/jugense/atividade-com-a-letra-da-msica-we-are-the-world
Observação: resposta da atividade: 6-2-3-4-3-3-1-5 (o número 3 se repete, pois corresponde ao refrão da música).
Para a realização da atividade, sugerimos que os alunos ouçam a música de uma à três vezes.
Ao final deste momento, o professor deverá solicitar, em aula aberta, que os alunos que se sentirem à vontade digam a sequência das estrofes em sua opinião.
O professor deverá confirmar a resposta, colocando a resposta correta da atividade na lousa.
Concluindo esta etapa, os alunos ouvirão a música novamente, observando a sequência correta de sua tradução, para responder à seguinte questão norteadora feita pelo professor:
ATIVIDADE 2
Como continuidade a atividade anterior, os alunos, ainda em duplas, realizarão pesquisas na Internet sobre a música, respondendo às seguintes questões norteadoras:
Observação: Responsabilidade Social pode ser definida como “conjunto de metas sociais focadas na melhoria da qualidade de vida da população e estabelecidas com base em indicadores periodicamente mensurados.” (Conforme: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/biblioteca/Glossario/default.htm Acesso em: 15 de junho de 2010).
Sugerimos os seguintes sites para a realização da pesquisa:
http://en.wikipedia.org/wiki/We_Are_the_World
http://wearetheworldfoundation.org/the-song/
http://www.guardian.co.uk/music/interactive/2010/feb/03/haiti-we-are-the-world
http://www.inthe80s.com/weworld.shtml
Neste momento, o professor deverá supervisionar e orientar as pesquisas dos alunos, para que estes escrevam um parágrafo, em Inglês, de em média 100 palavras, sobre a música, incluindo as informações obtidas ao responder às questões propostas.
Sugerimos que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
ATIVIDADE 4
Os alunos apresentarão os textos que criaram oralmente para a turma toda, após terem ensaiado sua pronúncia e ritmo adequados, sob a orientação do professor.
Finalizando as atividades destas aulas, o professor deverá intermediar uma discussão entre todos, de forma que os textos produzidos sejam analisados, tendo em vista, principalmente o seu conteúdo. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
Ao final deste momento, é importante que os alunos compreendam que ações de responsabilidade social podem ser realizadas por todos, pela compreensão de seu conceito.
SUGESTÃO
Após discutir os textos produzidos pelos alunos, o professor poderá propor que estes sejam gravados na forma de podcast (Figs. 3 e 4) para serem apresentados para a turma.
Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps etc…) pela Internet, através de um Feed RSS (que oferece conteúdo da Internet ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e sobre estes conteúdos), o que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).
RECURSO
Podcast
http://www.podomatic.com/featured
Figura 3 – Imagem do Recurso
Acesso em: 16 de agosto de 2009.
Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor:
RECURSO
Tutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88
Figura 4 – Imagem do Recurso
Acesso em: 16 de agosto de 2009.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão e produção adequada de textos escritos.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/05/2013
Cinco estrelasMuito bem esquematizado. Principalmente por constar os links necessários. É importante trabalhar a música, pois é um atrativo para o aprendizado da língua estrangeira. Além disso, cria um ambiente agradável para os estudantes. Uma aula que faz o link com a responsabilidade social. Leva os alunos a refletirem sobre a sua contribuição para a sociedade. Dessa forma, a aula propicia a ampliação de conhecimentos de mundo e importância dos temas sociais a partir de uma contextualização com a realidade
09/02/2012
Quatro estrelasparabéns, ótima ideia!
21/06/2011
Cinco estrelasA aula é top de linha. Além de com música facilitar a aprendizagem auditiva, os alunos sentem mais segurança durante a pronunciação. Gostei muito. Parabéns!!!
24/05/2011
Cinco estrelasque prfessor mais bo0m ela explica tudo e muito enteressante ela e uma boa professora
11/10/2010
Cinco estrelasexcelente atividade.