Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The movie was directed by… Como se usa a voz passiva em Inglês?

 

26/06/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Estela Caleraro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas será trabalhado, através de leitura e produção de textos orais e escritos, o uso da “voz passiva” em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tempos verbais: presente, passado e futuro simples; presente, passado e futuro contínuo; presente, passado e futuro perfeito.

Estratégias e recursos da aula

Motivação   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, que têm como temática a “voz passiva” em Inglês, o professor apresentará as seguintes frases, escritas na lousa ou na forma de transparência:   

“Tom lavou o carro” (Tom washed the car).

“O carro foi lavado” (The car was washed).

Neste momento, o professor deverá questionar as diferenças e semelhanças que as duas frases expressam, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. As duas frases são iguais?
  2. Quais são as semelhanças e diferenças entre elas?
  3. Quem lavou o carro?
  4. Em qual frase este sujeito aparece?
  5. Por que na segunda frase não se faz referência ao sujeito (Tom)?   

É fundamental que neste momento todos aqueles, que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões e hipóteses levantadas pelas perguntas feitas. Os alunos devem perceber que embora as duas frases tratem da ação “lavar o carro” é possível notar que a primeira indica quem o fez – Tom (o sujeito) – enquanto a segunda enfoca mais o objeto – carro – que recebeu a ação.

Assim, após serem ouvidas as opiniões e conhecimento prévio dos alunos, o professor deverá dizer que a primeira frase está na “Voz ativa” e a segunda frase está na “Voz passiva”, perguntando a eles o que sabem sobre tais vozes verbais.   

ATIVIDADE 1   

Dando continuidade às atividades propostas na motivação, o professor, então, dividirá os alunos em duplas para que pesquisem na Internet o conceito de “Voz ativa” e Voz passiva”, de acordo com o roteiro abaixo.   

RECURSO

Roteiro de pesquisa   

  1. Em que caso usa-se os verbos na voz ativa? Cite exemplos. (R: Quando se busca enfatizar o sujeito que realiza a ação, como em “Tom washed the car”.).
  2. Em que casos usa-se os verbos na voz passiva? Cite exemplos. (Quando se deseja enfatizar o objeto da ação, o que acontece com eles, como no exemplo: “The car was washed”.).
  3. Qual o verbo auxiliar usado para a construção de frases na voz passiva? Em que tempo ele pode ser usado? Qual a forma em que o verbo principal deve estar na frase escrita na “Voz Passiva”? (R: verbo to be, que pode ser usado em qualquer tempo verbal, conforme o contexto, sendo que o verbo principal deve estar no Particípio Passado).   

Para a realização das pesquisas, sugerimos os seguintes sites (Fig. 1):  

http://www.infoescola.com/ingles/voz-passiva-passive-voice/  

http://www.brasilescola.com/ingles/passive-voice.htm (Fig. 1)  

http://www.colegioweb.com.br/ingles/passive-voice 

Figura 1 – Imagem do Recurso

Acesso em: 14 de junho de 2010.   

Ao final da atividade, as duplas que se sentirem à vontade apresentarão as respostas das perguntas norteadoras.   

O professor deverá estimular que estas sejam debatidas pela turma toda, concluindo esta etapa corrigindo, ou completando compreensões inadequadas que os alunos possam ter sobre o uso das vozes verbais.   

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa, o professor proporá que os alunos encontrem três frases em Inglês em artigos jornalísticos e as copiem em seus cadernos. Nos textos jornalísticos utiliza-se bastante a voz passiva, tendo em vista que, de forma geral, o fato é mais enfatizado do que o sujeito que o realizou. Por exemplo, temos as seguintes frases:   

Vuvuzelas will be banned in Africa World Cup games – Vuvuzelas serão banidas nos jogos da Copa do Mundo na África.

Two people are suspect of the murder – Duas pessoas são suspeitas do assassinato.   

As duplas, portanto, deverão pesquisar as frases, tendo como base fatos noticiados na atualidade. Para tanto, sugerimos a pesquisa em sites de notícias internacionais, conforme recurso postado abaixo:   

RECURSO

Sites de Notícias   

http://news.bbc.co.uk/   

http://edition.cnn.com/  

http://www.nytimes.com/  

http://abcnews.go.com/ (Fig. 2)      

Figura 2 – Imagem do Recurso

Acesso em: 14 de junho de 2010.   

Durante as pesquisas, o professor deverá supervisionar e orientar os alunos.   

ATIVIDADE 3   

As duplas apresentarão as frases que encontraram, escrevendo-as e, uma folha de papel pardo ou cartolina. Em seguida, a produção de todos os alunos deverá ser fixada na lousa para análise.   

Após isto, estas frases (dos cartazes) serão analisadas, sob orientação do professor, em aula aberta, com base na seguinte questão norteadora:

  

  • Qual das frases está na voz passiva? Explique sobre sua formação e uso.

Os alunos deverão ser orientados a perceber que a voz passiva forma-se pelo uso do verbo “To Be” no tempo verbal adequado + o verbo principal da frase na forma do particípio passado. Também deve observar que a voz passiva é usada quando pretende-se enfatizar a ação sofrida por determinado objeto (conforme a frase “The car was washed” – não é essencial saber quem lavou o carro, mas sim que  o carro sofreu a ação de ser lavado).   

SUGESTÃO   

1. Tendo os alunos compreendido o conceito de “Voz ativa” e “Voz passiva”, o professor orientará para que eles pratiquem a construção de frases na “Voz Passiva”, observando, para isto, as suas particularidades desta.   

Para isto, as duplas realizarão as atividades propostas no recurso postado abaixo. Sugere-se que realizem todas as atividades, que correspondem a frases e textos que contém verbos na “Voz Passiva” em diferentes tempos verbais para serem completados. Pela realização de tais atividades os alunos poderão perceber as diferenças entre tempo e voz verbal.   

RECURSO

Atividades sobre “Voz Passiva”   

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises  

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-present  

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-present-2  

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-past  

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-past-2    

Durante a realização das atividades, o professor orientará e supervisionará os alunos.   Ao final desta etapa, o professor solicitará que os alunos apresentem sobre a forma de construção das frases na “Voz Passiva”, escrevendo frases em um grande mural na sala de aula.

O professor atuará auxiliando os alunos a compreenderem que o verbo auxiliar usado em qualquer tempo para a construção da voz passiva é o verbo “To Be” e que o verbo principal da frase deve ser usado na forma do Particípio passado (Ex: was bought / is done / has been eaten – foi comprado – é feito – tem sido comido).   

2. Ao final da Atividade 3, os alunos poderão escrever textos jornalísticos em Inglês, sobre fatos ocorridos em sua comunidade, utilizando pelo menos duas frases na voz passiva. Tais artigos poderão ser publicados no blog da turma ou da escola, ou disponibilizados para os alunos da escola na forma de jornal-mural.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO

Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão adequada quanto a forma e o uso da voz passiva.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • NIUCIENE , Colégio Independência , Goiás - disse:
    niuamorim@hotmail.com

    11/09/2013

    Quatro estrelas

    Ótima aula.


  • Maria Amilta de Jesus Pereira, Escola Estadual Padre Sabóia de Medeiros , São Paulo - disse:
    miporai1@yahoo.com.br

    14/06/2011

    Três estrelas

    Acho as aulas muito interessantes e criativas. Mas, infelizmente a maioria delas usam a informática e na escola onde dou aula esse recurso não está disponível.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.