26/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Estela Caleraro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Nestas aulas será trabalhado, através de leitura e produção de textos orais e escritos, o uso da “voz passiva” em Língua Inglesa.
Tempos verbais: presente, passado e futuro simples; presente, passado e futuro contínuo; presente, passado e futuro perfeito.
Motivação
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, que têm como temática a “voz passiva” em Inglês, o professor apresentará as seguintes frases, escritas na lousa ou na forma de transparência:
“Tom lavou o carro” (Tom washed the car).
“O carro foi lavado” (The car was washed).
Neste momento, o professor deverá questionar as diferenças e semelhanças que as duas frases expressam, com base nas seguintes questões norteadoras:
É fundamental que neste momento todos aqueles, que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões e hipóteses levantadas pelas perguntas feitas. Os alunos devem perceber que embora as duas frases tratem da ação “lavar o carro” é possível notar que a primeira indica quem o fez – Tom (o sujeito) – enquanto a segunda enfoca mais o objeto – carro – que recebeu a ação.
Assim, após serem ouvidas as opiniões e conhecimento prévio dos alunos, o professor deverá dizer que a primeira frase está na “Voz ativa” e a segunda frase está na “Voz passiva”, perguntando a eles o que sabem sobre tais vozes verbais.
ATIVIDADE 1
Dando continuidade às atividades propostas na motivação, o professor, então, dividirá os alunos em duplas para que pesquisem na Internet o conceito de “Voz ativa” e Voz passiva”, de acordo com o roteiro abaixo.
RECURSO
Roteiro de pesquisa
Para a realização das pesquisas, sugerimos os seguintes sites (Fig. 1):
http://www.infoescola.com/ingles/voz-passiva-passive-voice/
http://www.brasilescola.com/ingles/passive-voice.htm (Fig. 1)
http://www.colegioweb.com.br/ingles/passive-voice
Figura 1 – Imagem do Recurso
Acesso em: 14 de junho de 2010.
Ao final da atividade, as duplas que se sentirem à vontade apresentarão as respostas das perguntas norteadoras.
O professor deverá estimular que estas sejam debatidas pela turma toda, concluindo esta etapa corrigindo, ou completando compreensões inadequadas que os alunos possam ter sobre o uso das vozes verbais.
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, o professor proporá que os alunos encontrem três frases em Inglês em artigos jornalísticos e as copiem em seus cadernos. Nos textos jornalísticos utiliza-se bastante a voz passiva, tendo em vista que, de forma geral, o fato é mais enfatizado do que o sujeito que o realizou. Por exemplo, temos as seguintes frases:
Vuvuzelas will be banned in Africa World Cup games – Vuvuzelas serão banidas nos jogos da Copa do Mundo na África.
Two people are suspect of the murder – Duas pessoas são suspeitas do assassinato.
As duplas, portanto, deverão pesquisar as frases, tendo como base fatos noticiados na atualidade. Para tanto, sugerimos a pesquisa em sites de notícias internacionais, conforme recurso postado abaixo:
RECURSO
Sites de Notícias
http://abcnews.go.com/ (Fig. 2)
Figura 2 – Imagem do Recurso
Acesso em: 14 de junho de 2010.
Durante as pesquisas, o professor deverá supervisionar e orientar os alunos.
ATIVIDADE 3
As duplas apresentarão as frases que encontraram, escrevendo-as e, uma folha de papel pardo ou cartolina. Em seguida, a produção de todos os alunos deverá ser fixada na lousa para análise.
Após isto, estas frases (dos cartazes) serão analisadas, sob orientação do professor, em aula aberta, com base na seguinte questão norteadora:
Os alunos deverão ser orientados a perceber que a voz passiva forma-se pelo uso do verbo “To Be” no tempo verbal adequado + o verbo principal da frase na forma do particípio passado. Também deve observar que a voz passiva é usada quando pretende-se enfatizar a ação sofrida por determinado objeto (conforme a frase “The car was washed” – não é essencial saber quem lavou o carro, mas sim que o carro sofreu a ação de ser lavado).
SUGESTÃO
1. Tendo os alunos compreendido o conceito de “Voz ativa” e “Voz passiva”, o professor orientará para que eles pratiquem a construção de frases na “Voz Passiva”, observando, para isto, as suas particularidades desta.
Para isto, as duplas realizarão as atividades propostas no recurso postado abaixo. Sugere-se que realizem todas as atividades, que correspondem a frases e textos que contém verbos na “Voz Passiva” em diferentes tempos verbais para serem completados. Pela realização de tais atividades os alunos poderão perceber as diferenças entre tempo e voz verbal.
RECURSO
Atividades sobre “Voz Passiva”
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-present
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-present-2
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-past
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive/exercises?simple-past-2
Durante a realização das atividades, o professor orientará e supervisionará os alunos. Ao final desta etapa, o professor solicitará que os alunos apresentem sobre a forma de construção das frases na “Voz Passiva”, escrevendo frases em um grande mural na sala de aula.
O professor atuará auxiliando os alunos a compreenderem que o verbo auxiliar usado em qualquer tempo para a construção da voz passiva é o verbo “To Be” e que o verbo principal da frase deve ser usado na forma do Particípio passado (Ex: was bought / is done / has been eaten – foi comprado – é feito – tem sido comido).
2. Ao final da Atividade 3, os alunos poderão escrever textos jornalísticos em Inglês, sobre fatos ocorridos em sua comunidade, utilizando pelo menos duas frases na voz passiva. Tais artigos poderão ser publicados no blog da turma ou da escola, ou disponibilizados para os alunos da escola na forma de jornal-mural.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão adequada quanto a forma e o uso da voz passiva.
Três estrelas 2 classificações
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11/09/2013
Quatro estrelasÓtima aula.
14/06/2011
Três estrelasAcho as aulas muito interessantes e criativas. Mas, infelizmente a maioria delas usam a informática e na escola onde dou aula esse recurso não está disponível.