05/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
OBJETIVOS:
Comparar os números decimais;
Resolver algorítmos da adição e subtração;
Resolver problemas ou desafios matemáticos.
Conhecer a ordem crescente e decrescente dos números;
Identificar o algorítmo da adição e subtração;
Conhecer o sistema monetário.
1ª Atividade:
Em sala de aula , a professora apresentará a turma vários jornais e revistas. Fará a proposta de dividir a turma em três grupos com seis componentes cada.
Cada grupo pesquisará pelo menos dez exemplos de preços diferentes.
Cada grupo registrará em uma folha de papel pardo os preços encontrados. Depois a professora e os alunos discutirão quais os mais baratos e o mais caros. Podem também abordar com a nomenclatura de o que vale mais e o que vale menos.
Cada grupo colocará em ordem crescente ou decrescente os preços encontrados.
2ª Atividade:
A professora apresentará vários encartes de supermercado para a turma, que estará dividida em 3 grupos com 6 integrantes cada.
Utilizando os encartes, cada grupo escolherá 10 ítens com seus respectivos valores e escreverão em uma folha de papel ofício como foi a escolha e para que utilidade tem os objetos escolhidos. Depois cada grupo fará a soma dos números escolhidos.
Ao final desta etapa, a professora pedirá que cada grupo apresente a suas escolhas e o total de gastos.
Assim a professora poderá discutir com os grupos sobre os interesses apresentados pelo grupo.
3ª Atividade:
Agora haverá um jogo: Eu parto, você escolhe: quem levará a melhor parte?
Os alunos criarão vários 6 encartes agrupados em diferentes categorias: alimentos, eletro domésticos, esportes, brinquedos, eletrônicos e vestuário.
Cada objeto deverá ter o preço do inteiro e uma parte em decimal com valores variados.
O jogo começará com os encartes sendo escolhidos aleatoriamente por cada grupo.
Cada grupo deverá somar os valores de cada objeto e depois dividir pelos integrantes do grupo.
Vencerá quem conseguir acabar primeiro e apresentar quanto cada participante do grupo gastará para comprar o encarte todo.
Depois a professora repartirá os encartes pela metade e deixará que os grupos escolham duas metades para brincar de "Eu parto e você escolhe: Quem levará a melhor parte?" será aquele grupo que gastará menos dinheiro para comprar as duas partes trabalhadas e escolhidas pelos grupos?
Recursos
A professora pedirá aos alunos que arrecadem livros em casa ou com familiares, que não sejam mais importantes para eles.
Os alunos e a professora farão uma pequena feira com os livros usados.
Deverão colocar preços menores que R$ 5,00 ( cinco reais). A professora avaliará como os alunos irão proceder na elaboração dos preços dos livros, se estão fazendo a escrita numérica e por extenso corretamente.
Poderão dividir os livros em vários grupos e depois brincarem com "Eu reparto e você escolhe". Levará a melhor parte quem conseguir vender mais livros em dois dias. A professora e os alunos avaliarão os preços colocados, de forma quantitativa e qualitativa. Avaliarão os procedimentos e as atitudes que ocorreram durante os dois dias.
O dinheiro utilizado será xerocado ou feito pelos alunos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/12/2010
Quatro estrelasmuito bacana, com certeza servirá de base para outros planos de aula.