Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo, lendo, interpretando e criando pinturas: a obra de arte como um texto não-verbal

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer a pintura enquanto um texto não-verbal;
  • conhecer a imagem de algumas pinturas conceituadas;
  • produzir textos orais a partir da interpretação de pinturas;
  • exercitar a capacidade de abstração artística;
  • produzir textos escritos a partir da interpretação pinturas.
Duração das atividades
10h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

a presente aula exigirá de você uma boa pesquisa sobre as telas trabalhadas, para que possa solucionar dúvidas e curiosidades dos alunos sobre as mesmas.

Será necessário que os alunos reconheçam a linguagem não-verbal como um compenente produtor de sentidos, em um texto com linguagem mista. Devem ainda saber que texto não é somente um conjunto de palavras, uma vez que uma fotografia, uma ilustração ou um desenho, por exemplo, podem se configurar como um texto portador de sentidos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

A pintura enquanto um texto não-verbal

Desenvolva a presente atividade em um laboratório de informática ou em um local que possui um aparelho de datashow, uma vez que será necessário que você reproduza as imagens das pinturas, proporcionando uma melhor visualização das mesmas por parte dos alunos.

Você deverá escolher, pelo menos, três printuras que serão interpretadas/lidas pelos alunos. Para essa atividade, evite telas abstratas, uma vez que dificulta uma interpretação primeira.

Como sugestão de pinturas para essa atividade:

  • The bedroom (O quarto), de Vincent van Gogh (1853-1890):

http://www.rcs.k12.va.us/csjh/06_07_web/justinK/justin2.htm 

  • Death in the Sickroom, de Edvard Munch (1863-1944):

http://www.dl.ket.org/webmuseum/wm/paint/auth/munch/index.htm 

  • The Forge of Vulcan, de Diego Velasquez (1599-1660):

http://josetorregrosa.wordpress.com/2009/07/03/el-abordaje-acto-2/ 

As telas supracitadas são de diferentes pintores e de diferentes escolas artísticas. Reproduza-as em datashow e peça que alunos as analisem, individualmente, e anotem no caderno qual seria a interpretação deles sobre a pintura.

Diga aos alunos a importância de analisarem:

  • o título da tela;
  • as cores utilizadas;
  • os objetos, personagens e sentimentos retratados.

Todos esses fatores são de grande importância para uma interpretação básica desse tipo de texto.

Reproduza cada tela por cerca de 5 minutos.

Após a reprodução das três, divida a turma em três partes e faça uma roda de comentários. Cada terça parte da classe falará sobre uma dada tela.

Para essa primeira atividade, não é necessário que os alunos aprofundem ou construam abstrações sobre a obra artística. Mas é muito importante que você faça uma breve pesquisa sobre todas as pinturas trabalhadas na aula, para que possa solucionar dúvidas e curiosidades dos alunos sobre as mesmas. Por isso, depois de todos terem falado sobre as pinturas, fale você sobre elas, para que eles tenham um retorno de suas interpretações.

ATIVIDADE 02

Telas em diálogo

Assim como a anterior, desenvolva a presente atividade em um laboratório de informática ou em um local que possui um aparelho de datashow, porque será necessário que você reproduza as imagens das pinturas, proporcionando uma melhor visualização das mesmas por parte.

Aqui você reproduzirá mais três telas. Levando-se em consideração que as mesmas possuem uma mesma temática (a crucificação de Cristo), peça que os alunos se atentem para as diferenças e peculiaridades relativas às obras de arte.

Reproduza as seguintes telas:

  • The Three Crosses (As três cruzes), de Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669):

http://bethccruz.blogspot.com/2009/02/rembrandt-pintor-e-gravador-barroco.html 

  • Le Cristh jaune (O Cristo amarelo), de Paul Gauguin (1848-1903):

http://estudearte.blogspot.com/ 

  • Cristo na cruz, de Diego Velasquez (1599-1660):

http://www.artsunlight.com/artist-NV/N-V0003-Diego-Velozquez-Rodriguez-de-Silva-y/N-V0003-126-cristo-en-la-cruz.html 

Reproduza cada tela por cerca de 5 minutos. A partir delas, o aluno deverá produzir um pequeno texto interpretativo (descritivo) para cada uma. Para o desenvolvimento desse texto, o aluno deverá:

  • descrever como o momento da crucificação de Cristo é retratado em cada tela;
  • observar as cores, as feições e os detalhes de cada tela;
  • relatar convergências (semelhanças) e divergências (diferenças) existentes entre as mesmas.

É importante que essa produção de texto seja desenvolvida após a reprodução das telas. Enquanto os alunos produzem, é interessante que você coloque as três imagens para ficarem reproduzindo constantemente (modo slide show). Assim, os alunos terão a referência da tela ao longo do processo de escrita.

ATIVIDADE 03

Leitura dos textos produzidos

Desenvolva uma rodada de leitura dos textos produzidos a partir da interpretação das telas sobre a crucificação de Jesus Cristo. Avalie se os alunos:

  • leram cada uma das três telas;
  • perceberam as semelhanças e diferenças entre elas;
  • escreveram uma interpretação coerente das pinturas.

Observação: ao desenvolvermos uma atividade de leitura de telas, é comum encontrarmos interpretações diferenciadas. Alguns farão abstrações filosóficas, enquanto outros apenas leram as imagens de forma supercifical. Avalie cada aluno a partir de sua capacidade, uma vez que cada pessoa tem um forma de lidar com tal tipo de linguagem.

ATIVIDADE 04

Conhecer e ler a pintura abstrata

Como nas atividades supracitadas, esta deverá ser desenvolvida em um laboratório de informática ou em um local que possui um aparelho de datashow, já que será necessário que você reproduza as imagens das pinturas, proporcionando uma melhor visualização das mesmas por parte dos alunos.

A arte abstrata é entendida como uma forma de arte que não representa objetos próprios da realidade concreta. Ao invés disso, usa a relação entre as formas, cores e linhas para compor a obra. Pesquise sobre esse tipo de arte para que você tenha propriedade teórica para desenvolver essa atividade.

Reproduza, para os alunos, três telas do pintor Wassily Kandinsky (1866-1944):

  • Yellow, red, blue (Amarelo, vermelho, azul):

http://www.dl.ket.org/webmuseum/wm/paint/auth/kandinsky/index.htm 

  • Composition IV (Composição IV):

http://www.dl.ket.org/webmuseum/wm/paint/auth/kandinsky/index.htm 

  • Revisited (Revisitado):

http://vintagebarcelona.blogspot.com/2009/04/kandinsky-en-el-centro-georges-pompidou.html 

Kandinsky pintou dezenas de telas abstratas. Caso julgue necessário inserir mais algumas, no presente site você encontrará ilustração de quase toda a obra desse pintor:

http://www.allposters.com.br/-sp/White-Dot-posters_i915753_.htm 

Coloque as pinturas para ficarem reproduzindo constantemente (modo slide show). O principal objetivo aqui é que os alunos percebam o quanto a pintura abstrata é singular. Não é necessário que eles produzam nenhuma interpretação sobre as obras, embora isso seja possível.

Observação: você pode dizer a eles que, para alguns pintores abstratos, sua arte representa vários sentimentos e desejos em suas cores e formas.

ATIVIDADE 05

Produzindo um abstrato

Essa atividade poderá ser desenvolvida, de forma interdisciplinar, com o conteúdo de artes.

Será necessário para que essa atividade:

  • folhas de papel para desenho (o ideal é que sejam de tamanho A3);
  • lápis, régua, borracha;
  • lápis de cor, giz de cera, tinta guache.

Retomando o que foi aprendido na atividade anterior, você recordará que a arte abstrata não representa objetos próprios da realidade, mas usa a relação entre as formas, cores e linhas para compor a obra.

Os alunos deverão produzir um desenho abstrato, se preocupando em:

  • utilizar cores de forma coerente, buscando um diálogo estético entre as mesmas;
  • expressar um dado sentimento ou desejo em sua produção;
  • dar um nome a sua obra de arte;
  • mesclar formas (círculos, retas, etc).

Como propomos que você organize uma apresentações de tais desenhos, é muito importante que todos os alunos produzam.

É possível que essa produção dure mais de uma hora aula.

ATIVIDADE 06

Organizando uma vernissage da turma

Uma vernissage é uma mostra de obras de arte. Será necessário que você organize o local para essa apresentação. Professor e alunos deverão trabalhar juntos na orgnização e implementação dessa atividade.

O ideal é que a atividade seja organizada em um anfiteatro ou um espaço aberto que a escola possua.

Será necessário que:

  • seja delimitado um determinado horário (extraordinário) para o evento artístico;
  • sejam enviados convites para todos os pais e responsáveis dos alunos;
  • sejam organizados os locais que os desenhos serão afixados, durante a exposição;
  • os desenhos sejam afixados, anteriormente, em uma cartolina ou papel cartão (branco ou preto);
  • seja escrito, no rodapé da cartolina, o nome do desenho e o nome do autor.

Essa apresentação pode durar, no máximo, duas horas, para que não fique desgastante. Após a vernissage, retire os desenhos e sugira que os alunos os deem de presente a seus pais e responsáveis. Os mesmos poderão emoldurar tais produções, de modo a valorizar a produção artística de seus filhos.

Recursos Complementares

No presente site, você encontra um menu com vários grandes nomes da pintura mundial. Acessando-os, tem-se o acesso à biografia dos pintores e algumas imagens de suas telas famosas.

http://www.pintoresfamosos.com.br/ 

Avaliação

Ao final dessa aula, o aluno deverá:

  • interpretar uma pintura enquanto um texto não-verbal;
  • hipotetizar interpretações possíveis a uma obra de arte (pintura);
  • construir uma interpretação relacional das diferentes pinturas sobre a crucificação;
  • distinguir, por meio de comparação entre as telas, a pintura abstrata das demais;
  • produzir um desenho abstrato, segundo as orientações do professor;
  • participar na organização/implementação/apresentação da vernissage.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.