26/07/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Professor,
a presente aula exigirá de você uma boa pesquisa sobre as telas trabalhadas, para que possa solucionar dúvidas e curiosidades dos alunos sobre as mesmas.
Será necessário que os alunos reconheçam a linguagem não-verbal como um compenente produtor de sentidos, em um texto com linguagem mista. Devem ainda saber que texto não é somente um conjunto de palavras, uma vez que uma fotografia, uma ilustração ou um desenho, por exemplo, podem se configurar como um texto portador de sentidos.
ATIVIDADE 01
A pintura enquanto um texto não-verbal
Desenvolva a presente atividade em um laboratório de informática ou em um local que possui um aparelho de datashow, uma vez que será necessário que você reproduza as imagens das pinturas, proporcionando uma melhor visualização das mesmas por parte dos alunos.
Você deverá escolher, pelo menos, três printuras que serão interpretadas/lidas pelos alunos. Para essa atividade, evite telas abstratas, uma vez que dificulta uma interpretação primeira.
Como sugestão de pinturas para essa atividade:
http://www.rcs.k12.va.us/csjh/06_07_web/justinK/justin2.htm
http://www.dl.ket.org/webmuseum/wm/paint/auth/munch/index.htm
http://josetorregrosa.wordpress.com/2009/07/03/el-abordaje-acto-2/
As telas supracitadas são de diferentes pintores e de diferentes escolas artísticas. Reproduza-as em datashow e peça que alunos as analisem, individualmente, e anotem no caderno qual seria a interpretação deles sobre a pintura.
Diga aos alunos a importância de analisarem:
Todos esses fatores são de grande importância para uma interpretação básica desse tipo de texto.
Reproduza cada tela por cerca de 5 minutos.
Após a reprodução das três, divida a turma em três partes e faça uma roda de comentários. Cada terça parte da classe falará sobre uma dada tela.
Para essa primeira atividade, não é necessário que os alunos aprofundem ou construam abstrações sobre a obra artística. Mas é muito importante que você faça uma breve pesquisa sobre todas as pinturas trabalhadas na aula, para que possa solucionar dúvidas e curiosidades dos alunos sobre as mesmas. Por isso, depois de todos terem falado sobre as pinturas, fale você sobre elas, para que eles tenham um retorno de suas interpretações.
ATIVIDADE 02
Telas em diálogo
Assim como a anterior, desenvolva a presente atividade em um laboratório de informática ou em um local que possui um aparelho de datashow, porque será necessário que você reproduza as imagens das pinturas, proporcionando uma melhor visualização das mesmas por parte.
Aqui você reproduzirá mais três telas. Levando-se em consideração que as mesmas possuem uma mesma temática (a crucificação de Cristo), peça que os alunos se atentem para as diferenças e peculiaridades relativas às obras de arte.
Reproduza as seguintes telas:
http://bethccruz.blogspot.com/2009/02/rembrandt-pintor-e-gravador-barroco.html
http://estudearte.blogspot.com/
Reproduza cada tela por cerca de 5 minutos. A partir delas, o aluno deverá produzir um pequeno texto interpretativo (descritivo) para cada uma. Para o desenvolvimento desse texto, o aluno deverá:
É importante que essa produção de texto seja desenvolvida após a reprodução das telas. Enquanto os alunos produzem, é interessante que você coloque as três imagens para ficarem reproduzindo constantemente (modo slide show). Assim, os alunos terão a referência da tela ao longo do processo de escrita.
ATIVIDADE 03
Leitura dos textos produzidos
Desenvolva uma rodada de leitura dos textos produzidos a partir da interpretação das telas sobre a crucificação de Jesus Cristo. Avalie se os alunos:
Observação: ao desenvolvermos uma atividade de leitura de telas, é comum encontrarmos interpretações diferenciadas. Alguns farão abstrações filosóficas, enquanto outros apenas leram as imagens de forma supercifical. Avalie cada aluno a partir de sua capacidade, uma vez que cada pessoa tem um forma de lidar com tal tipo de linguagem.
ATIVIDADE 04
Conhecer e ler a pintura abstrata
Como nas atividades supracitadas, esta deverá ser desenvolvida em um laboratório de informática ou em um local que possui um aparelho de datashow, já que será necessário que você reproduza as imagens das pinturas, proporcionando uma melhor visualização das mesmas por parte dos alunos.
A arte abstrata é entendida como uma forma de arte que não representa objetos próprios da realidade concreta. Ao invés disso, usa a relação entre as formas, cores e linhas para compor a obra. Pesquise sobre esse tipo de arte para que você tenha propriedade teórica para desenvolver essa atividade.
Reproduza, para os alunos, três telas do pintor Wassily Kandinsky (1866-1944):
http://www.dl.ket.org/webmuseum/wm/paint/auth/kandinsky/index.htm
http://www.dl.ket.org/webmuseum/wm/paint/auth/kandinsky/index.htm
http://vintagebarcelona.blogspot.com/2009/04/kandinsky-en-el-centro-georges-pompidou.html
Kandinsky pintou dezenas de telas abstratas. Caso julgue necessário inserir mais algumas, no presente site você encontrará ilustração de quase toda a obra desse pintor:
http://www.allposters.com.br/-sp/White-Dot-posters_i915753_.htm
Coloque as pinturas para ficarem reproduzindo constantemente (modo slide show). O principal objetivo aqui é que os alunos percebam o quanto a pintura abstrata é singular. Não é necessário que eles produzam nenhuma interpretação sobre as obras, embora isso seja possível.
Observação: você pode dizer a eles que, para alguns pintores abstratos, sua arte representa vários sentimentos e desejos em suas cores e formas.
ATIVIDADE 05
Produzindo um abstrato
Essa atividade poderá ser desenvolvida, de forma interdisciplinar, com o conteúdo de artes.
Será necessário para que essa atividade:
Retomando o que foi aprendido na atividade anterior, você recordará que a arte abstrata não representa objetos próprios da realidade, mas usa a relação entre as formas, cores e linhas para compor a obra.
Os alunos deverão produzir um desenho abstrato, se preocupando em:
Como propomos que você organize uma apresentações de tais desenhos, é muito importante que todos os alunos produzam.
É possível que essa produção dure mais de uma hora aula.
ATIVIDADE 06
Organizando uma vernissage da turma
Uma vernissage é uma mostra de obras de arte. Será necessário que você organize o local para essa apresentação. Professor e alunos deverão trabalhar juntos na orgnização e implementação dessa atividade.
O ideal é que a atividade seja organizada em um anfiteatro ou um espaço aberto que a escola possua.
Será necessário que:
Essa apresentação pode durar, no máximo, duas horas, para que não fique desgastante. Após a vernissage, retire os desenhos e sugira que os alunos os deem de presente a seus pais e responsáveis. Os mesmos poderão emoldurar tais produções, de modo a valorizar a produção artística de seus filhos.
No presente site, você encontra um menu com vários grandes nomes da pintura mundial. Acessando-os, tem-se o acesso à biografia dos pintores e algumas imagens de suas telas famosas.
http://www.pintoresfamosos.com.br/
Ao final dessa aula, o aluno deverá:
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/12/2012
Cinco estrelasAdorei a aula!! Toda a inspiração que eu precisava no momento! Uma dica: situar as obras no contexto histórico e sugerir uma pesquisa interdisciplinar com o professor de História.
27/10/2011
Cinco estrelasA AULA É BASTANTE CRIATIVA E EDUCATIVA E MUITO CONTRIBUIU PARA MEU CONHECIMENTO PEDAGOGICO. OBRIGADO!
14/02/2011
Cinco estrelasótima aula!!
23/11/2010
Cinco estrelasParabéns, gostei muito de sua aula. Sou professor de Arte.
21/09/2010
Quatro estrelasEssa atividade é muito interessante para instigar no aluno a percepção e o valor da arte.
26/07/2010
Três estrelasPARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO.