13/10/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
o Exercitar a compreensão entre cópia e original;
o Conhecer parte da produção poética de Vera Chaves Barcelos;
o Trabalhar a ampliação de imagens a partir de objetos tridimensionais (utilizar o recurso da xerocópia);
o Elaborar uma pintura sobre a imagem produzida.
Aula 1
Alunos em visita orientada - Foto: Acervo da autora
Aula 2
Dizer que esta artista, Porto Alegrense, é uma artista multimídia, que trabalha desde a década de 1970 com a fotografia e o meio de reprodução de imagens ;
Seguem sugestões de imagens e textos explicativos:
Vera Chaves Barcelos - Capitel em Vermelho, 1987-88. A religião e o barroco foram os primeiros modelos culturais impostos aos índios da América do Sul pelos conquistadores. Como muitos trabalhos deste período, se origina de uma fotografia, neste caso de um capitel missioneiro, a qual foi manipulada através da pintura, fotocopiada e refotografada. As imagens ampliadas, são acompanhadas por duas caixas: uma com um detalhe da imagem acima em “backlight” e a outra com carvão. Ambos, representam o fogo e a destruição. Disponível em: http://www.verachaves.com/ Acesso em 13/06/2010.
Conversar com os alunos sobre os princípios que a artista utiliza na elaboração de seus trabalhos, que são a reprodução e a ampliação da imagem;
Solicitar para que cada aluno traga, para a próxima aula, um objeto para ser xerocopiado. Se na escola não tiver máquina de xerox, pedir que os alunos tragam de casa, uma cópia do objeto escolhido e duas ampliações da mesma, em três vezes o seu tamanho original, de forma a obter apenas um detalhe da imagem em folha tamanho A4;
Explicar, aos alunos, que a ampliação neste tamanho de papel registrará somente um detalhe ampliado da imagem total e que esta é a intenção para o prosseguimento do trabalho (referendar o trabalho da artista Vera Chaves Barcelos e suas ampliações apresentadas em power point).
Aula 3
Pedir aos alunos que socializem com os colegas os objetos escolhidos e as imagens resultantes das cópias solicitadas;
Arquivar os objetos e as xerox relativas a seu tamanho original e sua ampliação na pasta do aluno;
Dispor na sala de aula: pincéis, tinta guache, potes com água e papel toalha;
Solicitar aos alunos que recordem as imagens da artista Vera Chaves Barcelos (que trabalha com a ampliação de objetos no processo de seu percurso plástico);
Detalhe do percurso plástico da artista Vera chaves Barcelos - Disponível em: http://www.verachaves.com/ Acesso em 13/06/2010.
Requisitar aos alunos que pintem a reprodução/ampliação que trouxeram, que não foi arquivada, com as tintas dispostas na sala de aula.
Aula 4
Expor, na sala de aula, os trabalhos de pintura da aula anterior, juntamente, com os objetos, sua xerox e a primeira ampliação, de modo que o aluno perceba o percurso de seu trabalho;
Conversar com os alunos sobre a percepção que tiveram dos resultados obtidos com a ampliação da imagem e da pintura sobre a mesma;
Perguntar aos alunos se os resultados de suas pinturas possuem referência com as imagens escolhidas na primeira aula;
Colher os depoimentos e impressões individuais de cada aluno;
Explicar, aos alunos, que uma imagem pode conter inúmeras outras imagens e que uma simples mancha obriga o olho a trabalhar e a destravar a imaginação. De forma que quando temos referência de onde surgiu a mancha, (neste caso específico, as imagens dos objetos xerocopiados utilizados como ponto de partida neste processo plástico) estaremos descobrindo novas imagens dentro de imagens. Neste sentido, o que primeiramente foi um objeto já não o será mais pois, a partir do momento em que são reproduzidas e repetidas, várias vezes, a imagem vai sendo, passo a passo, despojada de seus atributos primeiros. A repetição e ampliação destas imagens permite entrecruzar, aproximar e associar o processo de compreensão das gravuras e das fotografias que sempre permitem reproduções do todo e das partes;
Solicitar aos alunos que tragam para a próxima aula, uma outra ampliação em xerox (em duplicata), também em três vezes o seu tamanho, mas, desta vez, a xerox deve partir da primeira ampliação que se encontra arquivada na pasta do aluno.
Aula 5
Solicitar aos alunos que pintem com a tinta guache, a segunda ampliação.
Aula 6
Expor na sala de aula o resultado do processo do trabalho de ampliações e pinturas realizado pelos alunos;
Colher os depoimentos e impressões individuais dos alunos e comparando-os com os depoimentos e impressões registradas na aula 4;
Dizer aos alunos que eles, por meio das ampliações das imagens, exercitaram uma busca pelos poros da imagem, a qual permitiu investigar, através de seus olhares, referências em pequenos detalhes e, que estas referências permitiram a descoberta de outras imagens a partir da primeira;
Explicar aos alunos que o exercício da pintura sobre as ampliações permitiu que cada um interferisse numa imagem que, apesar de ser a reprodução de um objeto tridimensional possibilitou interferências a partir do seu olhar o qual foi capaz de selecionar e criar uma outra imagem;
Recordar, com os alunos, que Leonardo da Vinci em seu “Tratado de Pintura” ressalta sobre a importância que a mancha tem ao ser observada, uma vez que obriga o olho a trabalhar e a destravar a imaginação
Retomar com os alunos todo o processo percorrido, os conceitos de original e cópia, de ampliação e reprodução.
· Artista que trabalha com reprodução de imagens:
· “A sensibilidade funciona por obra dos simulacros das coisas que lhe são transmitidas pelos instrumentos superficiais chamados “sentidos”, que estão colocados, de forma intermediária, entre as coisas exteriores e a sensibilidade. Do mesmo modo, os sentidos funcionam por obra dos objetos. O simulacros das coisas que os rodeiam tramite-se aos sentidos que o transferem à sensibilidade; esta os oferece ao sentido comum, mediante o qual passam à memória, na qual permanecem segundo sua maior ou menor importância”. (Escritos de Leonardo da Vinci sobre a arte,Urb, 46-a-b, p.6)
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