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Música – criação de canção: tema e forma

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e debater acerca de temas de canções populares de gêneros distintos
  • Produzir canções acerca destes temas
  • Aprender sobre estruturas e formas de canção
  • Selecionar formas, temas e compor dentro destes parâmetros
  • Ensaiar e apresentar a composição
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

         Caro(a) professor(a), nesta série de aulas abordaremos alguns dos aspectos pedagógicos envolvidos no processo coletivo de criação de canções em sala de aula. Por meio de recursos simples de autoconhecimento da voz e da comunicação cotidiana, é possível introduzir na prática musical dos alunos a criação de suas próprias canções.                   

         Da mesma maneira como a criança se permite riscar o papel em suas primeiras ‘garatujas’ e desenhos, acreditamos ser possível incentivar jovens e crianças a produzir e a organizar seus próprios sons cantados. Muitas vezes a cobrança por um ‘resultado’ prático, ‘bonito’ e condizente com os padrões identificados nos meios de comunicação, sabota um processo de descoberta do som, de possibilidade do erro, do esboço e do ‘brincar’. Compreendemos a canção como ‘brinquedo’, como uma estrutura com a qual desde cedo estamos acostumados, mas que pode ser desmontada, reinventada, experimentada. O percurso de descoberta é salutar para o desenvolvimento cognitivo e expressivo.                    

         Conceitualmente, propomos uma perspectiva de música contemporânea na abordagem da canção popular. Historicamente, a entrada dos compositores contemporâneos, como Schafer e Koellreutter, no campo da educação musical, contribuiu para uma ampliação do conceito de música ao considerar que qualquer som pode ser organizado com intencionalidade musical. No entanto, no Brasil,  esta abertura de pensamento, em geral, não faz parte do cotidiano musical do público não especializado que, na maioria das vezes, relaciona-se com música por meio da canção popular através de uma cultura de tradição oral e midiática, por exemplo: Tv aberta, rádios populares e comunitárias, internet etc. Para esta grande audiência, a canção é um dado, um objeto pronto, acabado, figurativo e dotado de padrões, ou seja, tudo aquilo que não se enquadra, não é ou não tem semelhança com o que é considerado tradicionalmente como música.         

         Esta série de aulas tem por finalidade contribuir para uma compreensão crítica sobre as maneiras como a criança e o jovem de hoje se relacionam com música. Acreditamos que com isso podemos estimular uma relação com música para além da reprodução de um repertório já conhecido. Com este intuito, sugerimos que seja incentivado nas aulas de música o aproveitamento do conhecimento musical informal por meio de discussão, análise e transformação deste material.  Sem desconsiderar as especificidades técnicas e estéticas do fazer musical, a criação coletiva de canções, quando abordada em uma perspectiva crítica, é um instrumento provocador de insights e ‘leituras de mundo’.         

         Afinal, como são compostas canções de funk, pagode, rap, bossa nova, mpb, pop, rock e outros gêneros populares? Como é possível compor um verso, um refrão, como o que ouvimos comumente em nossos ipods (mp3 player)? O que envolve este tipo de criação? Que características melódicas, rítmicas, poéticas, harmônicas e interpretativas, encontramos em cada estilo? Qualquer pessoa pode compor uma canção ou é algo destinado apenas a alguns poucos talentos iluminados? Qual o sentido de compor uma canção hoje? É relevante? O que pode expressar? É possível compor uma canção mesmo com pouco conhecimento técnico e recursos limitados?                   

         Nesta série de aulas propomos problematizar aspectos como estes e desafiar o professor a levantar outros tópicos para discussão com seus alunos. Ao esboçar respostas através de uma atividade prática de criação de canções, sugerimos aos educadores que reflitam sobre a necessidade constante de busca por uma ação musical significativa construída junto aos seus alunos.                   

         Para uma pesquisa inicial sobre canção e sua história, vide links 1, 2 e 3 em Recursos Complementares.       

  • Canção
  • O século da canção  
  • História Social da Música Popular Brasileira         

         

         Sobre práticas de criação em música, vide links 4 e 5 em Recursos Complementares.

  • Música na Educação Infantil
  • Koellreutter Educador

Atividade 1 - Temas

         Professor(a), introduza uma discussão com os alunos a respeito da canção como linguagem que possibilita a crítica e a expressão de um pensamento. Uma música pode falar de situações contemporâneas no momento em que é gerada, contar uma história de outros tempos através de uma narrativa, reunir uma série de palavras significativas de um determinado tema, falar de uma história verídica, contar um caso de amor idealizado, etc. Além da expressão verbal, a canção associa o som e a maneira de cantar como recursos potencializadores da comunicação e dos sentidos daquela ideia específica.

         

  1. Inicie a aula propondo um exercício de audição. Toque uma ou mais canções propostas abaixo e observe se os alunos conseguem identificar o tema da música.     

http://3.bp.blogspot.com/_fvMmtgX9Xf0/SHAulCnId2I/AAAAAAAABlA/4m0hcfSxj9A/s1600-h/Censura+MPB+Foto+Histórica.jpg 

- A BANDA (marcha) - Chico Buarque - http://www.4shared.com/file/43543504/5206087d/Chico_Buarque_-_A_banda.html?dirPwdVerified=3db07850  

- DESAFINADO (bossa-nova) - Tom Jobim - http://www.4shared.com/audio/KQ2656uT/Tom_Jobim_-_Desafinado.html  

- FESTA DA MÚSICA (rap) - Gabriel o Pensador - http://www.musica4.net/2010/05/download-musicas-gabriel-pensador.html   

- COM QUE ROUPA? (samba) - Noel Rosa - http://www.filestube.com/68979ed0880b9d8003ea/go.html 

- MISÉRIA (rock) - Arnaldo Antunes, Sérgio Brito e Paulo Miklos - http://www.4shared.com/audio/9sIYmzbt/12_-_Misria.html 

- RAP DA FELICIDADE (funk) - Cidinho - http://www.4shared.com/account/file/51359207/11f1743c/01_Rap_da_Felicidade_-_Cidinho_e_Doca.html  

- LEÃOZINHO (mpb) - Caetano Veloso -  http://www.4shared.com/file/40883521/58dc7a32/Caetano_Veloso_-_O_Leaozinho.html?dirPwdVerified=5f86efaa        

         

         Promova discussões sobre as ideias trazidas pelos alunos, fazendo perguntas como:

         a) a música possui um assunto predominante?

         b) existe alguma parte da música que evidencia isto?

         c) este assunto ainda é importante de ser tratado em uma música hoje em dia?

         d) é importante que uma música tenha um tema? Por quê?

         2. Peça aos alunos que tentem resumir o assunto abordado na música.

         3. Pergunte: "Se vocês fossem os compositores desta música, que palavra ou frase resumiria a ideia principal? Qual seria o título?"

         Obs.: É interessante que sejam escolhidas músicas não conhecidas pelos alunos para um maior estímulo ao jogo de descoberta do título.

         

         Agora, divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Em um envelope, prepare previamente os títulos das canções sugeridas acima. Peça que um representante de cada grupo sorteie os títulos que servirão como tema.

         A ideia é que possam criar a partir destes títulos, produzindo uma composição original. Podemos estabelecer relações entre a música consagrada e a criação dos alunos. Estimule-os a analisar as possíveis linhas de criação: Qual a abordagem? As características históricas e sociais influenciam a criação? Enfatize que a diversidade de opiniões e interpretações pode enriquecer a discussão.

         Variação:

          Se preferir, propomos uma outra possibilidade para a escolha dos temas:

  1. Arte
  2. Memória
  3. Cultura
  4. Conhecimento
  5. Esporte
  6. Música
  7. Comunidade
  8. História
  9. Liberdade
  10. Violência

        

         O objetivo é observar como os alunos interpretam estas palavras através de uma música uma vez que são assuntos muito presentes no cotidiano escolar. Portanto, o seu debate constitui importante fonte de pesquisa, no intuito de conhecer o que os estudantes pensam sobre estes temas. A atividade contribui como ponto de partida para uma discussão mais aprofundada sobre estes conteúdos extramusicais, que poderão ser desdobrados em aulas posteriores.

         Professor(a), aqui apresentamos dois caminhos possíveis. Portanto, sinta-se à vontade para pesquisar com seus alunos que palavras seriam relevantes para serem discutidas em uma música. A proposta da aula, para além de um roteiro fechado, é incentivar que você possa se apropriar da ideia e criar seus próprios desdobramentos e variações. Reflita sobre outras possibilidades de utilização da linguagem musical enquanto meio de expressão de um pensamento crítico. Discuta com os alunos seus pontos de vista e estimule a revisão de conceitos.

         

Atividade 2 - experimentação / criação

         Nesta etapa proponha que os alunos experimentem algumas ideias e iniciem a composição da canção com o tema sorteado ou selecionado.

         Incentive os alunos a discutirem seus temas e a decidirem em conjunto sobre aspectos como:

         Ritmo/estilo - de livre escolha dos alunos. Por exemplo, "A Banda", originalmente uma marcha, pode agora ser um rock. 

         Forma - a música pode ter um refrão, parte A e B ou então ser dividida em 3 partes diferentes e que não se repetem. As formas são as mais variadas possíveis. Se for necessário, dê exemplos de formas encontradas em canções que o grupo conheça.

         Construção da letra - estimule os alunos a reunirem palavras e, em seguida, criarem as frases. Peça que avaliem ao longo do processo se o sentido das frases está coerente com o tema proposto.

         Maneira de cantar (ritmo e melodia) - oriente os alunos a pesquisarem jeitos diferentes de ´melodizar´ cada frase. Se o grupo estiver com dificuldade, proponha que utilizem como ponto de partida a fala. Sugira que pensem em entonações e em formas diferentes de falar e ritmar as palavras sobre uma base de acompanhamento simples.

         Arranjo/acompanhamento corporal - experimente com os grupos caminhos possíveis para a organização do material criado e incentive os alunos a prepararem suas produções para uma apresentação. Devem responder a questões como:

         a) o que cada aluno faz em cada momento?

         b) com que instrumento? (tradicional ou alternativa corporal)?

         c) em que  ordem começam a tocar, tocam todos juntos?

         d) estabelecem sinais como código de comunicação entre si? Quais?              

        Obs.: Não há necessidade de que estes itens sigam uma ordem preestabelecida. Muitas vezes, na prática do compositor, pode-se começar pela letra, por uma ideia melódica ou apenas por um conceito. Isto pode variar de acordo com a criatividade dos alunos.

Atividade 3 - ensaio / apresentação / análise

         Estabeleça um momento para que cada grupo ensaie, apresente e analise sua composição. Estimule o diálogo e os comentários críticos.

         Durante os ensaios pode ser interessante que os alunos ocupem outros espaços, salas vazias para obterem maior concentração. Incentive que associem gestos, danças e movimentos na apresentação. Oriente os grupos a distribuírem tarefas entre si e a perceberem que este tipo de atividade privilegia a heterogeneidade na maneira de aprender e produzir. É comum os alunos demonstrarem múltiplas habilidades ao longo do processo, tais como: liderança, capacidade de organização, criatividade e senso crítico. Enfatize que as diferenças devem ser canalizadas para a soma e a construção em conjunto.

         No momento da apresentação, sugerimos que seja construído um ambiente de respeito mútuo entre os colegas que estão mostrando suas produções. É importante que em meio a energia caótica da criação os alunos possam se ouvir, ter voz para apresentar suas opiniões e respeitar o momento da expressão de cada pessoa. Críticas exageradas ou baseadas em ideias de senso comum pré-concebidas devem ser discutidas no momento em que ocorrem. Estimule o comentário construtivo: O que pode melhorar neste trabalho? Que sugestão eu tenho? Como proponho resolver os problemas observados? Se eu fosse deste grupo, como colaboraria com a atividade?

 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da atividade, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:                 

         1. Identificaram e debateram acerca de temas de canções populares de gêneros distintos?

         2. Conseguiram compor com o tema proposto, definindo ritmo/estilo, forma, letra, melodia?

         3. Estiveram interessados em aprender estruturas e formas diferentes de canção?

         4. Selecionaram adequadamente temas e formas para compor?

         5. Como foram os ensaios e apresentações? Os alunos estavam motivados e envolvidos? Elaboraram o trabalho com qualidade?

 

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